Sábado, 8 de maio de 2010 - 07h29
Rodoshopping
O prefeito de Ariquemes Márcio Raposo (Democratas), que substituiu Confúcio Moura (PMDB) estuda a construção de uma rodoviária no melhor estilo rodoshopping e com fachada futuristica. O projeto já está pronto e começa a ser apreciado pelos técnicos da municipalidade antes de chegar á Câmara de Vereadores. É Ariquemes na modernidade e Raposo estreando com pé direito.
Show de administração
O município de Ariquemes vem dando bons exemplos em Rondônia e demonstrando que sim, é possível fazer alguma coisa com parcimônia, criatividade e boas relações em Brasília na captação de recursos. Naquela cidade já foi edificada a mais moderna prefeitura do estado, implanta-se o teatro municipal, entre outras obras de importância.
Projeto ficha limpa
Muita gente já esta festejando antecipadamente a aprovação do projeto ficha limpa na Câmara dos Deputados. Mas para que os efeitos entrem em vigor ainda nas eleições de outubro, o tempo é exíguo. A matéria precisa de tramitação recorde com mais uma aprovação definitiva na Câmara, passar pelo Senado e ser sancionado em 30 dias pelo presidente Lula. Duvidodó!
Trabalho de sapa
Esta mais do que na cara que haverá um trabalho de sapa pra que o projeto ficha limpa não chegue à sanção presidencial. Ocorre que quase 60 parlamentares seriam impedidos de disputar a reeleição à Câmara Federal e ao senado. A tropa de choque dos pilantras já se movimenta para um trabalho de sapa.
Sem com concorrência
A impressão que dá é que o senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB e vice do Diretório Nacional, não quer concorrência, na sua peleja ao Senado em Rondônia. Além de tentar tirar a senadora Fátima Cleide do páreo, o barbudo queixada também tentou aniquilar a postulação de Agnaldo Muniz (PSC). As tentativas continuam...
Alianças frankstênicas
Nos bastidores rolam comentários sobre os entendimentos entabulados entre o PP (de Ivo Cassol e João Cahulla) e o PT (de Roberto Sobrinho e Fátima Cleide) visando coligação para à Câmara Federal. Nada estranho, dentro do panorama nacional, já que o PP é da base aliada de Lula/Dilma. Mas tratando-se de Rondônia é uma coligação bem frankstênica. As bases vão gritar.
Novela Miguel Sena
Notificada, a Assembléia Legislativa tem prazo estipulado para se pronunciar sobre o cumprimento da decisão da justiça eleitoral que cassou o mandato do deputado estadual Miguel Sena (PSDB-Guajara Mirim) por infidelidade partidária. Até agora, no entanto, a mesa diretora não disse nem “sim” nem “não” a respeito de cumprir a decisão judicial. Sena acredita que a Casa não vai acatar a decisão. Será?
Semana decisiva
Os peemedebistas acreditam que a próxima semana será decisiva pra ajeitar os acordos estaduais com o PT visando à homologação em junho da chapa Dilma Roussef/Michel Temer. As rusgas continuam em alguns estados entre as legendas e em outros já se tem como irreversível os lados opostos entrarem em disputa em virtude de interesses díspares, como é o caso de Rondônia, onde aliança terá dois candidatos ao governo: Confúcio Moura (PMDB) e Eduardo Valverde (PT).
Do Cotidiano
Os maiores do mundo
O Brasil é um dos países gigantes em extensão territorial. Apenas Rússia, Canadá, China e EUA apresentam territórios maiores. Não é incomum que por aqui haja muita coisa também grande além do território. É um dos maiores mercados internos do planeta, e isso tem sido uma âncora para resistir à crise. Mas também é um dos maiores em desigualdades sociais, entraves burocráticos, carga tributária e mortalidade infanto-juvenil.
Já tivemos o maior estádio do mundo (Maracanã), a maior hidrelétrica do mundo (Itaipu) e muitos ainda acreditam que o nosso é o melhor futebol do mundo. Até recentemente, tínhamos o justificado orgulho de contar com o Aquífero Guarani, o maior ou um dos maiores do mundo, dependendo do critério de avaliação, pois esse negócio de medir volume de água é tarefa complexa e demorada. E sequer tínhamos certeza dessa imensidão quando se anuncia que o Aquífero Amazônia (a reserva Alter do Chão) pode conter cerca de 86 mil quilômetros de água potável, com chances também de vir a ser considerado o maior do mundo.
Se, porém, serão necessários vários meses de estudos até chegar a uma definição mais precisa do volume de água oferecido pelo Aquífero Amazônia, para estímulo e orgulho ao caráter nacional, já está comprovado que o Brasil é, vergonhosamente, o maior do mundo em consumo de agrotóxicos.
Na última safra, o País consumiu ao redor de 700 milhões de litros de veneno, aplicados em 50 milhões de hectares, equivalente a 14 litros por hectares, que, desgraçadamente, vem a ser também a maior média do mundo.
Isto significa que as regiões produtoras de soja são aquelas que mais sofrerão com suas consequências, uma vez que os agrotóxicos são produzidos a partir de petróleo e de químicos não degradáveis. Depois de aplicados, eles permanecem na natureza, matando a biodiversidade.
Além de afetar a fertilidade natural do solo, contaminam o lençol freático e a qualidade das águas da chuva: os venenos secantes evaporam para a atmosfera e depois regressam com a chuva. Afetam também a qualidade dos alimentos, que quando ingeridos sistematicamente podem causar destruição das células e resultar em câncer.
Com justo orgulho podemos afirmar que temos no conjunto dos nossos aquíferos as maiores reservas de água doce do mundo. Que tenhamos juízo e competência para evitar que sejam poluídas com venenos que, ao se depositar na terra, sob a qual estão os aquíferos, ali permanecem teimosa e destrutivamente.
Via Direta
*** Depois do ex-presidente da ALE e conselheiro Natanael se ferrar com 14 anos, que outros políticos como Carlão, fique de barbas de molho, de novo *** Trocando de saco para mala: os invasores de áreas na periferia estão sendo tratados a pão de ló por alguns políticos *** Que a justiça eleitoral fique de olhos abertos *** Moreirão começa a apagar incêndios: já se mostra mais conciliador com a base aliada.
Fonte: Carlos Sperança
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri