Quarta-feira, 14 de julho de 2010 - 05h35
Em pé-de-guerra
Não bastasse a guerra de impugnações entre os candidatos ao governo em Rondônia, a Procuradoria Geral Eleitoral –PRE protocolou 234 pedidos de impugnação de candidatos, tentando varrer a maioria dos postulantes ao governo, sobrando apenas para a disputa, caso suas solicitações sejam atendidas, apenas Confúcio Moura (PMDB) e Marcos Sussuarana (PSOL).
Recorde de impugnações
Entre as impugnações solicitadas pela PRE estão desde fichas sujas até candidatos que não apresentaram os documentos exigidos pela justiça eleitoral no prazo determinado. Como se vê, teremos um verdadeiro recorde de impugnados, principalmente de postulantes à Assembléia Legislativa, onde se verifica o maior numero de atingidos. O bicho esta pegando.
Esforço concentrado
Depois que correu a informação de que o TER já contabilizou em Porto Velho 285 mil eleitores, ampliando consideravelmente sua força política no estado – é quase o numero de eleitores das regiões do Café, Zona da Mata e Cone Sul juntas – os candidatos ao governo de Rondônia não arredam o pé da capital. Teremos uma disputa palmo a palmo por aqui.
Agendas comprovam
As agendas dos candidatos ao governo comprovam a prioridade a campanha na capital: Confúcio desenvolveu ontem caminhadas nos bairros; o tucano Expedito Junior manteve reuniões por aqui, antes de partir para Itapoá; o petista Eduardo Valverde lançou sua campanha no comitê central; o governador João Cahulla se reuniu com seus coordenadores de campanha e o vermelhinho Sussuarana percorreu os órgãos de comunicação.
Os jogos de estratégia
Com pesquisas nas mãos os candidatos ao governo vão delineando os jogos de estratégia. O petista Eduardo Valverde, por exemplo, precisa ganhar bem na capital e apostar na fragmentação dos votos dos candidatos do interior – Confúcio, Expedito e Cahulla – para ter chances de ganhar uma vaga ao segundo turno. Os petistas entraram na campanha para valer nos últimos dias.
Firme no poleiro
No caso do tucano Expedito Junior, que vinha ponteando as pesquisas antes das definições oficiais dos candidatos, ele tem uma disputa à parte: ela acontece pelos votos cassolistas, a peleja pela herança do patrimônio eleitoral do ex-governador Ivo Cassol, que esta dividida entre ele e o governador João Cahulla.
Situação confortável
Mesmo com uma situação confortável nas regiões do Vale do Jamari e Bacia Leiteira, e ganhando forte impulso com apoio do DEM e do PDT na região central, o candidato Confúcio Moura praticamente acampou na capital, com objetivo de ganhar a ponteira. Bem articulado, o ex-prefeito de Ariquemes que já residiu em Porto Velho quando foi secretário de estado da Saúde já conta com forte respaldo nestas bandas.
O polvo Cassol
Já, o polvo-vidente Ivo Cassol (seria um primo distante do polvo Paul?) candidato ao Senado, previu há menos de 30 dias, vitória do governador João Cahulla em primeiro turno. Mas diante de dificuldade para manter a previsão, o oráculo rondoniense esta tratando logo de impugnar Expedito Júnior, concorrente direto de Cahulla – é a mesma faixa de votos – para melhorar suas chances de vitória.
A grande seca
Diante das evidências de sua maior seca nos últimos anos, a Amazônia começa a se organizar para se prevenir contra a baixa nos rios, enfrentar o problema de abastecimento de água nas cidades, desenvolver ações de prevenções contra as queimadas etc. Representantes do AC, RO e MT começaram a discutir no SIPAM, em Porto Velho, as alternativas de enfrentamento de uma já previsível crise.
Do Cotidiano
Um freio no anjo da morte
Vencer a morte tem sido um sonho da humanidade somente possível de realizar por meio de fantasias, ficção e misticismo. No fim das contas, vale o escrito: “Do pó vieste e ao pó voltarás”.
Mas o sonho igualmente valioso de prolongar a vida e diminuir o sofrimento humano vem colecionando uma sucessão de vitórias, das quais uma das mais recentes e impressionantes é uma pesquisa em torno da recuperação molecular que poderá conduzir a uma espécie de freio para o Anjo da Morte: um drible resolutivo no processo de falência múltipla dos órgãos com infecção generalizada.
A chave do milagre está no enfrentamento da sepse, uma das grandes causas de mortalidade. A sepse é um quadro de inflamação geral que se dá com um acúmulo de ataques bacterianos. A sepse é, basicamente, o contrário da assepsia, em que ocorre uma limpeza geral e consequente ausência desses organismos destrutivos. Procura-se evitar que a sepse tome conta do organismo humano, pois as possibilidades de tratamento eficaz são muito limitadas.
Felizmente, há uma luz no fim do túnel além das tradicionais narrativas de quase-morte em que os pacientes se referem a seres angelicais que os atraem para a imortalidade espiritual. Um estudo realizado por cientistas brasileiros e britânicos começa a desvendar os mistérios de importantes mecanismos fisiopatológicos da sepse, abrindo novas perspectivas terapêuticas.
As conclusões iniciais desse estudo apontam que uma nova citocina está na base dessa maravilhosa perspectiva de frear a morte segurando o impacto de sua “espada”, que chega na forma de um ataque sistêmico ao organismo, liquidando as defesas orgânicas.
As citocinas certamente seriam mais queridas por todos se suas incríveis performances fossem mais valorizadas. Elas têm uma vida bem curta para garantir que a nossa vida se prolongue. Em suma, é um grupo de moléculas que se esforçam para preservar os mecanismos de defesa do organismo, reduzindo a gravidade da condição inflamatória.
O nome do milagre é citocina IL-33, que existe no próprio organismo humano e tem a missão de restabelecer as funções do sistema imunológico. Grosso modo, a tarefa necessária é fazer com que a IL-33, como um atleta, seja devidamente treinada para melhorar seu desempenho.
Via Direta
*** O PSB se movimenta para reaver a vaga de deputado estadual assumida pelo comunista Davi Chiquilito empossado no lugar de Wilber Coimbra *** Davi estreou ontem em plenário, na convocação de sessões extraordinárias da Assembléia Legislativa *** Depois de sete atentados, o pioneiro Augusto Jerônimo acabou sendo assassinado na capital *** Esse realmente era corajoso: qualquer outro com “meio” atentado já teria mudado de bairro, de cidade, de país...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri