Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/03/09


 

Oposição desconfiada

Uma coluna sem papas na língua 12/03/09 - Gente de OpiniãoConversei com lideranças da oposição e a maioria disse não acreditar que o candidato ao governo de Ivo Cassol seja João Cahula. A maioria dos consultados acredita que Ivo esta segurando uma carta na manga. Mas então quem seria o nome? Acham que mais a frente pode aparecer o nome do atual prefeito de Ji-Paraná, o ex-governador José Bianco.

Cassolistas desconfiados

Se na oposição, existem desconfianças sobre o projeto governista para 2010, o que dirá os cassolistas quanto aos planos da oposição? As lideranças das legendas satélites de sustentação ao governo estadual acham que as diferenças entre PT e PMDB são para inglês ver e que ao final sai uma dobradinha PT/PMDB.

Sucessão estadual

Depois de várias tentativas, pelo que se viu ontem em Brasília, o governador Ivo Cassol (através de aliados) finalmente conseguiu tomar as rédeas dos tucanos em Rondônia. Para quem chegou a ser expulso da legenda há cinco anos atrás, volta em Uma coluna sem papas na língua 12/03/09 - Gente de Opiniãogrande estilo e com toda a força, para representar o presidenciável José Serra e comandar uma grande coalizão para enfrentar a aliança PT/PMDB.

Comissão executiva

Uma nova comissão Executiva será nomeada no PSDB para tratar das alianças regionais. Segundo o que se apurou, o atual vice-governador João Cahula deve assumir a presidência do Diretório Estadual dos tucanos. O novo comando terá três deputados estaduais Jidaias Tziu, Euclides Maciel e Maurinho Rodrigues. Da velha guarda, Aparício Carvalho, João Coelho e o deposto Hamilton Casara.


Equipe de peritos

O Grupo Castro contratou equipe de peritos de engenharia de São Paulo para avaliar os estragos que ocorreram no edifício Aquárius. Ao final, o resultado será divulgado a imprensa, com o veredito, dando uma satisfação aos condôminos e a opinião pública. Já é alguma coisa, a demora de uma satisfação estava causando grave crise de credibilidade ao grupo.

A credibilidade

A questão do edifício Aquárius é delicada. Se o grupo quiser restaurar a confiança e a credibilidade perante a população e salvaguardar uma carreira política promissora – que é do Emerson – vai ter que sacrificar o edifício e indenizar os compradores. Se fizer diferente não vende mais nada na praça e liquida precocemente a carreira política do vice-prefeito. E já demorou.

Grande Dia

Finalmente, hoje, é o grande dia da visita do presidente Lula as suas maiores obras no Brasil atualmente, as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Lula desembarca em Porto Velho acompanhado de grandes estrelas do palácio do Planalto e vai aproveitar gravar para o programa do partido a entrega de escrituras do programa de regularização fundiária urbana de Porto Velho. Sobrinho em alta.

A regularização

O presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) vai entregar documento nesta quinta-feira ao presidente Luis Inácio Lula da Silva pedindo agilidade na regularização fundiária no estado, especialmente nos conflitos existentes na região de Machadinho do Oeste, no Vale do Jamari.

A criminalidade

A elevada taxa de criminalidade em Porto Velho tem muito a ver com 2 mil fugitivos a solta perambulando pela capital. Boa parte dos assaltos e arrombamentos que ocorre nestas bandas, tem a ver com algum fugitivo, quando não aqueles apenados que saem da Colônia Penal Enio Pinheiro para aprontar na cidade em pleno dia, voltando, à noite com o butim, para dormir no presídio.



Do Cotidiano

Primeiras definições

Uma coluna sem papas na língua 12/03/09 - Gente de OpiniãoEnquanto em alguns estados, já temos pré-candidatos aos governos estaduais já correndo trecho, em Rondônia o quadro político continua nublado, por conta de pendências judiciais e de indefinições partidárias. O próprio governador Ivo Cassol ainda ontem escolhia o partido pelo qual vai disputar uma vaga ao Senado no ano que vem.

No entanto, as primeiras definições são governistas em Rondônia. Para acalmar as bases das agremiações que lhe dão sustentação, o governador Ivo Cassol acaba de escalar seu time para as eleições de 2010. Ele próprio vai concorrer ao Senado, lançando seu atual vice-governador João Cahula ao governo e o deputado estadual Jidaias Tziu para o Senado (serão duas vagas a serem renovadas em 2010).
Ivo gosta de desafios. Quer repetir Teixeirão que elegeu três senadores em 82, ou Bianco que levou Amorim ao Senado na sua garupa nas eleições de 94.

Do lado do PT, caso Fátima Cleide assuma o lugar de Ivo Cassol (devido ao processo de cassação que corre), ela terá a primazia de disputar o governo. Caso contrário, o candidato petista ao Palácio Presidente Vargas será o atual prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, tendo um vice indicado pelo PMDB. É uma coalizão poderosa que vem de vitórias significativas nas eleições municipais der 2008.

Nos meios políticos acredita-se que tanto o PT como o PMDB vão acabar se acertando e que as rusgas existentes não passam de jogo de cena. Juntos, PT e PMDB, se mostram fortes. Separados podem se transformar em presas a serem digeridas pela coalizão situacionista.

Uma terceira via, um nome alternativo a estes dois agrupamentos tem surgido nas úlrtiams semanas. Embora nem toque no assunto, o ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná já dá pinta que vai entrar para valer no processo eleitoral de 2010.

Veterano na política, catimbeiro como um centro-avante argentino em disputa da Copa Libertadores, Bianco vai armando seu bote. Ele seria o candidato do agrupamento DEM/PSDB/PPS, partidos unidos nacionalmente na campanha do presidenciável tucano José Serra.

Também dependendo de definições, como assumir o Senado na vaga de Expedito Junior, está Acir Gurgacz, ex-prefeito de Ji-Paraná, atual presidente regional do PDT. Sua ascensão ao Senado vai lhe tornar um candidato natural ao governo do estado, mesmo porque foi o candidato ao Senado mais votado nos principais colégios eleitorais do estado em 2008, como Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. É isso aí, por enquanto.



Via Direta

*** Já no alto clero da Assembléia Legislativa, o deputado José Amauri (PMDB-Jaru) mandou reformar seu gabinete *** Afinal, agora pertence às castas superiores do parlamento estadual *** Desde ontem os canteiros das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio estão ornamentados para receber o presidente Luis Inácio Lula da Silva *** Será uma grande festa dos petistas...

Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br 
csperanca@enter-net.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)