Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/02/10


 
 
Festa dos Jericos
 
A Corrida Nacional dos Jericos Motorizados vai atrair neste final de semana em Alto Paraíso, no Vale do Jamari, milhares de pessoas e políticos de todos os credos. O prefeito Romeu Reolon (PMDB) disse que a cidade esta preparada para receber os visitantes. Na falta de hotéis, haverá também áreas de acampamento disponíveis pra os turistas.
 
Ponta do Abunã
 
Com lideranças de três distritos trabalhando contra, o plebiscito que visa obter o “sim” da população do município de Porto Velho para a emancipação da Ponta do Abunã, marcado para o próximo dia 28 deste mês pelo TRE já envolve o apoio de todos os partidos políticos, além do apoio do governador Ivo Cassol, do presidente da ALE Neodi Carlos e do prefeito Roberto Sobrinho.
 
Rivalidades tribais
 
O futuro município da Ponta do Abunã, que terá sede em Extrema, a localidade mais populosa e mais estruturada da região, tem oposição dos distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre e Nova Califórnia que vão fazer parte da nova municipalidade. Ocorre que com a medida terão mais dificuldades para se emancipar futuramente.
 
Confúcio acampando
 
Por se tratar de uma eleição regionalizada, cada candidato faz as suas contas na peleja pelo Palácio Presidente Vargas. Bem postado na Grande Ariquemes e Bacia leiteira, o pré-candidato do PMDB Confúcio Moura tem acampado na capital, que por contar com o maior eleitorado do estado vai ser decisivo para quem pretende seguir em frente, numa previsível eleição em dois turnos.
 
Bom entendimento
 
A presença do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na festa em que o PMDB recepcionou o 1º Vice presidente do Diretório Nacional do partido Valdir Raupp, sinaliza ao menos, que os postulantes da oposição mantém um bom entendimento e que se não houver acordo agora, com certeza estarão juntos num eventual segundo turno.
 
Sonho de consumo
 
O sonho de consumo do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS) é disputar uma vaga ao Senado, com o apoio do governador Ivo Cassol, em dobradinha. Ele oferece em contrapartida, o respaldo do clã Donadons – ele e os irmãos deputados do PMDB – para o candidato da base aliada, seja Cahulla, Expedito ou Neodi.
 
Tem dois na fila
 
Para se acertar com a base governista, no entanto, Donadon vai ter que entrar na fila. O deputado estadual Jidaias Tziu e o prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni estão na fila para fazer a dobradinha ao Senado com o governador. Quem vai levar a melhor? Moreira Mendes ainda mantém esperança...
 
A blitz de Cahulla
 
A blitz do vice-governador João Cahulla (PPS) no interior do estado começa a dar resultados, não apenas por influência do apoio do governador Ivo Cassol. O envolvimento dos deputados estaduais e federais da base aliada, estão puxando pra cima Cahulla no interior. E ele cresce na seara de Expedito e não na lavoura dos candidatos oposicionistas.
 
Estratégia governista
 
A grande verdade é que Cahulla começa a dar sinais de vitalidade surpreendendo até, em algumas regiões, como no Vale do Jamari. Inegavelmente a máquina governista tem a sua força e não pode ser subestimada, ainda mais num estado onde os últimos costumam acabar em primeiro, como tem ocorrido em eleições passadas.
 

Do Cotidiano
 
Satélite chinês, técnicos brasileiros
 
Este ano e em 2013, haverá nos céus algo além dos aviões de carreira para se somar a uma crescente população de satélites: o modelo Cbers-3, que entra logo em operação, e o Cbers-4, dentro de três anos.

Nem em mandarim nem em português, Cbers é uma sigla formada pelo trivial inglês: China-Brazil Earth-Resources Satellite (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Trata-se de uma parceria iniciada em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. Os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. 

O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador.

Essa parceria une os dois pólos dos chamados “BRICs”, os países emergentes fadados a ser não grandes, mas também ricas nações: Brasil, Rússia, Índia e China. O sucesso desse trabalho comum entre China e Brasil no campo tecnológico sinaliza para a possibilidade de desenvolver novos projetos futuramente.

O projeto está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), localizado em São José dos Campos (SP). Os testes do modelo mecânico dos satélites já foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, reunindo os técnicos brasileiros e uma equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Sua tarefa, no início de fevereiro, foi simular, com ensaios vibratórios e acústicos, as condições que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento.

Os Cbers -3 e 4 receberam no módulo Carga Útil quatro câmeras (câmera PanMux, câmera multi espectral, imageador por varredura de média resolução e câmera imageadora de amplo campo de visada) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que das versão anteriores.

Mil e uma utilidades −
Os satélites se destinam à monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.

 
Via Direta

*** O presidenciável Jose Serra começa montar palanques nos estados
*** No PR e no PI, ele esta acertando composições e alianças *** Uma Frente de Esquerda começa se formar em vários estados unindo PSOL, PSTU e PCB *** Por infidelidade partidária o deputado Carlos Gomes (RS) teve o mandato cassado *** Será que a justiça eleitoral de lá é diferente da de Rondônia?    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)