Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 05h01
Clima de otimismo
Passada a Copa do Mundo, os governadoraveis se atiram à disputa do Palácio Presidente Vargas. O candidato do PMDB, ex-prefeito Confúcio Moura, terá um novo lançamento, neste dia 15, quinta-feira, para dar uma demonstração de força para a concorrência. Seu vice é Airton Gurgacz, do PDT, e também faz parte da aliança, o PC do B de Davi Chiquilito. Existe um clima de forte otimismo na coalizão.
Largada em Guajará
O candidato ao governo do Partido dos Trabalhadores-PT, Eduardo Valverde escolheu Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia, para sua largada de campanha. Na agenda do petista, que correu trecho ontem em Guajará e Nova Mamoré, esta uma caminhada na avenida Sete de Setembro, hoje à tarde em Porto Velho.
Alcaides mutreteiros
Recente levantamento da Controladoria Geral da União – CGU dá conta da existência de falhas em 95 por centro das licitações nas prefeituras brasileiras. Todo mundo sabia que os prefeitos são majoritariamente mutreteiros, mas não se esperava tanto. Pasmem: além de licitações fraudulentas já foram encontradas até nota fria com superfaturamento de pão.
Ano da biodiversidade
A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove hoje e amanhã, em Brasília, o seminário “Ano Internacional da Biodiversidade: Os Desafios para o Brasil”. O evento será no anexo 2 e demonstra todo interesse do Congresso Nacional em levar com mais seriedade a questão do meio ambiente no país.
Temas em discussão
Entram em discussão no seminário assuntos de grande importância, tais como os riscos e impactos que empreendimentos de infra-estrutura podem causar á biodiversidade; o perigo das espécies invasoras; o estado de conservação dos principais biomas brasileiros; a oportunidade de se associar a atividade turística e a conservação das espécies e a ameaça das mudanças climáticas que tem se revelado um verdadeiro caos em todo planeta.
Chapões na briga I
Dos candidatos ao governo do estado, se vê uma briga boa à Câmara dos Depurados entre as coligações lideradas por João Cahula, Confúcio Moura e por Eduardo Valverde. Na coalizão governista existem dois deputados federais buscando a reeleição – Moreira Mendes (PPS) e Lindomar Garçon (PV) – e mais nomes de peso, como o ex-deputado federal Nilton Capixaba. (PTB).
Chapões na briga II
Na aliança do PMDB, além dos dois deputados federais Marinha Raupp e Natan Donadon, o partido é reforçado com o ex-ministro Amir Lando e a vice-prefeita de Cacoal Raquel Carvalho. O PT aposta suas fichas na reeleição do deputado federal Anselmo Cordeiro (Jipa), na reeleição de Mauro Nazif (que esta nesta coligação) e no sucesso de Israel Xavier, o candidato do prefeito Roberto Sobrinho, na capital.
Carrada de ex-prefeitos
È uma verdadeira carrada de ex-prefeitos disputando cargos eletivos nesta temporada. Na capital, Carlinhos Camurça e José Guedes entram na briga; em Ariquemes Daniela Amorim (a federal) e Francisco Sales (Assembléia Legislativa), em Ouro Preto Carlos Magno (a federal), em Rolim de Moura Milene Mota, em Cacoal Sueli Aragão, em Espigão do Oeste Lucia Tereza, as três mirando a Assembléia Legislativa. E por aí vai.
Do Cotidiano
Reprovado em educação
Muito melhor que uma Copa do Mundo de posse transitória foi a grande conquista deste 2010: a Conferência Nacional de Educação (Conae) aprovou a ampliação de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País destinado à educação ao ano, de forma que se atinja o patamar de 7% do PIB em 2011 e 10% em 2014.
Se não dermos atenção a duas pulgas, uma atrás de cada orelha, podemos acionar as vuvuzelas e comemorar.
A primeira pulga está na data “tabu” em que se deu a aprovação da proposta: 1º de abril deste ano, data que lembra mentira e ditadura. A segunda, no fato de que os mais luminosos discursos e as mais maravilhosas decisões oficiais neste País raramente correspondem à prática ou se concretizam.
Se seguirmos os passos da Justiça, que pôs uma pedra definitiva sobre as torturas e assassinatos dos Anos de Chumbo, poderemos considerar tais mazelas coisas de um passado que não volta mais. Assim resolvido, caberia dar um crédito de confiança no mínimo à nossa própria capacidade de cobrar o cabal cumprimento da medida e festejar essa disposição como uma conquista mil vezes mais valiosa que qualquer Copa.
A proposta foi incluída pelo MEC no novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para vigorar de 2011 a 2020, desde que devidamente aprovado pelo Congresso Nacional. Oficialmente, o Brasil investe 5,1% de seu PIB na educação, embora alguns provavelmente maus patriotas e catastrofistas acreditem que se apurar bem não passará muito de 4%.
Se mais uma vez afastarmos da mente viciada em passado e memória a teimosa presença do 1º de abril, acreditaremos piamente que, nos moldes do que foi decidido pelo Conae, a educação básica em tempo integral será uma realidade em todo o País até 2014, haverá garantia de oportunidades igualitárias para jovens deficientes, a valorização de profissionais e aumentos de salários. Além disso, outros pontos não menos sugestivos, como um aumento significativo da oferta de vagas nas creches e a democratização do ensino superior.
Como era coisa de 1º de abril, ninguém na conferência disse de onde iria sair o dinheiro. Mas, afinal, para que elegemos congressistas? Eles que descasquem o abacaxi.
Mas descasquem bem, com muito cuidado, para não atirar fora as partes suculentas da polpa juntamente com o descarte das cascas, uma vez que estamos diante de um desafio digno do famoso carcará da poesia, do qual não se pode fugir, desde que se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come: não acertar desde logo a estrutura da educação vai significar para o Brasil uma humilhante reprovação na escola do desenvolvimento.
Via Direta
*** Com muitos candidatos a deputado ainda em dívida com a documentação perante o TRE a expectativa é que uma pá deles fique de fora das paradas em Rondônia *** A massa falida do Banco do Estado de Rondônia -BERON esta cobrando na justiça um importante candidato ao governo *** Que coisa feia: logo, logo a concorrência descobre os editais de citação nos jornais e faz uma festa...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri