Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 05h39
Caos nas estradas
As chuvas intensas que tem desabado em Rondônia, além de provocar a interrupção da rodovia- 429, que Liga Alvorada do Oeste à Costa Marques, também esta danificando seriamente a malha de estradas vicinais rondoniense. A região de Nova Colina, Distrito de Ji-Paraná também foi seriamente afetada e muitas das suas estradas já estão intransitáveis.
Baile Municipal
Em época de carnaval só quem decola é o Rei Momo. O tema começa a agitar a capital e o Baile Municipal, que será realizado em Porto Velho, dia 18, nesta sexta-feira, no Kabanas, será o pontapé inicial para as Folias de Momo em Porto Velho. A iniciativa, que foi fortalecida na gestão do atual prefeito Roberto Sobrinho, pegou bem e já esta se transformando numa tradição junto aos foliões da terrinha.
Situação dramática
Com um déficit de 3.500 vagas no seu sistema penitenciário, o Estado de Rondônia vivencia uma situação dramática, um verdadeiro vulcão a entrar em erupção. Só na capital rondoniense, pelo que se sabe, existem mais de 1000 mandados de prisão circulando. Onde hospedar os presos – se prende pelo menos uma dúzia, quase diariamente, daqueles que vendem drogas nos bairros – é um baita desafio.
A renovação
Com mais da metade das cadeiras renovadas, a Assembléia Legislativa de Rondônia abriu as primeiras sessões ordinárias na tarde de ontem com a mensagem do governador Confúcio Moura. Nesta legislatura, boa parte dos deputados deve entrar para valer nas eleições municipais. Na capital, que elegeu oito representantes, pelo menos a metade esta de olho na cadeira do prefeito Roberto Sobrinho.
Forte impacto
Tendo em vista um forte impacto negativo nas contas dos municípios já detectado pela Confederação Nacional de Municípios –CNM, os prefeitos brasileiros estão se alinhando a presidente Dilma Roussef para que o valor do salário mínimo a ser aprovado seja apenas de R$ 545,00. As prefeituras estão endividadas, sem recursos e já penam com as reduções de tributos como FPM e com o corte de emendas parlamentares.
Convenções municipais
A partir de março a maioria dos partidos começa a tratar das convenções municipais. As eleições dos novos diretórios serão importantes na medida em que serão os novos dirigentes que ditarão a política de alianças. O candidato que tiver maioria na Comissão Executiva se consagra com a indicação. Partidos como o PT e o PMDB, por exemplo, terão disputas internas turbulentas no âmbito partidário na capital.
Biblioteca Municipal
Em visita ontem pela manhã ao gabinete do deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), lideranças de Jaru solicitaram a inclusão de emendas parlamentares visando à construção de uma biblioteca municipal na sede daquele município. A biblioteca local opera em condições acanhadas e estudantes, professores e a comunidade em geral, tem reivindicado instalações mais adequadas.
A política brasileira para a alfabetização está ainda muito longe de erradicar essa face explícita da exclusão absoluta. Durante todo o governo Lula, o analfabetismo cedeu muito pouco, reduzindo-se de 11,6% para 9,7% na população com mais de 15 anos.
Também a instrução elementar mostra deficiências gritantes e o ensino médio tateia em busca de melhores resultados, dentre os quais o principal ainda é evitar a evasão. Ainda assim, é com essa base precária que o ensino superior no Brasil precisa se qualificar, para não perder o famoso bonde da história.
A questão foi discutida no 1º Ciclo de Debates “A universidade pública brasileira no decorrer do próximo decênio”, realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Uma das tendências mais lembradas no encontro foi a crescente interdisciplinaridade, ainda reduzida no Brasil.
O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho, discutiu a experiência da Universidade de Bolonha, na Itália, na qual os graduandos têm uma formação genérica nos três primeiros anos e escolhem uma carreira específica, fazendo um curso de mais dois anos.
Segundo Julio Cezar Durigan, vice-reitor da Unesp e coordenador do ciclo de debates, “na primeira fase, o estudante já obtém o diploma de graduação, e, após os dois anos de especialização, sai com o título de mestrado”. No entanto, segundo ele, há vários obstáculos para que esse modelo seja adotado no Brasil, como, por exemplo, a falta de reconhecimento desse tipo de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os problemas também são de ordem prática. “Se um estudante de Engenharia, por exemplo, quiser cursar disciplinas em Ciências Sociais, ele terá dificuldades. Por isso, precisamos facilitar o acesso dos alunos a outras áreas”, afirmou.
O intercâmbio com instituições de outros países foi outro ponto abordado no evento e tido como fundamental para o desenvolvimento da pesquisa brasileira e para o aumento de sua visibilidade no mundo. Um importante obstáculo nesse caso é o idioma.
“Enviamos muitos alunos para intercâmbios em Portugal e na Espanha, por exemplo, mas isso não ocorre com a mesma intensidade com a Alemanha, China e Coreia do Sul”, disse Durigan.
Via Direta
*** O deputado federal Mauro Nazif (PSB-R) trabalha pela PEC da Polícia Penal na Câmara dos Deputados *** A matéria tem recebido restrições do Poder Executivo *** O cassolismo busca um candidato de consenso para ganhar a prefeitura da capital no ano que vem *** Um nome novo que já começa a ser ventilado em Porto Velho para a corrida sucessória municipal é o de Ivan da Saga.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri