|
Revista Momento Brasil já está nas melhores bancas de Porto Velho
|
Criando asas
Com a posse de Acir Gurgacz no Senado, o PDT cria asas na disputa do governo do estado no ano que vem, enquanto que o cassado Expedito Júnior (PSDB), desgastado com o episódio do seu afastamento, terá que refazer sua estratégia. No entanto, foi confirmada a base aliada a disposição do ex-senador em pleitear a sucessão de Ivo Cassol.
Arena montada
Aos poucos se confirmou o que a opinião pública já tinha percebido ns última semanas: o Senado tinha montado um palco para legitimar o mandato de Expedito Júnior, enviando seu caso para a CCJ e depois para o plenário, no voto secreto. Tudo na base do se colar, colou. A reação do STF, do TSE, de entidades representativas e da própria opinião pública mudou a situação.
Posse de Silvernani
Ao contrário do Senado, onde Acir teve que lutar com unhas e dentes pra prevalecer às decisões do Judiciário, em Rondônia a Assembléia Legislativa sinaliza que dará posse ao suplente do deputado cacoalense Tucura. O jaruense
Silvernani Santos (DEM-Jaru) esta otimista, assim como o presidente regional do DEM, prefeito José Bianco.
Os governadores
Depois do TSE cassar três governadores e inocentar outros três durante o ano, mais quatro estão na alça de mira para serem julgados ainda em 2009: Marcelo Deda (PT-Sergipe), José Anchieta (PSDB-Roraima),
Ivo cassol (PP-Rondônia) e Roseana Sarney (PMDB-MA). Quem será o próximo a entrar no patíbulo?
Preço político
Algumas empresas que estão se instalando em Rondônia já chegam sabendo que além dos custos normais de um empreendimento podem pagar ainda um preço político. As mordidas são grandes e quando elas (isso vai de usinas a empresas de coleta de lixo...) não são atendidas em forma de “reivindicações” os políticos ameaçam com CPIs. Em tempo: algumas CPIs de vereadores até que são “sinceras”... .
Prévias sem briga
Quando as disputas são para valer os políticos brigam, fazem cara feia, falam mal do outro etc. Nas prévias programadas para Rondônia - tanto as do PMDB como as do
PT – os antagonistas só faltam tecer comentários elogiosos entre si. Já observaram Sueli desancando Confúcio e vice e versa? Fátima detonando Sobrinho ou Valverde – e vice versa? Temos prévias pra boi dormir...
Renovação?
A disputa pelas 24 cadeiras da Assembléia Legislativa promete ressuscitar algumas lideranças, projetar outras e sepultar algumas que já estão cambaleantes. Pelas primeiras sondagens são considerados nomes poderosos para a nova legislatura o ex-prefeito Carlinhos Camurça (Porto Velho), o irmão do multimilionário Alex Testoni, Jaques Testoni (Ouro Preto, o ex-presidente da ALE Carlão de Oliveira (Alta Floresta), entre outros
Uma carrada
O que impressiona é que existe uma verdadeira carrada de ex-prefeitos em Rondônia – e também de alguns no exercício do mandato – dispostos a ingressar na Assembléia Legislativa. A coisa vai desde Lucia Tereza (Espigão), passa por Milene Mota (Rolim), a Gilson Borges (Presidente Médici), Francisco Sales (Ariquemes) e acaba em Guajará Mirim, com Dedé de Melo.
A morte do jornalismo
A revista Imprensa, especializada nos assuntos relacionados a mídia focaliza como tema de capa da sua última edição, a morte do jornalismo. A reportagem enfatiza a existência de vários sintomas indicando a falência de uma das mais valiosas instituições da sociedade moderna e preconiza sua reinvenção urgente, o que de fato já começa a acontecer.
Do Cotidiano
Milhões de turistas
Estudo atribuído a Fundação de Pesquisas econômicas (FIPE) dá conta que a Amazônia brasileira poderá atrair pelo menos 3 milhões de turistas por ano a partir de 2009. Conforme a agência Amazônia, atualmente apenas 0,05 por cento dos turistas estrangeiros que viajam pelo mundo escolhem esta região como destino, como deixa claro o estudo de mercado de turismo sustentável da FIPE.
Infelizmente, mesmo tendo um grande potencial turístico dificilmente o estado de Rondônia será beneficiado com a presença de turistas, uma vez que falta competência, planejamento e divulgação de nossas atrações por parte dos órgãos municipais e estaduais. É uma área que podia ser mais bem explorada por municípios como Porto Velho, Guajará-Mirim e tantos outros encravados no Vale do Guaporé, o pantanal rondoniense.
Além da falta de competência para explorar uma das indústrias que mais crescem no mundo gerando emprego e renda, nossas autoridades em Rondônia sequer se dignam a distribuir aos turistas nos terminais rodoviários e aeroportos, folhetos ilustrativos, com dados atualizados sobre as nossas atrações.
Não que faltem belezas naturais, redutos históricos, ou eventos regionais como a corrida de jericos ou até mesmo a maratona do avestruz, para serem mostradas para o turista recém-chegado. De Porto Velho, onde temos a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Lago do Cuniã, à Pimenteiras onde temos a pesca esportiva, ou Costa Marques com nosso imponente Forte Príncipe da Beira, Rondônia pode se orgulhar de contar com o que existe de melhor na Amazônia. Temos a vantagem de concentrar neste estado tanto uma extensão do fantástico pantanal matogrossense, como toda a biodiversidade da Amazônia, formando a exuberante pantazônia, no nosso Vale do Guaporé.
Com o turismo apenas engatinhando por aqui, os empresários que se arriscam a investir acabam desanimados. Contam que as pousadas montadas na região mal conseguem se manter, já que recebem apenas visitantes do próprio estado em finais de semana. Tanto os turistas de outros quadrantes do país, como estrangeiros acabam optando por Manaus, Belém e até a vizinha Rio Branco, com seus atrativos bem inferiores aos rondonienses. É lamentável. O governo estadual e as prefeituras municipais precisam acordar para essa realidade.
Via Direta
*** O
PC do B prossegue seu programa de interiorização com vistas às eleições do ano que vem em Rondônia ***
O Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento da PEC dos Vereadores para o próximo dia 11*** A
ansiedade dos edis é grande, em todo país ***
Conforme recente pesquisa do instituto Previsão, a rádio Transamérica Hits acaba de chegar ao topo na audiência no segmento de FMs em Rondônia.
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)