Sábado, 14 de fevereiro de 2009 - 07h30
Cargos em disputa
A Assembléia Legislativa retoma os trabalhos na próxima terça-feira tendo em pauta a eleição dos dois cargos vagos na Mesa Diretora, deixados por Alex Textoni que se elegeu prefeito em Ouro Preto (que fria, heim?) e Chico Paraíba (que mamata, heim?) que foi emplacado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado -TCE.
Dois candidatos
Para os dois cargos – 2º vice-presidente e 4º secretário respectivamente, já existem dois postulantes: os deputados Valter Araújo (PTB-Porto Velho) e José Amauri (PMDB-Jaru). Mas a previsão é que entrem mais interessados pelas funções, devido aos regalos destinados aos ocupantes da Mesa Diretora, o chamado alto clero do Poder Legislativo.
SOS PSDB
Esta tudo pronto para os novos aliados palacianos conquistado$ recentemente no âmbito do partido, dar o bote no comando estadual do PSDB rondoniense. Vamos ver se o Diretório Nacional vai aceitar a estratégia de ocupação que visa dar sustentação aos candidatos ao governo e ao Senado dos cassolistas.
Jogo de estratégia
Os tucanos insurrectos já tem até data marcada para começar a trocar o atual comando e adaptar o partido as conveniências das forças invasoras. É mais uma entrada goela abaixo, uma tradição na política rondoniense, e a transformação de um partido de ponta no âmbito nacional numa simples sigla de barriga de aluguel – como já foi em 2002.
Oito governadores
É uma verdadeira penca de governadores com pendências na justiça eleitoral e que podem ser cassados já na próxima semana pelas instâncias superiores, ou seja, o STF. Um dos casos mais complicados é o de Cássio Cunha Lima, da Paraíba, que já chegou até a ser afastado do cargo. Em Rondônia, o governador Ivo Cassol se mostra otimista com o desfecho do seu processo.
A necessidade...
A omissão dos vereadores de Porto Velho na gestão passada acabou gerando desgastes para a atual legislatura no episódio do reajuste da tarifa de coletivos. Por este motivo, a partir de agora, os vereadores atuais também querem opinar a respeito do aumento. Se dependesse dos edis atuais - menos os petistas que aprovaram a medida - o reajuste não teria sido tão pesado.
...faz o sapo pular!
Coube ao PC do B a tomada de consciência na Câmara de Vereadores de Porto Velho. A bancada comunista exige modificações na forma de cobrança e quer uma revisão no preço anunciado pela municipalidade. E tinha gente já falando que os vereadores da capital seriam vacas de presépio de novo! A renovação foi salutar.
Corrida de Jericos
Como todo ano, o governador Ivo Cassol e o presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) participam da Corrida de Jericos em Alto Paraíso. Assessoria do deputado Neide confirmou ontem sua presença, assim como o vice-governador João Cabula (PPS) e o senador Expedito Júnior (PR).
Bateria dos políticos
E provável que os políticos disputem uma bateria na corrida de Jericos, que acabe resultando numa vitória do governador Ivo Calçou. Mas Alto Paraíso hoje é um reduto do PMDB de Valdir Rap, que será recebido com todas as honras pelo prefeito Romeu Reolon, que bateu o candidato cassolista Altamiro. Se Raupp correr não vai querer fazer feio...
Temos a comemorar
Finalmente temos alguma coisa a comemorar. Porto Velho, um dos municípios que mais desmatava na Amazônia, teve uma drástica redução no último ano, mostrando que o rigor do Ibama tem dado resultado nesta região. A natureza agradece, pois com isso teremos menos queimadas ao longo de 2009.
Do Cotidiano
A qualidade de vida
Mesmo com os reforços de caixa do Plano de Aceleração de Desenvolvimento – PAC, o município de Porto Velho terá grandes desafios para serem enfrentados na próxima gestão, ao final desta década. Para alcançar a qualidade de vida almejada, serão necessários investimentos maciços em obras de infra-estrutura, desde a canalização de igarapés, a construção de uma rede de esgoto, a ampliação do sistema de abastecimento de água, encaminhar soluções para os problemas de um trânsito que se releva a cada dia mais infernal. até as demandas sociais como saúde, educação, moradia e transportes coletivos.
Objeto de um novo fluxo migratório, a capital rondoniense com seus 400 mil habitantes deve ultrapassar os 500 mil nos próximos dois anos. Acompanhar esse ritmo de crescimento não será fácil, já que a cidade ainda padece de equipamentos urbanos, além da pavimentação que falta atingir dezenas de bairros.
Ao meio de grandes obras já projetadas como a nova rodoviária e a implantação do terminal de transportes fluvial no porto do Cai N´Água, os portovelhenses penam com a falta de um sistema de drenagem eficiente. Durante o inverno amazônico boa parte da cidade se transforma num monumental igapó, exigindo da municipalidade um projeto de combate às alagações.
Por falta de planejamento municipal, pelas invasões de áreas ao longo da década de 80, a capital rondoniense teve uma ocupação desordenada. Por ser uma região baixa e alagadiça, a Zona Leste, não seria indicada para o programa de expansão, já que demandaria mais recursos do erário municipal no tocante a infra-estrutura, mas foi o que acabou ocorrendo, na administração José Guedes, com a farta distribuição de terrenos – uma verdadeira reforma urbana – aos milhares para os chamados sem-teto.
Enquanto o atual Plano Diretor procura corrigir as distorções do passado, o que se busca agora é o adensamento da cidade, com grandes clareiras abertas a especulação imobiliária. Numa cidade onde o Plano Diretor e o próprio Código de Posturas têm sido desrespeitados ao longo dos anos e, onde se joga até carcaças de geladeiras nos igarapés, bem que a mudança de atitude poderia começar com uma campanha de conscientização e cidadania.
Via Direta
***A guerra por cargos importantes tem causado uma verdadeira paralisia nos trabalhos legislativos no Congresso Nacional *** Em Rondônia, as atividades do Legislativo recomeçam na semana que vem *** A criminalidade volta a assustar neste inicio de ano em todo estado *** Com o tráfico de drogas rolando a solta a tendência é a violência continuar aumentando nestas bandas.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopinião.com.br
csperanca@enter-net.com.br
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,