Terça-feira, 12 de abril de 2011 - 06h11
Escolas e hospitais
É oportuno o projeto de lei, que começa a tramitar na Assembléia Legislativa, que obriga a instalação de detector de metais nas escolas e nos estabelecimentos hospitalares. A proposta é do deputado Valter Araújo (PTB), presidente do parlamento estadual, inspirado na tragédia ocorrida recentemente no Rio de Janeiro.
Armas e fugas
Justifica-se a medida em Rondônia. Nas escolas, porque a cada dia aumenta a incidência de armas encontradas, o que já te causado tragédias locais entre os jovens. E nos hospitais, pelas sucessivas tentativas de fugas de presos para tratamento médico. E a cada tentativa, pacientes, médicos e enfermeiros se arriscam a perder a vida.
Donadons festejam
Com a provável posse do deputado estadual Marcos Donadon (PMDB-Vilhena), substituindo David Chiquilito Erse (PC do B) durante a semana, teremos um novo recordista de mandatos consecutivos no parlamento estadual: Marcos cumprirá seu quinto mandato. Ainda na sua primeira gestão foi acusado de saquear os cofres do Legislativo.
Os 100 dias
Esquecendo, por conveniência, que os problemas enfrentados pela atual gestão estadual, em áreas essenciais como segurança, saúde e educação, são legado dos seus quase oito anos de administração, o ex-governador, atualmente senador Ivo Cassol (PP-RO) desceu a ripa ma gestão “Nova Rondônia” em discurso no Congresso. É a oposição mostrando os dentes...
Buscando espaço
O PR, sob o comando do ex-deputado federal Miguel de Souza cobra agora espaço da legenda na gestão Confúcio Moura, leia-se uma secretaria. A sigla esteve na coalizão que sustentou a candidatura do mandatário no segundo turno e tem nos seus quadros a esposa do ex-senador Expedito Júnior, Val Ferreira.
Recorde de creches
Com apoio da presidente Dilma Roussef, o prefeito Roberto Sobrinho vai se afirmar como prefeito recordista na construção de creches no estado em todos os tempos. Serão 8, ao todo e a maioria com verbas federais. Sua maior marca, no entanto, é na regularização fundiária. Mesmo assim também sofre seus desgastes, né?: reajuste de tarifas, IPTU caro, buracos etc.
A homenagem
Em sessão solene, a Câmara Federal presta homenagem póstuma hoje, ao ex-deputado Eduardo Valverde, que foi também presidente regional do PT. A iniciativa é do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), com respaldo de toda bancada federal. Uma justa homenagem a um dos políticos mais corretos que já tivemos nestas paragens.
Código florestal
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) da Frente da Agropecuária e a classe política rondoniense protestam contra a indecisão do governo federal em aprovar o projeto do Código Florestal Brasileiro. Alguns estados, como SC, PR e RO já se preparam para elaborar seus próprios códigos florestais.
Do Cotidiano
Os jovens baderneiros, incapazes de entender o que o corre em suas vidas e aparentemente “casos perdidos” precisam levar chumbo? É o que esbraveja a mentalidade fascista, mas, a julgar por uma pesquisa científica promovida pela professora Kelly Polido Kaneshiro Olympio, eles apresentam esse comportamento antissocial porque já levaram chumbo.
A pesquisa foi apresentada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) como tese de doutorado da professora Kelly Olympio. Ela demonstra a existência de uma importante associação entre a exposição a chumbo e o comportamento antissocial em adolescentes.
Pelo ineditismo no Brasil e implicações que o estudo poderá apresentar, revolucionando até a forma de encarar a rebeldia juvenil em certas condições na sociedade brasileira, a pesquisa foi premiada pela União Internacional de Toxicologia.
O estudo, realizado em parceria com pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da universidade, analisou as concentrações de chumbo presentes no esmalte dentário de 173 adolescentes residentes em bairros de baixa condição socioeconômica.
O objetivo foi investigar uma possível associação entre a concentração de chumbo presente no esmalte dentário, marcador biológico escolhido por refletir a exposição ao metal, de adolescentes e o estabelecimento de comportamento antissocial.
Verificou-se uma forte associação entre exposição a chumbo e estabelecimento de morbidade psiquiátrica na amostra analisada, como problemas de socialização, quebras de regras sociais e queixas somáticas, que são problemas de saúde sem causa médica conhecida.
Os resultados corroboram pesquisas anteriores realizadas nos Estados Unidos, mas é a primeira desenvolvida no Brasil, portanto dentro de uma realidade socioeconômica e cultural bastante distinta da norte-americana. Incluindo os diversos fatores de risco sociais e familiares para o estabelecimento dos problemas encontrados na análise estatística, a exposição ao chumbo se mostrou um dos fatores de risco mais importantes.
Os vários efeitos prejudiciais à saúde causados pela contaminação por chumbo e confirmados pela pesquisa alertam para a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas que previnam a contaminação da população brasileira por esse metal.
Via Direta
*** Novo partido, o PSD será lançado oficialmente nesta quarta-feira em Brasília *** O casal Raupp participou no final de semana das solenidades alusivas ao 82º aniversário de Guajará Mirim *** Bem reforçado, o aterro da Avenida Farquar, em Porto Velho, não foi atingido pela cheia do Rio Madeira no final de semana.