Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 07/09/10


 

Uma coluna sem papas na língua 07/09/10 - Gente de OpiniãoDavi afastado

Por decisão do TJ o deputado estadual David Chiquilito (PC do B) se viu obrigado ontem a deixar o cargo para o PSB. Como se recorda, Davi saiu do partido para disputar a prefeitura de Porto Velho pelo PC do B e com isso teve sua posse contestada quando o deputado Wilber tomou posse como conselheiro no TCE.  Mas Davi Chiquilito mantém a candidatura a ALE, mesmo porque é ficha limpa e deve ser um dos mais votados na capital..

 

Uma coluna sem papas na língua 07/09/10 - Gente de OpiniãoAté assentamentos

A campanha ao governo de Rondônia esta dura, renhida e equilibrada com três candidatos empatados tecnicamente, conforme o Ibope. Por conta disto, o governador João Cahulla (PPS) já visita até os assentamentos do Incra, ribeirinhos e acampamentos dos sem- terra etc, numa maratona pesada. Já, Expedito Júnior (PSDB)  visitou todos os municípios do estado  pelo menos três vezes.

 

Gente de OpiniãoJogo de estratégia

Por sua vez, o candidato da Aliança, Confúcio Moura utiliza como estratégia as caminhadas e as carreatas. É a reta final com alguns candidatos em curva ascendente (casos de Cahulla e Confúcio), alguns prejudicados pelas circunstâncias da campanha (Expedito, por exemplo, continua indeferido) e o candidato petista Eduardo Valverde com  dificuldades em crescer no interior do estado.

 

Gente de OpiniãoA força petista

Os petistas deram uma demonstração de força na capital com uma monumental carreata no final de semana. De tão enorme surpreendeu aos próprios adeptos da senadora Fátima Cleide que disputa a reeleição e o deputado federal Eduardo Valverde, que concorre ao governo do estado. O próprio Odair Cordeiro, o polvo petista, se manifestou surpreso com tanta gente.

 

Gente de OpiniãoReflexos na campanha

As lideranças petistas acreditam que a pujança do partido na capital vai irradiar influência no interior do estado já nas próximas semanas. Vai ser preciso mesmo: Na briga pelo Senado Fátima Cleide esta em desvantagem contra Valdir Raupp e Ivo Cassol e na disputa travada ao governo Valverde atolou no interior, onde estão  mais de dois terços do eleitorado rondoniense.

 

Gente de OpiniãoProjeções se firmando

A menos de 30 dias do pleito de 3 de outubro, as projeções em torno da realização de eleições em dois turnos em Rondônia vão se confirmando. O que se vê é que nenhum candidato exibe musculatura no momento, suficiente para definir a parada em primeiro turno. Nos bastidores a bolsa de apostas já é de um renhido segundo turno.

 

Gente de OpiniãoVotos fragmentados

A divisão do eleitorado da capital pelas cadeiras a Câmara Federal é uma realidade. Na dura batalha pela reeleição os deputados federais com base em Porto Velho, estão sofrendo o pão que o diabo amassou com tantas candidaturas. O milionário Roberto Kuppê, por exemplo, intensificou sua campanha nos bairros, ao mesmo tempo em que aumenta o canibalismo de votos com tantos novos postulantes.

 

Gente de OpiniãoPlano de governo

Até agora apenas o tucano Expedito Júnior se encorajou para  reunir a imprensa e divulgar seu plano de governo, dando sua cara a tapa, para ser elogiado ou criticado, como foi no caso da sua polêmica proposta da implosão do presídio Urso Branco. Um exemplo – este de apresentar o plano - que poderia ser usado pelos concorrentes. Rende até um bom espaço na mídia: ato público, entrevista coletiva e anuncio do plano de governo

 

Gente de OpiniãoVoto evangélico

Impressiona a fragmentação de forças do eleitorado evangélico em Rondônia, um dos três estados do país com maior presença deste segmento no país. Por conta do lançamento  de dois candidatos ao Senado – Agnaldo Muniz e Melki Donadon – nenhum consegue decolar, ficando muito distante dos candidatos de ponta Ivo Cassol, Valdir Raupp e Fátima Cleide.

 

 

Do Cotidiano

Um plano de educação

Uma coluna sem papas na língua 07/09/10 - Gente de OpiniãoA Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovou a ampliação de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País destinado à educação ao ano, de forma que se atinja o patamar de 7% do PIB em 2011 e 10% em 2014.

Se não dermos atenção a duas pulgas, uma atrás de cada orelha, podemos acionar as vuvuzelas e comemorar.

A primeira pulga está na data “tabu” em que se deu a aprovação da proposta: 1º de abril deste ano, data que lembra mentira e ditadura. A segunda, no fato de que os mais luminosos discursos e as mais maravilhosas decisões oficiais neste País raramente correspondem à prática ou se concretizam.

Se seguirmos os passos da Justiça, que pôs uma pedra definitiva sobre as torturas e assassinatos dos Anos de Chumbo, poderemos considerar tais mazelas coisas de um passado que não volta mais. Assim resolvido, caberia dar um crédito de confiança no mínimo à nossa própria capacidade de cobrar o cabal cumprimento da medida e festejar essa disposição como uma conquista mil vezes mais valiosa que qualquer Copa.

A proposta foi incluída pelo MEC no novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para vigorar de 2011 a 2020, desde que devidamente aprovado pelo Congresso Nacional. Oficialmente, o Brasil investe 5,1% de seu PIB na educação, embora alguns provavelmente maus patriotas e catastrofistas acreditem que se apurar bem não passará muito de 4%.

Se mais uma vez afastarmos da mente viciada em passado e memória a teimosa presença do 1º de abril, acreditaremos piamente que, nos moldes do que foi decidido pelo Conae, a educação básica em tempo integral será uma realidade em todo o País até 2014, haverá garantia de oportunidades igualitárias para jovens deficientes, a valorização de profissionais e aumentos de salários. Além disso, outros pontos não menos sugestivos, como um aumento significativo da oferta de vagas nas creches e a democratização do ensino superior.

Como era coisa de 1º de abril, ninguém na conferência disse de onde iria sair o dinheiro. Mas, afinal, para que elegemos congressistas? Eles que descasquem o abacaxi.

Mas descasquem bem, com muito cuidado, para não atirar fora as partes suculentas da polpa juntamente com o descarte das cascas, uma vez que estamos diante de um desafio digno do famoso carcará da poesia, do qual não se pode fugir, desde que se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come.

 

Gente de OpiniãoVia Direta

*** Os deputados estaduais Miguel Sena e Alexandre Brito (PSDB) anunciam que tiveram suas candidaturas garantidas pelo TRE *** Liderança tradicional na capital, o médico José Augusto esta firme na campanha de Confúcio ao governo e Valdir Raupp ao Senado *** Revoltado contra a pesquisa do Ibope o candidato Valverde  quer investigações da Polícia Federal.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)