Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/02/11



 

Crise aumenta

Com o drástico corte das emendas parlamentares no Orçamento Geral da União, que deve resultar em podas na ordem de R$ 18 bilhões no exercício de 2011, os municípios brasileiros que já estavam terrivelmente prejudicados com esta medida, agora vêem a crise se alastrar com as projeções de queda no rateio do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

 

Todos encargos

A cada ano os prefeitos, que são o “primo pobre” do pacto federativo, têm reclamado mais e mais por assumirem encargos da União e dos estados. Os municípios  -  e cito o caso das municipalidades rondonienses, na sua maioria dependem da distribuição do FPM e das emendas parlamentares para sobreviveram e fazer alguma coisa. Com a redução destes recursos o ano será bastante sombrio.

 

Outro lado

Em nota a imprensa, a assessoria do prefeito Roberto Sobrinho explica a necessidade do reajuste no sistema de transportes coletivos e um acordo firmado com as empresas para modernizar o setor, instalar abrigos nos principais pontos, ativação da “linha Familiar” etc. Lembra também que o preço da passagem foi acertado pelo Conselho de Transportes e se trata de uma média do que se pratica nas capitais brasileiras.

 

Injeção de ânimo

O governo itinerante do governador Confúcio Moura em Guajará Mirim é uma verdadeira injeção de ânimo para a Pérola do Mamoré que vivencia uma verdadeira crise econômica nos últimos anos, enquanto assiste a sua vizinha boliviana guayaramirim crescendo como um foguete, embalado pelo comércio de importados. A população que andava descrente até com a ponte internacional, espera resultados.

 

Dengue chegando

Com sucessivas vitórias do mosquito da dengue em todo país – os casos estão se multiplicando no Rio de Janeiro e até no Paraná, região considerada mais fria – a ameaça de uma epidemia chega com força a região amazônica tendo em vista a época das chuvas. No vizinho estado do Amazonas o bicho já está pegando e o alarme de uma epidemia já esta pertinho, nas bandas de Humaitá. Crescem os casos também em Rio Branco e Porto Velho.

 

Perdendo espaço

Em pronunciamento, o deputado Padre Tom (PT-RO) enfatizou os 31 anos do PT completados na última quinta-feira e a importância da legenda no processo democrático. Se no Brasil o petismo cresce, em Rondônia, o ritmo é de rabo de cavalo. No último pleito a sigla perdeu uma vaga ao Senado e outra na Câmara Federal. E tem tudo, agora, para perder a prefeitura em 2012 se continuar rachado do jeito que está.

 

Calcanhar de Aquiles

Calcanhar de Aquiles dos ex-governadores Valdir Raupp (PMDB), José Bianco (então DEM) e Ivo Cassol ( PPS), as esferas de saúde e segurança pública seguem agravadas na gestão Confúcio Moura. Na área de saúde existem medidas emergenciais já tomadas para amenizar a situação. No âmbito de segurança, o secretário Marcelo Bessa anuncia uma série de ações integradas para combater o narcotráfico na fronteira.

 

Do Cotidiano

Recursos para educação

A Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovou a ampliação de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País destinado à educação ao ano, de forma que se atinja o patamar de 7% do PIB em 2011 e 10% em 2014.

Se não dermos atenção a duas pulgas, uma atrás de cada orelha, podemos acionar as vuvuzelas e comemorar.

A primeira pulga está na data “tabu” em que se deu a aprovação da proposta: 1º de abril do ano passado, data que lembra mentira e ditadura. A segunda, no fato de que os mais luminosos discursos e as mais maravilhosas decisões oficiais neste País raramente correspondem à prática ou se concretizam.

Se seguirmos os passos da Justiça, que pôs uma pedra definitiva sobre as torturas e assassinatos dos Anos de Chumbo, poderemos considerar tais mazelas coisas de um passado que não volta mais. Assim resolvido, caberia dar um crédito de confiança no mínimo à nossa própria capacidade de cobrar o cabal cumprimento da medida e festejar essa disposição como uma conquista mil vezes mais valiosa que qualquer Copa.

A proposta foi incluída pelo MEC no novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para vigorar de 2011 a 2020, desde que devidamente aprovado pelo Congresso Nacional. Oficialmente, o Brasil investe 5,1% de seu PIB na educação, embora alguns provavelmente maus patriotas e catastrofistas acreditem que se apurar bem não passará muito de 4%.

Se mais uma vez afastarmos da mente viciada em passado e memória a teimosa presença do 1º de abril, acreditaremos piamente que, nos moldes do que foi decidido pelo Conae, a educação básica em tempo integral será uma realidade em todo o País até 2014, haverá garantia de oportunidades igualitárias para jovens deficientes, a valorização de profissionais e aumentos de salários. Além disso, outros pontos não menos sugestivos, como um aumento significativo da oferta de vagas nas creches e a democratização do ensino superior.

Como era coisa de 1º de abril, ninguém na conferência disse de onde iria sair o dinheiro. Mas, afinal, para que elegemos congressistas? Eles que descasquem o abacaxi.

 

Via Direta

*** O município de Mirante da Serra aposta forte no pescado *** O Departamento Penitenciário Nacional –Depen esta lançando um programa de leitura para os apenados*** O nome do programa é sugestivo: uma janela para o mundo *** Muitos deputados e senadores podem se rebelar contra o Palácio do Planalto pelo corte das emendas parlamentares *** Ocorre que eles já tem compromissos assumidos com suas bases.    

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)