Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011 - 05h13
A transposição
Consciente da importância da transposição dos servidores para o estado de Rondônia, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) faz marcação cerrada na Esplanada dos Ministérios para que a coisa ande. O parlamentar pedetista – como de resto toda a bancada federal – vê nesta proposta a possibilidade do estado economizar recursos importantes para serem investidos em saúde e infra-estrutura e na própria melhoria salarial do funcionalismo.
Ato público
Tendo como convidado o presidente nacional da OAB Ophir Cavalcanti a entidade fará ato público hoje, na sua sede estadual contra a farra das aposentadorias dos ex-governadores com a presença de lideranças políticas e empresariais. O presidente da seccional rondoniense Hélio Vieira, que já liderou em Rondônia a campanha dos “fichas sujas” se engaja agora em mais uma importante bandeira nacional com grande apoio popular.
Sodoma e Gomorra
Revoltados com a situação de caos vivenciado pelo Distrito de Jacy-Paraná, os vereadores da capital, ainda na primeira sessão legislativa do ano foram unânimes em criticar a prostituição, a falta de infra-estrutura, a violência etc. A localidade se transformou nos últimos meses num verdadeiro antro de pedófilos, que se aproveitam da pobreza de garotinhas. Lá, como se vê, temos uma versão atual de Sodoma e Gomorra.
Os tentáculos
Como um polvo gigante, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) estende sua influencia as legendas cassolistas, como o PP, cujo presidente regional é o próprio senador Ivo Cassol e o PV, de Lindomar Garçon. Com o PP, Sobrinho terá apoio na sua base aliada do vereador Eliseu da Silva e do PV, como já se sabe, o partido é mais fiel ás causas da municipalidade do que os próprios petistas.
Pé-de-guerra
Como índios furiosos em pé de guerra, o prefeito de Ariquemes Marcio Raposo e o vereador Clóvis José estão revoltados contra a apresentadora Angélica pelo fato daquela celebridade ter considerado aquele município como “o fim do mundo” em recente entrevista a revista Veja. Quando Angélica esteve naquela região, há duas décadas atrás, a cidade vivenciava o ápice do garimpo Bom Futuro e de lá para cá Ariquemes se tornou uma cidade moderna e aprazível.
Proibição analisada
A Câmara dos Deputados começa a analisar nas suas comissões técnicas a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que proíbe a posse de suplentes de senadores, deputados federais, estaduais, distritais e vereadores de assumir durante o recesso parlamentar. O hábito das casas legislativas tem gerado incontáveis prejuízos ao erário público nas últimas décadas.
Cahulla, o mineirinho
O ex-governador João Cahulla (PPS) tem se comportado mineiramente desde que deixou o cargo. Eticamente não fala sobre a gestão do seu sucessor, não diz mais nada sobre seu futuro político e aguarda os acontecimentos para se organizar para futuros embates. Inicialmente, El Bigodón pretende disputar a prefeitura da capital no ano que vem.
Do Cotidiano
Fantástico projeto
Nikola Tesla (1856–1943) era o protótipo do cientista maluco. Se Thomas Edison (1847–1931) conseguiu chegar ao fim da vida contabilizando sucessos fantásticos, sobretudo através de sua filha mãos célebre – a lâmpada –, Tesla morreu cercado de toda consideração que um cientista incansável merece, mas sem conseguir realizar o grande sonho de resolver um desafio fundamental: como a eletricidade é produzida e descarregada na atmosfera?
A resposta para essa questão é a chave para apanhar a energia no ar e colocá-la ao comando humano. Pois há cientistas brasileiros acreditando que, finalmente, encontraram a resposta para o fantástico projeto de alimentar casas e fábricas com eletricidade coletada diretamente do ar.
Ao descobrir como a umidade na atmosfera se torna eletricamente carregada, eles abriram caminho para seu aproveitamento na prática. Dispor de equipamentos capazes de capturar a eletricidade do ar e usá-la para abastecer residências ou recarregar veículos elétricos, por exemplo, equivaleria, em termos humanos, a respirar: a energia do ar é captada pelos pulmões para se traduzir em sobrevivência para o organismo.
Os modelos concretos mais próximos disso estão nos painéis que captam a luz do Sol e a transformam em energia. Painéis capazes de coletar a eletricidade do ar – a mesma energia que forma os relâmpagos – era um sonho maluco, mas hoje já é possível afirmar que ela pode não apenas ser capturada como direcionada de forma controlada para alimentar qualquer equipamento elétrico, nas casas e nas indústrias.
O professor Fernando Galembeck, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) esteve recentemente participando de uma reunião da Sociedade Americana de Química, em Boston, nos Estados Unidos, onde apresentou sua descoberta.
“Nossa pesquisa pode abrir o caminho para transformar a eletricidade da atmosfera em uma fonte de energia alternativa para o futuro”, disse Galembeck. “Assim como a energia solar está liberando algumas residências de pagar contas de energia elétrica, esta nova e promissora fonte de energia poderá ter um efeito semelhante”.
Via Direta
*** Assim como o PT, o PMDB também não se entende com relação a um candidato de consenso para disputar as eleições municipais na capital no ano que vem *** A oferta de imóveis aumentou neste início de ano e o preço do aluguel começa a cair em algumas regiões de Porto Velho *** Vários parlamentares “independentes” já estão virando a casaca. Confúcio, pelo jeito, terá maioria tranqüila para governar.