Sexta-feira, 11 de setembro de 2009 - 05h19
Revista Momento nas bancas
Mosca na sopa
Já esta identificada a grande mosca na sopa do projeto de reeleição dos deputados federais Ernandes Amorim (PTB) e Moreira Mendes (PPS) eleitos pelo Vale do Jamari nas eleições passadas. A mosca tem nome: chama-se Tziu Jidaias, o moscão, deputado estadual cassolista, em grande ascensão perante o eleitorado na chamada Grande Ariquemes.
Sem vodus?
Sem querendo “voduzar” Amorim e Moreira Mendes (mas já voduzando...), além de Tziu penetrar fortemente na seara dos dois parlamentares, um outro estranho no ninho – o deputado federal Natan Donadon – expandiu seus domínios para Ariquemes e Vale do Jamari com respaldo do Diretório Estadual do PMDB. Que o Caudilho caipira e Moreirão se cuidem...
Uma novela
A anunciada filiação do senador cassado Expedito Júnior (PR-RO) até ontem não era confirmada pelo Diretório Nacional do PSDB. Até agora só ele tem falado no assunto e a coisa virou novela, como quando Ivo Cassol se apossou do PP de Agnaldo Muniz. Só que Júnior tem menos cartas na manga, já que esta perdendo o poleiro no Senado.
Nominatas poderosas
O PMDB e o PT estão preparando nominatas poderosas para enfrentar a forte esquadra da base aliada que entra em campo para eleger pelo menos 12 dos 24 deputados estaduais nas eleições do ano que vem. O PMDB aposta num escrete de ex-prefeitos, o PT em lideranças emergentes já em fase de consolidação.
Fazendo as contas
Com o prazo de filiações se exaurindo – quase três semanas – para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos nas eleições de 2010, muitos pré-candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal continuam fazendo suas contas sobre troca de partidos. Sabe-se que legendas como o PMDB serão evitadas, já que tem muitos puxadores de votos.
Os governadores
Depois do TSE cassar três governadores e inocentar outros três durante o ano, mais quatro estão na alça de mira para serem julgados ainda em 2009: Marcelo Dena (PT-Sergipe), José Anchieta (PSDB-Roraima), Ivo cassol (PP-Rondônia) e Roseana Sarney (PMDB-MA). Quem será o próximo? Será que Sarney vai conseguir segurar a filha no Maranhão?
Cotas para negros
Depois de uma mobilização de mais de uma década, os negros conseguiram a aprovação na Câmara dos Deputados do Estatuto da Igualdade Racial. Com algumas alterações, a proposta volta ao Senado para novos turnos de votações. O texto do estatuto prevê cota de 10 por cento para candidaturas de negros nos partidos políticos.
Graves prejuízos
Estendida na última quarta-feira as obras do Centro Político e Administrativo do governo de Rondônia e dos serviços de pavimentação da prefeitura de Porto Velho, a greve dos operários das usinas de Jirau e Santo Antônio chegava ao auge. Os consórcios contabilizam graves prejuízos com a paralisação, assim como governo estadual e a prefeitura da capital.
Muitas emendas
Em votação no Senado, as emendas para a reforma eleitoral pululavam no meio de semana. Uma delas prevê que o candidato tem que ter reputação ilibada na justiça para obter registro para disputar cargos eletivos, outra exigia que os institutos de pesquisas eleitorais seguissem as mesmas regras do IBGE (usando os mesmos dados socioeconômicos).
Jornais eletrônicos
Uma outra emenda, tratando da reforma eleitoral, proíbe que os sites dêem tratamento diferenciado a determinados candidatos, o que deverá causar sérios prejuízos aqueles jornais eletrônicos que dependem de mensalinhos. Trocando em miúdos e regionalizando a coisa: se o site falar (muito!) bem de Ivo, Neodi e Expedito, terá que falar (muito!) bem também de Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Valverde! E vice-versa! Não vai ser divertido?
Do Cotidiano
O turismo na Amazônia
Recente estudo atribuído a Fundação de Pesquisas econômicas (FIPE) dá conta que a Amazônia brasileira poderá atrair pelo menos 3 milhões de turistas por ano a partir de 2009. Conforme a agência Amazônia, atualmente apenas 0,05 por cento dos turistas estrangeiros que viajam pelo mundo escolhem esta região como destino, como deixa claro o estudo de mercado de turismo sustentável da FIPE.
Infelizmente, mesmo tendo um grande potencial turístico dificilmente o estado de Rondônia será beneficiado com a presença de turistas, uma vez que falta competência, planejamento e divulgação de nossas atrações por parte dos órgãos municipais e estaduais. É uma área que podia ser mais bem explorada por municípios como Porto Velho, Guajará-Mirim e tantos outros encravados no Vale do Guaporé, o pantanal rondoniense.
Além da falta de competência para explorar uma das indústrias que mais crescem no mundo gerando emprego e renda, nossas autoridades em Rondônia sequer se dignam a distribuir aos turistas nos terminais rodoviários e aeroportos, folhetos ilustrativos, com dados atualizados sobre as nossas atrações.
Não que faltem belezas naturais, redutos históricos, ou eventos regionais como a corrida de jericos ou até mesmo a maratona do avestruz, para serem mostradas para o turista recém-chegado. De Porto Velho, onde temos a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Lago do Cuniã, à Pimenteiras onde temos a pesca esportiva, ou Costa Marques com nosso imponente Forte Príncipe da Beira, Rondônia pode se orgulhar de contar com o que existe de melhor na Amazônia. Temos a vantagem de concentrar neste estado tanto uma extensão do fantástico pantanal matogrossense, como toda a biodiversidade da Amazônia, formando a exuberante pantazônia, no nosso Vale do Guaporé.
Com o turismo apenas engatinhando por aqui, os empresários que se arriscam a investir acabam desanimados. Contam que as pousadas montadas na região mal conseguem se manter, já que recebem apenas visitantes do próprio estado em finais de semana. Tanto os turistas de outros quadrantes do país, como estrangeiros acabam optando por Manaus, Belém e até a vizinha Rio Branco, com seus atrativos bem inferiores aos rondonienses. É lamentável. O governo estadual e as prefeituras municipais precisam acordar para essa realidade.
Via Direta
*** O Diário da Amazônia festeja 16 anos de circulação com os olhos voltados para o futuro *** Depois do PC do B, também o PSOL começa um programa de interiorização com vistas às eleições do ano que vem *** Com a PEC dos Vereadores aprovada no Congresso, uma penca de suplentes já vive a expectativa de tomar posse ainda no decorrer de 2009.
|
|
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri