Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 13/08/10


Todas as atenções

Uma coluna sem papas na língua 13/08/10 - Gente de OpiniãoEm Rondônia todas as atenções hoje estão voltadas à visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva, que desembarca em Porto Velho, desenvolvendo visitações a obras e compromissos partidários. O PT quer aproveitar a presença do presidente para abrir uma verdadeira blitz no estado, mas o PMDB também terá seu quinhão de carinho, devido a influencia do partido na esfera nacional.

 

Mãe Joana

Gente de OpiniãoPelo menos dez estados brasileiros estão desrespeitando o projeto Ficha Limpa e jogando no lixo as denuncias do Ministério Público Eleitoral e do Movimento Contra a Corrupção. A coisa virou uma casa da mãe Joana e o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral–TSE admite que até nas instâncias superiores alguns fichas sujas poderão escapar. É lamentável.

 

Em sintonia

Gente de OpiniãoEm Rondônia a sintonia tem sido grande entre o Ministério Público e a sociedade e o TRE tem dado um exemplo para o país em termos de moralização, ao contrário de São Paulo, onde se vê a liberação para a eleição do notório Paulo Maluf, um dos símbolos da corrupção brasileira e no Pará, que tem como grande ficha suja, o ex-governador Jader Barbalho se safando.

 

Participação expressiva

Gente de OpiniãoO vice do candidato ao governo Confúcio Moura, o empresário Airton Gurgacz tem  uma participação expressiva na campanha da coalizão denominada “Aliança Por Uma Rondônia Melhor”. Seja nas caminhadas, nas visitações ou comícios, o pedetista tem sido uma força propulsora na campanha da coalizão liderada pelo peemedebista.

 

Estamos fritos!

Uma coluna sem papas na língua 13/08/10 - Gente de OpiniãoO mago do tempo Daniel Panobianco tem previsões nada otimistas para a próxima semana. O que não está nada bom – as queimadas, com grossas camadas de fumaça que tomaram conta do céu do estado – poderá piorar ainda mais com a chegada de uma nova frente fria e a baixa umidade relativa do ar. Haja estiagem que não acaba, calor, e doenças respiratórias.


 

 
 

Uma coluna sem papas na língua 13/08/10 - Gente de Opinião


 A paternidade

Agora, na falta de mais nada para se disputar, entre a prefeitura de Porto Velho e o governo do estado, teremos o caso da pendenga pela paternidade da pavimentação do prolongamento da Avenida Farquar. O prefeito Sobrinho já fez o aterro e o governador Cahulla anunciou a entidade do bairro que fará a pavimentação nos próximos 30 dias. Será um trabalho em parceria, ou uma disputa de paternidade?

 

Pausa na campanha

Gente de OpiniãoOs oito deputados federais rondonienses darão uma pausa na campanha na próxima semana para o esforço concentrado marcado pelo presidente da Casa de Leis Michel Temer visando à votação das MPs que capitalizam o BNDES e o piso salarial de policiais e bombeiros. Outras matérias também entrarão em pauta, como as MPs pra a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. As votações serão terça e quarta-feira.

 

Predadores em ação

Gente de OpiniãoFortes predadores dos deputados estaduais da capital, os vereadores Zequinha Araújo, José Hermínio, Cláudio Carvalho, Mariana Carvalho, Epifânia Barbosa e outros, trabalham forte na periferia de Porto Velho. A cada eleição para a Assembléia Legislativa, a Câmara Municipal emplaca pelo menos dois representantes. E a parada esta bem mais dura nesta temporada.

 
 

Uma coluna sem papas na língua 13/08/10 - Gente de Opinião


Urge e ruge...

Daqui a pouco, caros amigos leitores cara-pálidas de Porto Velho, vai começar o inverno amazônico e aí sim que as pontes, viadutos, aterros, obras de infra-estrutura de água e esgoto vão acabar parando de vez. É típico em Rondônia: não se fazem as coisas no verão, quando o tempo ajuda, e no inverno se aproveita para usar a surrada desculpa das chuvas. O tempo urge e ruge...

          

 

Do Cotidiano

Cenas recorrentes

 Um sujeito simplório aborda uma senhora de ares domésticos e polidamente pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio. O bilhete premiado é mostrado confiantemente e, com ele, a comprovação do acerto e o valor do prêmio. A cena tem se repetido de Rondônia ao Rio Grande, do Paraná ao Ceará.

A caminho da Caixa Econômica, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor, pois precisa se apressar para socorrer um familiar doente ou coisa parecida, como ter deixado os documentos pessoais “no sítio”. A vítima, achando que vai levar vantagem, dá dinheiro ao golpista e só vai perceber o logro ao tentar receber o suposto prêmio.

Numa sofisticação do golpe, no meio da conversa aparece um comparsa que fingiu ouvir a conversa e se diz pronto a comprar o bilhete. A vítima, acreditando que vai perder um bom negócio, alega preferência. O comparsa checa com o celular se os números supostamente premiados são verdadeiros e a rede se fecha.

Com o advento da informática, as malandragens também assumiram uma expressão cibernética. Há inúmeros golpes no ar, tanto através do temível phishing, que pode se dar com o roubo de senhas das contas bancárias, quanto de supostas ofertas vantajosas envolvendo dinheiro de princesas africanas, carrões e gadgets da moda.

 Um dos golpes que mais funciona é o do uso “grátis” por algum período. A pessoa aceita, preenchendo cadastros, e depois de vencido o período se surpreende com uma cobrança em seu cartão de crédito. Quando vai reclamar, o responsável pelo serviço prestado alega que ao final do período de gratuidade a pessoa deveria cancelar o serviço, pois uma das cláusulas do contrato determinava que o cliente aceitaria o serviço pago ao final do período gratuito.

Por que as pessoas caem tão facilmente nesses golpes, se a própria lógica aconselha a desconfiar de facilidades e ofertas generosas demais?  Para o professor Walter Carnielli, do Departamento de Filosofia e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o malandro realmente aplica o golpe, mas nós caímos traídos por nossa própria maneira de pensar.

 

Via Direta

Gente de Opinião *** O crescimento da campanha de Epifânia Barbosa nos bairros da capital já desperta ciumeira entre os petistas *** Na verdade, existe um baita processo de autofagia na disputa de cadeiras á Assembléia Legislativa no âmbito partidário *** Com a ex-prefeita Sueli Aragão indeferida, o caminho ficou aberto para Glaucioni Nery  em Cacoal *** O PSDC é que festeja.

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)