Sábado, 10 de julho de 2010 - 06h37
Mote de campanha
Nossos candidatos ao governo começam a definir os motes de campanha, os temas que vão enfatizar durante a corrida sucessória estadual. Alguns já definiram o tom de suas jornadas: o governador Cahulla (PPS e aliados) vai usar o mote da estabilidade (pagamentos em dia, etc), ou seja, a continuação do governo Cassol. Confúcio (PMDB e siglas satélites) tem batido muito em segurança pública e saúde, os calcanhares de Aquiles da atual administração estadual.
Jogo de estratégia
Os petistas de Eduardo Valverde só vão abrir a campanha 2010 em Guajará-Mirim, nesta segunda-feira, e então será possível, auscultar a sua estratégia para conquistar o eleitorado rondoniense e uma vaga no segundo turno. O tucano Expedito Junior não tem falado do seu programa de governo, mas tem evitado criticar o governador Ivo Cassol, uma tática inteligente, já que boa parte do seu eleitorado é cassolista.
Pelo municipalismo
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) trabalha forte pelo municipalismo rondoniense, encaminhando importantes emendas pra obras de educação, infra-estrutura, saúde e educação, num verdadeiro trabalho em parceria com os prefeitos. O pedetista ressalta que os municípios padecem com a falta de verbas para atender suas demandas e, uma importante fonte recursos hoje para o municipalismo é oriunda das emendas parlamentares.
Acreditando na justiça?
Em release distribuído a imprensa, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), citado por antecedentes de ficha suja, e que vai disputar uma vaga à Assembléia Legislativa diz acreditar na justiça eleitoral. No entanto, como prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, também registrou a candidatura da sua filha, Helga Amorim (essa é ficha limpa) pra disputar a mesma cadeira. Já, a outra filha do caudilho do Jamari, deputada estadual. Daniela, vai disputar a Câmara dos Deputados com a cobertura de liminar.
Ainda o polvo vidente
E os alemães continuam levando a sério o polvo Paul, hoje, a grande sensação entre os “videntes” europeus. Depois de acertar seis vezes, ele arriscou o palpite para o final da Copa do Mundo: cravou na Espanha. No terceiro lugar teve patriotada: vitória da Alemanha sobre o Uruguai. Se acertar tudo, de novo, vou correndo para lá, pedir indicação para quem vai ganhar a eleição aqui em Rondônia! Mesmo porque, por aqui, geralmente favorito leva pau...
Caça aos eleitores
Aberta a temporada de caça aos eleitores, os govenadoraveis cumprem agenda hoje nos mais variados quadrantes do estado. Confúcio perambula na região do Café; Expedito vai a cavalgada da exposição de Ji-Paraná; o governador Cahulla tem compromissos na capital e o candidato do PSOL, Valverde não tem agenda definida. Já, Marcos Sussuarana, o menos conhecido de todos, faz corpo a corpo, em caminhada no Mercadinho do 1, em Porto Velho.
Obras paralisadas
Constata-se que as obras do PAC rondoniense – de água e esgoto a viadutos - estão devagar, quase parando, em Porto Velho. O que mais se teme são pelos viadutos em andamento na capital, já que em Pimenta Bueno, dois deles iniciados no meio da década, não foram concluídos até hoje. E se os viadutos estão parando, como a gente vai acreditar no anuncio das duas pontes sobre o rio Madeira, ou ainda, na ponte internacional, em Guajará?
Encontro de Prostitutas
Com mais de meio século de atraso com relação às mariposas européias, as prostitutas brasileiras estão se organizando, com uma central sindical. O embrião desta organização classista está sendo gerado em Porto Alegre, onde elas encerram neste final de semana, encontro nacional debatendo os problemas comuns da categoria. Logo, logo instalam seus comitês em Porto Velho também...
Do Cotidiano
O envelhecimento da população
Muitos países protegem seus idosos, mas este não parece ser o caso do Brasil, mesmo com o envelhecimento da população e a aumento da expectativa de vida. Foi o que pesquisadores paulistas constataram fazendo um estudo sobre a fragilidade em idosos – uma síndrome clínica que se caracteriza por perda de peso involuntária, fadiga, fraqueza, diminuição da velocidade de caminhada e baixa atividade física. Feita na capital paulista, a pesquisa aponta que a fragilidade atinge a população paulistana precocemente em relação aos países desenvolvidos.
Além de estar envelhecendo mais rapidamente, a fragilidade dos iodos brasileiros, depois dos 75 anos, avança com extrema rapidez. Essas informações preocupantes foram obtidas por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) com uma amostra de 689 pessoas com mais de 75 anos.
A síndrome, de acordo com a pesquisa, atingia 14,1% do grupo em 2006. Em 2008, apenas dois anos depois, a prevalência já era de mais de 45%. É um dado extremamente incômodo, apurado logo na mais, mais importante e rica cidade brasileira. O trabalho, ligado ao Projeto Temático “Saúde, bem-estar e envelhecimento”, visa promover um “estudo longitudinal sobre as condições de vida e saúde dos idosos no município de São Paulo”, sob a coordenação do professor Ruy Laurenti, do Departamento de Epidemiologia da FSP.
Mas há algo a mais que esse estudo também revela. Uma grande ignorância nacional em torno da síndrome da fragilidade. Uma das integrantes da pesquisa, Yeda Duarte, professora da Escola de Enfermagem (EE) da USP, afirma que até agora, no Brasil, a síndrome de fragilidade não havia sido tema de estudos que procurassem correlações entre variáveis partindo de observações ao longo de um extenso período de tempo.
“A questão da fragilidade tem sido bastante trabalhada em outros países, mas no Brasil estamos apenas começando. No exterior, a prevalência da fragilidade varia entre 7% e 35%, dependendo do país e do desenho do estudo. Nossa pesquisa mostra uma porcentagem bem maior aos 75 anos, o que indica que nossos idosos estão se fragilizando mais cedo”, disse.
Via Direta
*** Os indícios já são de uma estiagem rigorosa na Amazônia nesta temporada de verão *** Em Porto Velho, o Rio Madeira baixa rapidamente e na periferia da capital a população se vê obrigada a afundar os poços caseiros *** Liberada a nominata de candidatos a Assembléia Legislativa do PMDB, foi confirmado o nome do ex-prefeito José Vieira Guedes *** A cicciolina rondoniense Lea Leandro vai disputar uma cadeira a deputada federal, mas desta vez, será pudica e recatada...
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri