Sexta-feira, 9 de julho de 2010 - 05h09
Os apadrinhamentos
Em vista do elevado numero de candidatos a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e outros cargos eletivos, contarem com apadrinhamento de algumas igrejas em Rondônia, a Procuradoria Regional Eleitoral –PRE já anuncia uma fiscalização rigorosa para evitar abusos. Tudo a ver: Lembro que teve até candidatos fazendo encontro estadual em pleno centro de convenções de igreja evangélica na capital no início do ano.
Polvo-Vidente
Na falta de confiabilidade na maioria dos institutos de opiniões rondonienses e diante das sucessivas falhas de previsões de babalorixás, videntes e oráculos locais, a respeito das eleições em Rondônia, a melhor saída dos políticos seria buscar socorro com aquele fantástico polvo-vidente alemão, que não errou nenhuma previsão até agora na Copa do Mundo. Isso é, se o tentáculo já não foi para a panela...
Contrastes rondonienses
As classes políticas e empresarial comemoram o fato de Rondônia vivenciar seu melhor momento econômico. Mas existem, em contrapartidas, pane na saúde, colapso na segurança pública, e apagões de energia. Crescemos em ritmo chinês na economia, mas em patamares moçambicanos em outros setores. E no que se refere aos apagões não existem nem previsões em médio prazo para melhoras.
Isenção de impostos
Projeto de lei de autoria do deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), estende em dez anos o prazo de isenção de impostos concedida pela Lei 9.808/99 a empresas do Nordeste e da Amazônia, consideradas prioritárias pelas Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia (Sudene e Sudam). Sendo aprovada, a medida valerá até 31 de dezembro de 2020.
Tramitação do projeto
A tramitação deste projeto será em caráter conclusivo, um rito de tramitação pelo qual a matéria não precisa ser votada em plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. A referida lei isenta as empresas até 31 de dezembro do pagamento adicional do imposto para a renovação da marinha mercante e do imposto sobre operações financeiras (IOF) em operações de câmbio para compra de bens importados.
Mapa da Violência
O país assiste com perplexidade o caso da modelo Elisa, vitima do goleiro Bruno, com requintes de crueldade. Na verdade, a violência contra a mulher continua enorme, e de acordo com estudo recente do Mapa da Violência contra a Mulher, são assassinadas diariamente 10 mulheres no Brasil. Porto Velho, por exemplo, tem índices preocupantes a respeito.
Sebo nas canelas
Os candidatos ao governo se preparam neste final de semana, para dar a grande largada da campanha depois do final da Copa do Mundo, neste domingo. Na segunda-feira, a campanha começa, sem trégua, para valer. Nos últimos dias, entre uma visita e outra, os governadoraveis Confúcio, Expedito, Cahulla, Valverde e Sussuarana organizaram suas agendas.
Largada petista
Os petistas escolheram Guajará Mirim, na fronteira, para dar o início da caminhada do seu candidato Eduardo Valverde. O município padece de investimentos municipais, estaduais e federais e vê com descrença o anuncio da construção da ponte internacional sobre o rio Mamoré. Valverde terá que levar propostas concretas lá na fronteira, para fazer a diferença.
Ficha limpa
Tenho acompanhado a atuação das regionais das OABs de outros estados que já entregaram a relação completa e atualizada de advogados excluídos do exercício da profissão em decorrência de infração ético-profissional, cujas nominatas devem ser entregues ao TRE, por exigência da OAB nacional. Em Rondônia nossa entidade também deverá se posicionar nos próximos dias a respeito.
Do Cotidiano
Parceria tecnológica
Este ano e em 2013, haverá nos céus algo além dos aviões de carreira para se somar a uma crescente população de satélites: o modelo Cbers-3, que entra logo em operação, e o Cbers-4, dentro de três anos.
Nem em mandarim nem em português, Cbers é uma sigla formada pelo trivial inglês: China-Brazil Earth-Resources Satellite (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).
Trata-se de uma parceria iniciada em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. Os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador.
Essa parceria une os dois pólos dos chamados “BRICs”, os países emergentes fadados a ser não grandes, mas também ricas nações: Brasil, Rússia, Índia e China. O sucesso desse trabalho comum entre China e Brasil no campo tecnológico sinaliza para a possibilidade de desenvolver novos projetos futuramente.
O projeto está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), localizado em São José dos Campos (SP). Os testes do modelo mecânico dos satélites já foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, reunindo os técnicos brasileiros e uma equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Sua tarefa, no início de fevereiro, foi simular, com ensaios vibratórios e acústicos, as condições que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento.
Os Cbers -3 e 4 receberam no módulo Carga Útil quatro câmeras (câmera PanMux, câmera multi espectral, imageador por varredura de média resolução e câmera imageadora de amplo campo de visada) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que das versão anteriores.
Os satélites se destinam à monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.
Via Direta
*** Incluído na nominata de postulantes à Câmara Federal, o ex-vereador Celso Cruz afirma que sua meta será o combate a criminalidade *** Como forma de precaução tem candidato ficha suja em Rondônia, que além de registrar sua candidatura também registrou parentes *** Os políticos já estão em revoada e se trombando nas feiras agropecuárias do interior.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri