Terça-feira, 11 de janeiro de 2011 - 05h16
Com rapidez
O governador Confúcio Moura age com celeridade na busca de soluções para o caos da saúde em Rondônia. Um programa emergencial, como já foi noticiado, foi organizado a partir das reuniões em Ji-Paraná (para interiorização das ações) e em Brasília, proporcionando bons resultados, como o apoio de dois ministérios.
Bons contatos
O que contribui para o sucesso da empreitada do nosso governador na busca de equacionar a saúde é o fato do nosso mandarim contar com as melhores relações em Brasília. Como foi deputado federal três vezes e na condição de prefeito de Ariquemes, foi um dos alcaides que mais conseguiu carrrear recursos em nosso estado – ao lado dos prefeitos Sobrinho e Bianco - nos últimos anos.
A preocupação
Confúcio persegue seu objetivo de colocar os doentes em pé – dezenas estão espalhados pelos corredores de hospitais públicos rondonienses – que até deixou as articulações da eleição da mesa diretora da Assembléia para depois. No entanto, pelas últimas contas – e adesões de deputados cassolistas – tudo indica que não terá dificuldades em eleger o próximo presidente da casa de leis.
Contagem regressiva
Aberta a contagem regressiva para a eleição do novo presidente da Assembléia Legislativa e dois candidatos cassolistas seguem no páreo e usando a mesma estratégia, a de aproximação com o novo governador. Tanto o presidente do Parlamento Neodi Carlos (que voltou às paradas e busca sua terceira reeleição) como Valter Araújo o líder do G10, andam com as garras afiadas.
Briga feia
Pela primeira vez, desde que o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho assumiu o cargo não se via uma briga tão feia. O episódio do reajuste das tarifas dos transportes coletivos esta unindo padres, pastores, estudantes secundaristas e universitários, professores trabalhadores em geral, a oposição e até um naco do PT, que não aceita a coisa. Já começaram as manifestações de ruas e outras estão programadas para o decorrer desta semana.
Baita autofagia
O interessante da coisa é que um dos lideres das manifestações – e que esta ganhando dividendos políticos com isto – é o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Hermínio Coelho, deputado estadual eleito, expressando o descontentamento de um pedaço do seu próprio partido. As coisas estão esquentando e a cidade entra em pé de guerra.
Crise petista
Os petistas estão loucos para entregar o Palácio Tancredo Neves nas eleições de 2012 e seguem a mesma filosofia divisionista de Ivo Cassol nas eleições passadas, quando rachou sua base aliada. Só, que o “Expedito” de Sobrinho é José Hermínio, somado ao racha do grupo dominante do partido liderado por Eduardo Valverde e Fátima Cleide, derrotados nas eleições passadas (e que botam isso na conta injustamente, diga-se de passagem) nas costas do alcaide.
Do Cotidiano
A nova Assembléia
No próximo dia 1º de fevereiro os deputados estaduais eleitos tomam posse e elegem a nova mesa diretora do Parlamento Estadual. No desenho da nova legislatura, criou-se uma renovação de quadros que era previsível, o crescimento da bancada feminina – agora com três representantes – e a concretização de uma tendência, a dos pequenos municípios como Ministro Andreazza, Urupá, Nova Mamoré, São Francisco do Guaporé e Cacaulândia garantir representatividade, com pólos regionais mais importantes perdendo espaço.
Com Porto Velho crescendo em ritmo mais frenético que as cidades do interior e ampliando sua bancada para oito parlamentares, o que se vê no interior é cidades como Pimenta Bueno encolhendo no Parlamento estadual. Logo, a Princesinha da BR que já teve deputados do porte de Vicente Homem Sobrinho, um dos destaques da primeira legislatura. Jaru, um dos seis maiores municípios do estado, também ficou sem representantes, embora com candidatos muito bem votados de vários partidos.
Com uma base aliada formada por 14 parlamentares na próxima legislatura, a sucessão da mesa diretora atual passa pelas bênçãos do governador Confúcio Moura. Do outro lado, tentando unir as oposições, o ex-governador Ivo Cassol, procura unificar seu grupo político para reeleger Neodi Carlos ou Valter Araújo, aliados de primeira hora e fiéis ao projeto da malograda reeleição de João Cahulla.
Da atual formação parlamentar da Assembléia Legislativa, quero destacar alguns pontos que passaram desapercebidos perante parte da opinião pública nas eleições passadas. Afinal, tivemos algumas reeleições heróicas, entre elas à de Ribamar Araújo, na capital: ocorre que PT jogou tantos candidatos na base de Porto Velho, criando um processo de autofagia, ocasionando graves prejuízos para a campanha do parlamentar. Foi verdadeiro sobrevivente.
A unidade dos pequenos municípios, como Nova Mamoré, que elegeu Ana da Oito, foi um dos pontos marcantes das eleições passadas. Graças à união das comunidades menores, cidades mais expressivas perderam representatividade, como também o caso de Vilhena, prejudicada pela queda do ficha suja Marcos Donadon, que só terá um deputado estadual na próxima legislatura que começa em fevereiro.
Via Direta
*** A classe política começa a se mobilizar pelas eleições municipais de 2012 logo depois do carnaval *** As rivalidades tribais vão falar mais alto a partir deste ano com a disputa das prefeituras no ano que vem *** Itamar da Cut pegou batatas quentes na pasta de transportes trânsito, a Semtran *** Esta sendo fritado ´por disputas autofágicas dentro do PT e até no meio sindical.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri