Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 05h02
Crise carcerária
Levantamento do jornal Folha de São Paulo revela a triste situação do sistema penitenciário no Brasil. Pernambuco, Acre e Rondônia são os estados com a percentagem de presos a mais no país. Rondônia é um caso a parte: tem 7.059 presidiários para 3.435 vagas. É um vulcão de violência prestes a explodir - de novo.
Um recordista
E como explicar que um estado, como Rondônia, com apenas 1.5 milhão de habitantes tenha mais detentos que estados mais tradicionais como Amazonas, Alagoas, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte? Ocorre que aqui a criminalidade explodiu e o estado virou um verdadeiro quintal do tráfico de drogas.
Obras federais
Sempre que o cinto aperta e o governo federal precisa contingenciar recursos sobra para Rondônia. Agora, depois do Ministério dos Transportes cancelar o aporte de R$ 28,2 milhões para a BR- 319, a rodovia Porto Velho-Manaus, existem ameaças com relação a outras realizações importantes no estado. É preciso que a bancada federal se una para tentar brecar a coisa.
Bom na articulação
Eleito ao cobiçado cargo de relator do orçamento estadual 2011, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) deu mostras de ser excelente articulador e também de contar com livre trânsito nas mais diversas correntes partidárias do parlamento estadual. Não que sua eleição tenha sido fácil: o parlamentar socialista se viu obrigado até a desmontar armações de última hora.
Obras marcantes
Com obras marcantes em Porto Velho – da regularização fundiária a construção do terminal fluvial de passageiros - o prefeito Roberto Sobrinho influenciou decisivamente na vitória da presidenciável petista Dilma Roussef na capital rondoniense. O desafio de Sobrinho agora é na sucessão municipal, encontrar um nome que consiga arregimentar toda base aliada municipal.
Emendas parlamentares
Vejo alguns deputados estaduais e federais novatos entusiasmados com as possibilidades das emendas parlamentares. Não queria voduzar ninguém, mas são valores que muitas vezes nem chegam a serem liberados pelas esferas governamentais estadual e federal. Muitos prefeitos e até governadores se queixam do anuncio de obras com esses recursos. No entanto muitas vezes eles não são liberados.
Ranking do pó
Neste ano já foram apreendidas 4,2 toneladas de cocaína nas rodovias federais brasileiras. No ranking das apreensões das drogas estão: em primeiro lugar o Mato Grosso do Sul, seguido de Mato Grosso ficando em terceiro lugar, Rondônia. Como se vê, o Estadod e Rondônia também esta neste olho do furacão.
Do Cotidiano
A dura batalha
O Brasil, tão cheio de braços e talentos, além de criar empregos lá fora com o Real sobrevalorizado, como se não bastasse estar importando engenheiros e exibindo uma crescente escassez de professores, agora começou a importar mão-de-obra chinesa. Não para pegar no batente e ganhar salários arrochados, mas apenas para falar. Ou, mais especificamente, para traduzir aos seus compatriotas endinheirados os recados dos monoglotas empresários brasileiros.
Esse quadro, que não combina com um desenvolvimento acelerado, é fruto de um quarto de século de ditadura somado a mais um quarto de século de uma democracia que praticamente não saiu do papel. O ensino, a infraestrutura nacional e a formação de mão-de-obra se perderam em práticas de governo autoritárias e descoladas das necessidades populares.
A consultora catarinense Giovana Tensini de Aguiar, especialista em desenvolvimento humano e gestão organizacional, aconselha os brasileiros que entram no mercado de trabalho a se policiar para garantir empregos que podem ser oferecidos a trabalhadores estrangeiros por descuido na preparação recebida, por erros das empresas no aproveitamento da mão-de-obra ou por erros próprios dos trabalhadores na condução de seus ofícios que podem, no limite, levar à demissão.
“Entre as causas de demissões que abordamos, muitas delas poderiam ter sido evitadas se houvesse um acompanhamento da empresa nos primeiros períodos do funcionário”, diz Giovana. “O processo de seleção bem feito, somado a um acompanhamento eficaz podem evitar muitos transtornos para a empresa e para o profissional”, diz ela.
Foi assim que ela chegou a um roteiro de sete problemas que levam um funcionário a ser dispensado: os aspectos comportamentais podem ser decisivos para a decisão do empregador de demitir um funcionário.
“Emprego tem prazo de validade. Se você acorda todos os dias e pensa que não gostaria de ter que acordar para ir até o seu emprego, seus superiores vão perceber isso”, afirma Giovana. Ela diz que isso pode ter vários motivos, desde desvalorização até a ausência de novos desafios, mas deve partir do colaborador mostrar interesse em ser desafiado.
“Se vê muitas pessoas que, quando são demitidas por isso, colocam a empresa como culpada. É função dela, sim, valorizar e possibilitar o crescimento profissional dos funcionários.
Via Direta
*** Desde a eleição de Natanel Silva a presidência da Assembléia Legislativa que fala-se na compra de votos no Parlamento Estadual *** Os deputados da atual legislatura negam, mas tem pelo menos dois com o balaio forrado para se eleger na futura legislatura que começa em fevereiro *** O mercado imobiliário da capital continua aquecido e com os imóveis com preços estratosféricos.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri