Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 08/05/10


Uma coluna sem papas na língua 08/05/10 - Gente de Opinião

 

Rodoshopping

O prefeito de Ariquemes Márcio Raposo (Democratas), que substituiu Confúcio Moura (PMDB) estuda a construção de uma rodoviária no melhor estilo rodoshopping e com fachada futuristica. O projeto já está pronto e começa a ser apreciado pelos técnicos da municipalidade antes de chegar á Câmara de Vereadores. É Ariquemes na modernidade e Raposo estreando com pé direito.

 

Show de administração

O município de Ariquemes vem dando bons exemplos em Rondônia e demonstrando que sim, é possível fazer alguma coisa com parcimônia, criatividade e boas relações em Brasília na captação de recursos. Naquela cidade já foi edificada a mais moderna prefeitura do estado, implanta-se o teatro municipal, entre outras obras de importância.

 

Projeto ficha limpa

Muita gente já esta festejando antecipadamente a aprovação do projeto ficha limpa na Câmara dos Deputados. Mas para que os efeitos entrem em vigor ainda nas eleições de outubro, o tempo é exíguo. A matéria precisa de tramitação recorde com mais uma aprovação definitiva na Câmara, passar pelo Senado e ser sancionado em 30 dias pelo presidente Lula. Duvidodó!

 

Trabalho de sapa

Esta mais do que na cara que haverá um trabalho de sapa pra que o projeto ficha limpa não chegue à sanção presidencial. Ocorre que quase 60 parlamentares seriam impedidos de disputar a reeleição à Câmara Federal e ao senado. A tropa de choque dos pilantras já se movimenta para um trabalho de sapa.

 

Sem com concorrência

Uma coluna sem papas na língua 08/05/10 - Gente de OpiniãoA impressão que dá é que o senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB e vice do Diretório Nacional, não quer concorrência, na sua peleja ao Senado em Rondônia. Além de tentar tirar a senadora Fátima Cleide do páreo, o barbudo queixada também tentou aniquilar a postulação de Agnaldo Muniz (PSC). As tentativas continuam...

 

 

Alianças frankstênicas

Gente de OpiniãoNos bastidores rolam comentários sobre os entendimentos entabulados entre o PP (de Ivo Cassol e João Cahulla) e o PT (de Roberto Sobrinho e Fátima Cleide) visando coligação para à Câmara Federal. Nada estranho, dentro do panorama nacional, já que o PP é da base aliada de Lula/Dilma. Mas tratando-se de Rondônia é uma coligação bem frankstênica. As bases vão gritar.

 

 

Novela Miguel Sena

Notificada, a Assembléia Legislativa tem prazo estipulado para se pronunciar sobre o cumprimento da decisão da justiça eleitoral que cassou o mandato do deputado estadual Miguel Sena (PSDB-Guajara Mirim) por infidelidade partidária. Até agora, no entanto, a mesa diretora não disse nem “sim” nem “não” a respeito de cumprir a decisão judicial. Sena acredita que a Casa não vai acatar a decisão. Será?
 

 

Semana decisiva

Gente de OpiniãoOs peemedebistas acreditam que a próxima semana será decisiva pra ajeitar os acordos estaduais com o PT visando à homologação em junho da chapa Dilma Roussef/Michel Temer. As rusgas continuam em alguns estados entre as legendas e em outros já se tem como irreversível os lados opostos entrarem em disputa em virtude de interesses díspares, como é o caso de Rondônia, onde aliança terá dois candidatos ao governo: Confúcio Moura (PMDB) e Eduardo Valverde (PT).
 

 

Do Cotidiano

Os maiores do mundo

O Brasil é um dos países gigantes em extensão territorial. Apenas Rússia, Canadá, China e EUA apresentam territórios maiores. Não é incomum que por aqui haja muita coisa também grande além do território. É um dos maiores mercados internos do planeta, e isso tem sido uma âncora para resistir à crise. Mas também é um dos maiores em desigualdades sociais, entraves burocráticos, carga tributária e mortalidade infanto-juvenil.

Já tivemos o maior estádio do mundo (Maracanã), a maior hidrelétrica do mundo (Itaipu) e muitos ainda acreditam que o nosso é o melhor futebol do mundo. Até recentemente, tínhamos o justificado orgulho de contar com o Aquífero Guarani, o maior ou um dos maiores do mundo, dependendo do critério de avaliação, pois esse negócio de medir volume de água é tarefa complexa e demorada. E sequer tínhamos certeza dessa imensidão quando se anuncia que o Aquífero Amazônia (a reserva Alter do Chão) pode conter cerca de 86 mil quilômetros de água potável, com chances também de vir a ser considerado o maior do mundo.

Se, porém, serão necessários vários meses de estudos até chegar a uma definição mais precisa do volume de água oferecido pelo Aquífero Amazônia, para estímulo e orgulho ao caráter nacional, já está comprovado que o Brasil é, vergonhosamente, o maior do mundo em consumo de agrotóxicos.

Na última safra, o País consumiu ao redor de 700 milhões de litros de veneno, aplicados em 50 milhões de hectares, equivalente a 14 litros por hectares, que, desgraçadamente, vem a ser também a maior média do mundo.  

Isto significa que as regiões produtoras de soja são aquelas que mais sofrerão com suas consequências, uma vez que os agrotóxicos são produzidos a partir de petróleo e de químicos não degradáveis. Depois de aplicados, eles permanecem na natureza, matando a biodiversidade.

Além de afetar a fertilidade natural do solo, contaminam o lençol freático e a qualidade das águas da chuva: os venenos secantes evaporam para a atmosfera e depois regressam com a chuva. Afetam também a qualidade dos alimentos, que quando ingeridos sistematicamente podem causar destruição das células e resultar em câncer. 

Com justo orgulho podemos afirmar que temos no conjunto dos nossos aquíferos as maiores reservas de água doce do mundo. Que tenhamos juízo e competência para evitar que sejam poluídas com venenos que, ao se depositar na terra, sob a qual estão os aquíferos, ali permanecem teimosa e destrutivamente.

 

Via Direta

*** Depois do ex-presidente da ALE e conselheiro Natanael se ferrar com 14 anos, que outros políticos como Carlão, fique de barbas de molho, de novo *** Trocando de saco para mala: os invasores de áreas na periferia estão sendo tratados a pão de ló por alguns políticos *** Que a justiça eleitoral fique de olhos abertos *** Moreirão começa a apagar incêndios: já se mostra mais conciliador com a base aliada. 

Fonte: Carlos Sperança

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)