Quarta-feira, 7 de julho de 2010 - 06h18
Pesos pesados
Pesos pesados da política rondoniense entram na disputa pelas 24 vagas à Assembléia Legislativa. Dois deles já disputaram inclusive o governo estadual, como são os casos do ex-senador e atual deputado federal Ernandes Amorim (PTB-Ariquemes) e Carlinhos Camurça (PP), ex-deputado federal e prefeito duas vezes em Porto Velho. Sem dúvidas, são paradas dura.
Caso de obsessão
Barrado no baile da indicação de vice para o governadoravel tucano Expedito Júnior, o ex-vereador Allan Queiroz, chegou a chorar copiosamente quando o PSB acabou fechando coligação com os petistas, matando seu sonho de sair do anonimato para ser vice-governador. Revoltado, Allan esta deixando os socialistas e garante: “Agora Expedito terá dois vices, eu, e Miguel de Souza”. Coisa de louco!
Correção de rumos
Por falar no tucano Expedito, ele teve perdas e ganhos com a debandada de quatro partidos da sua aliança. No caso da saída de Melki Donadon, ele se livrou de um inquilino incômodo na sua coalizão. No caso da “perda” de Allan Queiroz, de vice, ele só teve a ganhar, porque trocou um inspetor de quarteirão por um ex-deputado federal e ex-vice-governador, que é Miguel de Souza.
Lacunas abertas
Existem lacunas na disputa à Câmara Federal em Porto Velho, já que Eduardo Valverde entrou na disputa para o governo, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) vem de uma derrota á prefeito em 2006, o deputado Moreira Mendes (PPS) sofre com rejeição na capital e Miguel de Souza deixou essa peleja para ser vice de Expedito.
Porta para renovação
A porta para a renovação na representação de deputados federais pela capital esta bem aberta, escancarada até. Nomes com força para ganhar uma vaga, como seriam os casos do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP), optou por disputar uma cadeira a ALE e o atual vice-prefeito de Porto Velho Emerson Castro (PMDB), se viu impedido de entrar na disputa pelo TRE. Como se vê, podem pintar surpresas no pedaço...
Acertou em cheio
Só tenho a parabenizar o deputado federal Mauro Nazif (PSB-Porto Velho), pela proeza de garantir junto ao Ibama a revogação da portaria em vigor desde 28 de janeiro de 2002, que permitia que as madeiras apreendidas na Ponta do Abunã fossem enviadas para aproveitamento no estado do Acre. Esta situação era um verdadeiro abuso com os rondonienses e na época Nazif foi o único parlamentar a encampar esta causa. Bola cheia, Nazif.
Pela reeleição
Segundo levantamento do site tucano, dos 73 parlamentares do PSDB com assento no Congresso Nacional - 59 deputados federais e 14 senadores – 53 deles pleiteiam a reeleição nas eleições de outubro. O partido espera aumentar sensivelmente sua bancada parlamentar federal, principalmente pela performance da legenda em São Paulo e na região Sul do país.
Fichas sujas
Como se viu, depois dos registros das candidaturas, nas nominatas de candidatos muito ficha suja deixou de disputar as eleições em outubro em Rondônia. Alguns, simplesmente desistiram do pleito, outros estão usando como artifício o lançamento de filhos e esposas (principalmente a Assembléia Legislativa), e tem aqueles que se arriscam, mesmo sabendo que podem levar pau durante a corrida eleitoral.
Do Cotidiano
Um país de desigualdades
O Brasil é um dos países gigantes em extensão territorial. Apenas Rússia, Canadá, China e EUA apresentam territórios maiores. Não é incomum que por aqui haja muita coisa também grande além do território. É um dos maiores mercados internos do planeta, e isso tem sido uma âncora para resistir à crise. Mas também é um dos maiores em desigualdades sociais, entraves burocráticos, carga tributária e mortalidade infanto-juvenil.
Já tivemos o maior estádio do mundo (Maracanã), a maior hidrelétrica do mundo (Itaipu) e muitos ainda acreditam que o nosso é o melhor futebol do mundo. Até recentemente, tínhamos o justificado orgulho de contar com o Aquífero Guarani, o maior ou um dos maiores do mundo, dependendo do critério de avaliação, pois esse negócio de medir volume de água é tarefa complexa e demorada. E sequer tínhamos certeza dessa imensidão quando se anuncia que o Aquífero Amazônia (a reserva Alter do Chão) pode conter cerca de 86 mil quilômetros de água potável, com chances também de vir a ser considerado o maior do mundo.
Se, porém, serão necessários vários meses de estudos até chegar a uma definição mais precisa do volume de água oferecido pelo Aquífero Amazônia, para estímulo e orgulho ao caráter nacional, já está comprovado que o Brasil é, vergonhosamente, o maior do mundo em consumo de agrotóxicos.
Na última safra, o País consumiu ao redor de 700 milhões de litros de veneno, aplicados em 50 milhões de hectares, equivalente a 14 litros por hectares, que, desgraçadamente, vem a ser também a maior média do mundo.
Isto significa que as regiões produtoras de soja são aquelas que mais sofrerão com suas consequências, uma vez que os agrotóxicos são produzidos a partir de petróleo e de químicos não degradáveis. Depois de aplicados, eles permanecem na natureza, matando a biodiversidade.
Além de afetar a fertilidade natural do solo, contaminam o lençol freático e a qualidade das águas da chuva: os venenos secantes evaporam para a atmosfera e depois regressam com a chuva. Afetam também a qualidade dos alimentos, que quando ingeridos sistematicamente podem causar destruição das células e resultar em câncer.
Com justo orgulho podemos afirmar que temos no conjunto dos nossos aquíferos as maiores reservas de água doce do mundo. Que tenhamos juízo e competência para evitar que sejam poluídas com venenos que, ao se depositar na terra, sob a qual estão os aquíferos, ali permanecem teimosa e destrutivamente.
Via Direta
*** Na reta final dos registros de candidaturas o grande temor dos políticos era com as tradicionais traíragens *** Na temporada 2010, até que a coisa não foi tão pesada ***E a concorrência está com cabelos em pé com esta história de entrega de terrenos de madrugada, em sessões corujas, pela Prefeitura de Porto Velho *** Pelo que se sabe, a coisa só aconteceu uma vez...
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri