Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 12/08/10


 

Jogo de estratégia

Enquanto os clãs políticos de Rondônia tiverem algum parente em condições de passar pelo projeto ficha limpa, dificilmente serão extintos no estado. Está mais do que provado que os Muletas tem força para eleger parentes na Bacia Leiteira, os Amorim no Vale do Jamari, os Oliveira na Zona da Mata e os Donadons no Cone Sul.

 

Novas escalações

 Os Muletas atingidos pelo Projeto Ficha Limpa, mais inteligentes, nem entraram na peleja, para evitar maiores desgastes. Escalaram logo o jovem Rafael dos Muletas, enquanto que os Oliveiras lançaram o vereador Jean, ambos com a ficha limpa. Amorim tem uma filha como alternativa, para alguma eventual mudança, enquanto que os Donadons tem a esposa do deputado Marco Antonio como opção.

 

Pontos fortes

Já se podem identificar os pontos fortes dos candidatos ao governo em Rondônia. O peemedebista Confúcio Moura tem sua melhor performance no Vale do Jamari e Bacia Leiteira; o tucano Expedito Junior na Zona da Mata e Rota- 429 (médio Guaporé); o petista Eduardo Valverde na capital. O governador João Cahulla (PPS) vai bem no voto rural. Já, Marcos Sussuarana do PSOL ainda esta paradão.

 

Recursos da transposição

Proposta de autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), prevê um percentual de 50 por cento dos recursos originados com a transposição, sejam destinados para reajustes salariais dos servidores públicos estaduais. Jesualdo afirma que o segmento é uma das molas propulsoras do estado e precisa ser melhor aquinhoado.

 

Segurança pública

A Câmara Federal deve votar na próxima semana Proposta de Emenda a Constituição –PEC que cria a Polícia Penal. A matéria prevê o direito para os agentes penitenciários de serem enquadrados como membros da segurança pública, e, por conseguinte, uma significativa equiparação salarial dentro do segmento.

 

Coalizão otimista

Para enfrentar as poderosas chapas de candidatos a ALE-RO do PMDB, PP e do PT, foi formada uma coalizão de forças entre o PDT/DEM/PC do B e PRTB. A expectativa é que esta somatória de forças eleja pelo menos três parlamentares. Integram a nominata, o deputado Davi Chiquilito, o ex-deputado Leudo Buritis, o vereador Saulo, o empresário Gebrim, o ex-deputado Silvernani Santos, o ex-prefeito Adelino Folador, entre outros.

 

Caciques na briga

Foi uma boa sacada dos meios de comunicação que decidiram realizar debate entre os candidatos ao Senado. Na verdade, um debate entre o ex-governador Ivo Cassol (PPS) e os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT) (ainda tem Agnaldo Muniz e Melki Donadon) pode chamar mais atenção  do que o confronto envolvendo a disputa ao governo. Afinal eles são os caciques da política.

 

Tem explicação!

Adversários acreditavam que pelo fato da senadora Fátima Cleide (PT) ter o apoio dos gays, e com isso forte rejeição no meio evangélico – Rondônia é um dos três estados mais evangélicos do país – sua candidatura desabaria pesadamente por aqui. Mas pesquisas recentes mostram que os dois segmentos do eleitorado já têm o mesmo peso no Brasil. Fátima esta no páreo.

 

Índios indigentes

Numa boa matéria da repórter Cyntia Dias, deste Diário, foi evidenciada a indigência em que vivem os índios karitianas e Karipunas, que deixaram suas tribos para acampar na sede da desacreditada Funai, cuja administração regional foi extinta em Porto Velho. Os índios penam com a saúde e educação e só os enfermos estão recebendo alimentação.

 

 

Do Cotidiano

Plano de Educação

A Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovou a ampliação de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País destinado à educação ao ano, de forma que se atinja o patamar de 7% do PIB em 2011 e 10% em 2014.

Se não dermos atenção a duas pulgas, uma atrás de cada orelha, podemos acionar as vuvuzelas e comemorar.

A primeira pulga está na data “tabu” em que se deu a aprovação da proposta: 1º de abril deste ano, data que lembra mentira e ditadura. A segunda, no fato de que os mais luminosos discursos e as mais maravilhosas decisões oficiais neste País raramente correspondem à prática ou se concretizam.

Se seguirmos os passos da Justiça, que pôs uma pedra definitiva sobre as torturas e assassinatos dos Anos de Chumbo, poderemos considerar tais mazelas coisas de um passado que não volta mais. Assim resolvido, caberia dar um crédito de confiança no mínimo à nossa própria capacidade de cobrar o cabal cumprimento da medida e festejar essa disposição como uma conquista mil vezes mais valiosa que qualquer Copa.

A proposta foi incluída pelo MEC no novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para vigorar de 2011 a 2020, desde que devidamente aprovado pelo Congresso Nacional. Oficialmente, o Brasil investe 5,1% de seu PIB na educação, embora alguns provavelmente maus patriotas e catastrofistas acreditem que se apurar bem não passará muito de 4%.

Se mais uma vez afastarmos da mente viciada em passado e memória a teimosa presença do 1º de abril, acreditaremos piamente que, nos moldes do que foi decidido pelo Conae, a educação básica em tempo integral será uma realidade em todo o País até 2014, haverá garantia de oportunidades igualitárias para jovens deficientes, a valorização de profissionais e aumentos de salários. Além disso, outros pontos não menos sugestivos, como um aumento significativo da oferta de vagas nas creches e a democratização do ensino superior.

Como era coisa de 1º de abril, ninguém na conferência disse de onde iria sair o dinheiro. Mas, afinal, para que elegemos congressistas? Eles que descasquem o abacaxi.

Mas descasquem bem, com muito cuidado, para não atirar fora as partes suculentas da polpa juntamente com o descarte das cascas, uma vez que estamos diante de um desafio digno do famoso carcará da poesia, do qual não se pode fugir, desde que se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come: não acertar desde logo a estrutura da educação vai significar para o Brasil uma humilhante reprovação na escola do desenvolvimento.

 

Via Direta

*** O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho espera concluir pelo menos um viaduto até o final do ano *** Para tanto as obras poderão ser reativadas ainda em agosto *** Os petistas e peemedebistas preparam uma grande recepção para o presidente Lula nesta sexta-feira *** Afinal, no âmbito nacional estão no mesmo palanque.

 Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)