Sábado, 14 de novembro de 2009 - 07h19
Politização do TCU
O ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão Paulo Bernardo criticou – e a meu ver com toda razão –a politização de algumas decisões tomadas pelo Tribunal de Contas da União –TCU. Ele citou claramente o exemplo, entre tantos outros, que realmente aconteceram, as licitações das usinas hidrelétricas do rio madeira, em Rondônia.
Interferência técnica
O ministro lembrou que na pendenga sobre as usinas rondonienses os técnicos do TCU queriam determinar até o tipo de pilar que deveria ser usado, quando a técnica para a obra não é daquele tribunal e sim de quem (a empresa) vai executar os trabalhos. Pior ocorreu nos casos, onde ministros vetam obras emergenciais sem licitação num estado, mas liberam com o mesmo erro apontado para seu estado de origem.
Largada do PMDB
Com a realização de prévias hoje em Ji-Paraná, o PMDB larga na frente, lançando seu pré-candidato ao governo de Rondônia. A consulta entre os convencionais será entre o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão. As prévias servem para a mobilização da legenda em todo estado.
Nomes especulados
Além do postulante ungido pelo PMDB – sabe-se antecipadamente que é Confúcio Moura – são especulados para a peleja do Palácio Presidente Vargas os nomes do senador Acir Gurgacz (PDT), do ex-senador Expedido Junior (PSDB), do ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PHS), e Fátima Cleide (ou Valverde, ou Sobrinho) do PT.
Mundo cão
A mídia nacional deu farta divulgação para a venda de carne de cachorro num restaurante de São Paulo, o que causou muita revolta e indignação. Lembro que em Porto Velho na década de 90 (naquela crise danada que assolou a capital rondoniense) foram descobertos ambulantes vendendo espetinhos de gato na praça Marechal Rondon. A coisa não deu em nada.
Faltando brechas
Para o atual prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) deixar o Palácio Urupá com o propósito de disputar o governo do estado, vai depender de algumas brechas. Seus aliados estão na base aliada e ai ele dependeria da inviabilização de Cahulla e Expedito. Mesmo assim existe um outro fator decisivo: teria a concorrência de Acir no seu próprio quintal. E agora com um Acir senador, com as garras afiadas.
Três décadas
O ex-deputado federal Chagas Neto, atual presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia- Sinduscon esta está comemorando três décadas de Rondônia. Para quem não se lembra, foi ele que fundou o bairro Ulisses Guimarães, doando s famílias carentes cerca de 2.300 casas populares, entregues pelo próprio Ulysses na época.
Grande contribuição
Por falar em Sinduscon, a temeridade tem dado grande contribuição ao desenvolvimento do estado, participando de projetos importantes como o “Luz para Todos”, “Minha Casa, Minha Gente”, obras do PAC além de programas de aprimoramento de mão de obra desenvolvidos no próprio auditório daquele sindicato.
As comemorações
Em release distribuído a imprensa, a prefeitura de Porto Velho festeja que mesmo com as chuvas iniciais do inverno amazônico o aterro da avenida Farquar ligando a região central ao bairro Nacional ficou intacto. Não querendo voduzar – mas já voduzando, né? – que os petistas esperem mais um pouquinho para comemorar. Afinal, o inverno nem começou...
Do Cotidiano
Esculturas humanas
A cirurgia plástica modela apenas a aparência. Aproveitar o melhor da vida quando se tem mais experiência, mantendo um estado geral saudável e grandes sonhos, no entanto, não depende só da aparência, mas de uma revisão de hábitos e conceitos – enfim, a modelagem não apenas do que se vê, mas também do que está no íntimo.
A harmonia de corpo e mente, na arte da escultura humana, é uma combinação de face jovial com mente saudável. Para criar essa escultura humana desejável, unem-se a cirurgia plástica e especialidades e ciências relativamente jovens, como a geriatria, que abarca as doenças mais características da terceira idade, e a gerontologia, que trata de todos os aspectos relacionados com o avançar dos anos.
O cirurgião plástico Ruben Penteado, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, faz uma exposição dos avanços na área ao detalhar a mentoplastia, uma cirurgia para a correção das imperfeições no queixo, que podem ser anomalias do crescimento ou deformidades adquiridas por traumatismos. Fatores genéticos, características familiares e raciais têm papel importante no estabelecimento da forma do queixo.
Equilíbrio – “Na mentoplastia, não ocorre uma grande alteração fisionômica”, diz o médico “O objetivo é equilibrar os traços da fisionomia do paciente, mantendo suas características individuais. Em muitos casos, o cirurgião recomenda a associação da mentoplastia com a rinoplastia, visando um melhor equilíbrio estético da face”, explica. Se a correção for destinada ao aumento do queixo, a correção do problema estético é feita com a implantação de uma prótese de silicone.
Nessa tarefa de “esculpir” uma face jovial, há também a possibilidade de tornar mais carnudos os lábios que a idade afinou. “Independentemente da idade, indicamos a realização de um procedimento estético quando há um desequilíbrio evidente nas linhas faciais da paciente ou quando ela deseja ter lábios mais harmoniosos com o seu rosto”, afirma Ruben Penteado.
Uma das alternativas para tornar os lábios mais atraentes é a técnica de preenchimento temporário, onde o cirurgião introduz nos lábios uma substância capaz de deixá-los mais encorpados. “Hoje, existem mais de 300 materiais diferentes que podem ser usados no preenchimento labial. A escolha depende da preferência do médico e das expectativas da paciente”, diz o médico.
Via Direta
***O presidente da ALE Neodi Carlos retorna a Porto Velho na segunda-feira reassumindo o cargo depois de uma licença de 15 dias *** Em Guajará Mirim, o ex-prefeito Dedé de Melo (PSDB) se anima para com correr a uma vaga na Assembléia Legislativa *** Em Pimenta Bueno o deputado estadual Kaká Mendonça (PTB) tem parada dura pela frente na peleja da reeleição em 2010*** Ele tem como um dos adversários mais fortes, o ascendente Brito do Incra (PP).
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,