Sábado, 8 de janeiro de 2011 - 07h07
Plano estratégico
A Bolívia anuncia um plano estratégico, com rigoroso controle policial e militar de suas fronteiras, para combater o contrabando de gasolina e de alimentos para o Peru e o Brasil. A estratégia pode chegar ao fechamento de fronteiras, sendo necessário. O interessante é que sobre o tráfico de cocaína, nada foi dito. É a velha conivência dos bolivianos com os cartéis?
Ônibus escolares
Sobre a crise provocada entre o governador Confúcio e os prefeitos rondonienses pela distribuição de ônibus escolares, feita por João Cahulla no último dia da gestão anterior, os ânimos entre todas as partes se acalmaram. Nem o novo governador tomou os ônibus distribuídos, tampouco Cahulla voltou atrás, ou os alcaides devolveram. Todo mundo resolveu ficar em paz. Puro bom senso.
Creches para cá
O estado de Rondônia foi contemplado com oito creches no PAC II, para três municípios. Não é muito, caso for lembrado que apenas o município de Cascavel (PR) esta ganhando sete creches, quase o equivalente ao que foi atribuído ao nosso estado. Mas é muito, se for comparado com os estados do Amazonas (5), Acre (1), Maranhão (5), PI (3) e PB (5). Mas questionam-se, então, os critérios da distribuição.
Primeiro teste
O governador Confúcio e sua articulação política – o líder do governo é deputado Edson Martins - passaram no primeiro teste junto a Assembléia Legislativa. O Poder Executivo não teve dificuldade em aprovar os primeiros projetos enviados. Nenhum parlamentar de origem cassolista (?) incomodou, muito pelo contrário houve plena colaboração e boa vontade.
Coisa embolada
A articulação palaciana também já trabalha para influenciar na eleição da nova mesa diretora da Casa de Leis. Cada interessado esta usando suas armas para o cobiçado cargo do presidente Neodi Carlos. Ele próprio se aproximou do novo governo e voltou ao páreo. Tem Valter Araújo, o líder do G-10. Do lado da nova base aliada fala-se em Adelino Follador, Jesualdo Pires, e o líder do governo Edson Martins. A coisa esta embolada.
Um século
Um dos mais longevos diários brasileiros. o Alto Madeira, de Porto Velho, que se aproxima dos 100 anos de circulação – um recordista nacional - quer voltar forte e tinindo a partir deste ano. Novas instalações, equipe reforçada e com seu diretor Luis Malheiros Tourinho recuperando a saúde, o tradicional rotativo abre o ano melhores perspectivas.
Boa impressão
O novo superintendente de turismo, o vilhenense Julio Olivar (PC do B) já deixa uma boa impressão a partir das primeiras entrevistas as emissoras de rádio e televisão. Tem bons projetos, é criativo e inovador além de demonstrar que entende do assunto. Vai precisar mesmo de todas essas qualidades, porque sua pasta não tem recursos e ainda por cima é subordinada a uma secretaria de estado. Trocado em miúdos: tem que descascar abacaxis...
Do Cotidiano
A pior droga, o álcool
Qualquer pesquisa sobre drogas “legais” e condenadas por lei é prejudicada pelo temor dos usuários de dar pistas ou virtualmente fazer a confissão quanto ao cometimento de contravenção. No entanto, ainda assim é preciso estudar a realidade no ambiente escolar, cercando as aferições do máximo de cuidado para chegar a resultados que permitam compreender as situações para sugerir as melhores opções e correção de rumos.
Este é o caso de uma consulta inédita promovida por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), determinando a coleta de dados sobre o consumo de drogas entre estudantes de escolas privadas paulistanas. O estudo teve a participação de 5.226 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, em 37 escolas.
Segundo avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que apoiou a pesquisa, de todas as drogas o álcool se mostrou, de longe, a mais usada: 40% dos estudantes haviam bebido no mês anterior à pesquisa, enquanto 10% haviam consumido tabaco, a segunda droga mais prevalente. O álcool é também a droga que começa a ser consumida mais cedo, com média de idade de 12,5 anos. Dentre esses e outros dados, alguns até surpreendentes, destaca-se um, em especial: o primeiro consumo de álcool ocorreu em casa para a maior parte dos entrevistados: 46%.
Segundo a coordenadora do estudo, Ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), um dos dados que mais chamaram a atenção no levantamento é que, no ensino médio, 33% dos alunos consumiram álcool no padrão conhecido como binge drinking – ou “beber pesado episódico” – no mês anterior à pesquisa.
O comportamento binge se caracteriza pelo consumo, na mesma ocasião, de cinco ou mais doses de 14 gramas de etanol – valor correspondente a cinco latas de cerveja (ou copos de vinho ou doses de bebida destilada). “O estudo revelou padrões de consumo que merecem atenção entre os estudantes da rede particular, em especial em relação ao álcool. Um terço dos alunos do ensino médio relatou prática de binge drinking no mês anterior ao estudo, o que é uma porcentagem extremamente elevada.
Via Direta
*** Já tramita no Congresso o primeiro projeto do governo Dilma: visa combater a pirataria, os crimes contra a propriedade intelectual *** Em Rondônia, o Poder Executivo já tem um pacote de projetos na ALE-RO, alguns tratando da saúde, outros de realinhamento do funcionalismo *** Mas a gestão Nova Rondônia sofre mesmo é com o problema de falta de mão-de-obra para saúde e educação. Vai ter que importar.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,