Terça-feira, 10 de agosto de 2010 - 05h52
Blitz petista
Os petistas rondonienses, alavancados com a presença do presidente Lula na semana que vem em Porto Velho, vão desenvolver uma verdadeira britz para conduzir o deputado federal Eduardo Valverde, candidato ao governo, ao segundo turno nas eleições de outubro. A previsão dos petistas – que ainda estão atrás de Confúcio, Expedito e Cahulla na capital – é de uma forte reação em todo estado.
Grande otimismo
É enorme o otimismo dos peemedebistas com Confúcio Moura, um nome que soube unificar o partido, depois de tantos anos. Bem posicionado na maioria das regiões do estado, o candidato ao governo da Aliança, cresce na região central, onde tem apoio dos cardeais José Bianco e Acir Gurgacz, e se reforça agora nas bases de Expedito e Cahulla, na região do Café, Zona da Mata e Cone Sul.
Até Lula...
Até o presidente Lula tem visita marcada para Rondônia – no próximo dia 13, sexta-feira – enquanto os presidenciáveis nem tem dado sinal. José Serra já foi anunciado pelos tucanos várias vezes e nem apareceu. Tampouco a petista Dilma Roussef e a verdinha Marina Silva, que é da região. A prioridade de todos tem sido os grandes colégios eleitorais do Sudeste...
Chances melhoram
Sem o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) na disputa de cadeira para a Câmara dos Deputados, as chances melhoram para o ex-deputado federal Nilton Capixaba, na chapa formada pelo PPS/PTB/PV/PP. Amorim que teve seu nome indeferido para a eleição de outubro, pretendia disputar um vaga a Assembléia Legislativa.
Nomes fortes
A coalizão governista, onde está inserido o líder trabalhista rondoniense, com base em Cacoal tem nomes fortes, como os deputados federais Moreira Mendes (PPS), Lindomar Garçom (PV) e o ex-prefeito Carlos Magno (PP), considerado nome de ponta na temporada. Capixaba também conta com forte respaldo do segmento evangélico para voltar à Brasília.
A preocupação
A queda do rateio do Fundo de Participação dos Municípios -FPM é uma grade preocupação dos prefeitos brasileiros, cujos repasses vêm minguando ano a ano. Em Rondônia, a maior parte dos municípios, depende destes recursos pra quitar contas de final de ano, bem como o décimo-terceiro dos servidores municipais.
A voz rouca
O ex-senador Expedito Junior, candidato tucano ao governo do estado, afirma que esta ouvindo “a voz rouca das ruas” e que fará uma administração democrática e transparente quando assumir o Palácio Presidente Vargas em janeiro. Mesmo com o registro da sua candidatura indeferido, o líder da passarada reforça a campanha, tentando animar sua militância.
Clima de terror
No entanto, a maior preocupação dos indeferidos, como é o caso de Expedito, é com relação à demora do julgamento dos recursos junto ao TSE. Inicialmente estão previstos até o dia 19, mas a expectativa mais otimista agora, é para o final do mês. Além de um inicio de debandada de aliados para Confúcio ou Cahulla, Expedito vê os investidores de campanha reduzindo os repasses.
Reforçando as paliçadas
O deputado estadual Valter Araújo (PTB-Porto Velho) esta reforçando suas paliçadas no interior do estado, já prevendo tempos duros na capital, com uma disputa tão fragmentada e com predadores fortes. Valter tem ampliado suas bases para outros municípios importantes do interior para tentar se manter no poleiro nas eleições de outubro.
Do Cotidiano
Os barrados no baile
Ao final de tudo alguns políticos com os registros de candidaturas indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral –TRE de Rondônia ainda vão se socorrer perante as instâncias superiores em Brasília. Mas a limpa pela justiça eleitoral, já foi grande nesta temporada, algo jamais visto em todos os tempos.
Entre figurões e bagres menores foram 24 candidaturas bloqueadas com base no projeto Ficha Limpa e outras tantas irregularidades eleitorais.
Foram barrados no baile desde candidato a governo, caso do ex-senador Expedito Junior, até um ex-governador, Ivo Cassol, que ponteava a corrida ao Senado. Mesmo que voltem mais tarde, através de recursos, os prejuízos serão irreparáveis para estas postulações.
Os clãs políticos regionais, sempre envoltos em denuncias de corrupção, foram quase que dizimados. Todo o clã Donadon, sediado em Vilhena, no Cone Sul do estado, desde o patriarca Melki, aos deputados Marcos Antonio (estadual) e Natan (federal) e o primo dissidente, o ex-prefeito de Vilhena Marlon Donadon, foram considerados inaptos para a disputa do pleito.
Enquanto o clã dos Muletas, de Jaru, desistia em massa da disputa, optando por indicar parentes mais fichas limpas, a dinastia Amorim, de Ariquemes também foi sacrificada. O deputado federal Ernandes Amorim, ex-senador e sua filha, a deputada estadual Daniela, igualmente foram guilhotinados.
Entraram na dança ainda dois ilustres ex-prefeitos de Porto Velho, ambos também ex-deputados federais: José Vieira Guedes e Carlinhos Camurça. De Ouro Preto, o ex-prefeito Irandir de Oliveira que chegou a ser baleado por desafetos mafiosos em São Paulo, no meio da década, reapareceu, mas também foi devidamente justiçado, com sua candidatura a deputado estadual bloqueada.
Expoentes da Operação Dominó, e verdadeiros símbolos da era das maracutaias rondonienses, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira e o ex-deputado estadual Ronilton Capixaba, entraram na vala comum, atingidos diretamente pelos efeitos moralizadores do Projeto Ficha Limpa.
Sem dúvidas a população tem o que comemorar. O Movimento de Combate a Corrupção, foi bem sucedido, a parceria OAB-CNBB soube projetar essa ação de cidadania, o TRE teve uma atuação brilhante, fazendo seu papel com celeridade. Começa aqui, uma nova era para Rondônia. Com tudo isso, poderemos deixar um melhor legado para nossos filhos e netos.
Via Direta
*** O prefeito Roberto Sobrinho acredita que o censo 2010 fará justiça a Porto Velho *** Conforme o alcaide, a capital tem uma população muito maior do que aquela estimada pelo instituto nas últimas contagens *** Os índios karitianas estão em pé de guerra de novo contra a Funai-RO *** Querem mais saúde e moradia, como os cara-pálidas rondonienses, aproveitando a temporada de eleições para ecoar suas reivindicações.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri