Quarta-feira, 16 de março de 2011 - 06h09
Peleja 2012
Pela disposição do Diretório Municipal do PMDB em se organizar até nos distritos, como anunciou o seu presidente Dirceu Fernandes, o partido que abre em abril uma baita campanha de filiações, dá toda pinta que depois da conquista do Palácio Presidente Vargas, mira agora conquistar o Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura da capital, atualmente nas mãos do PT.
Nomes despontam
Alguns nomes já vão despontando no PMDB para disputar a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho. São eles: deputado estadual Zequinha Araújo, o vice-prefeito Emerson Castro e o próprio dirigente Dirceu Fernandes, fiel escudeiro do presidente regional Valdir Raupp, que é também o mandarim nacional da legenda.
Nomes petistas
Já sem o ex-deputado federal Eduardo Valverde, falecido na semana passada, o PT chora a perda do seu presidente regional, mas tem como meta no meio do ano definir seu candidato a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho. Os nomes cogitados para a disputa são dos deputados estaduais Epifânia Figueiredo, José Hermínio, José Ribamar e a ex-senadora Fátima Cleide.
PP com Ivan
Já, o cassolismo, começa a se unificar em torno da pré-candidatura do empresário Ivan da Saga, também presidente do Diretório Municipal do PP. Os adeptos do atual senador Ivo Cassol contam com sua força na capital e devem atrair neste projeto o apoio do ex-governador João Cahulla (PPS) e do ex-prefeito Carlinhos Camurça (PP).
Caos na Unir
Não é de hoje que a comunidade acadêmica tem denunciado o caos que atravessa a Universidade Federal de Rondônia-Unir. Por este motivo, acadêmicos e professores estão se unindo para ato de mobilização e protesto no próximo dia 22, marcado pela Adunir –Associação de Docentes. O bicho vai pegar, quando a entidade vai às ruas o chão treme.
Assembléia itinerante
Seguindo um programa de interiorização, o presidente da Assembléia Legislativa Valter Araújo (PTB-Porto Velho) anuncia a realização de sessão especial da Assembléia Itinerante em Cacoal dia 20 de abril. Logo em seguida, será a vez de Vilhena, onde os deputados serão recepcionados pelo representante Luizinho Goebel (PV-Cone Sul).
Ranking nacional
Acostumado a pontuar em casos de malária, de raiva e outras doenças no ranking nacional, Rondônia tem agora índices primeiromundistas com relação aos casos de notificações de dengue em 2011. Lideram o ranking nacional os estados do Acre (1º) Amazonas (2º), Rio de Janeiro (3º) e o Paraná (4º). Rondônia esta no distante 23ª posição.
Dever de casa
Como costumo criticar os prefeitos e secretários municipais de saúde por incompetência, é justo o elogio para quem faz o dever de casa no tocante a dengue. Meus parabéns aos prefeitos e secretários de saúde dos 52 municípios rondonienses, com menção especial para Willians Pimentel, da capital, porque conseguir essa proeza numa cidade onde se atira lixo nas ruas, onde não existe esgoto é quase um milagre.
Do Cotidiano
Marcha Municipalista
O contingenciamento de recursos na ordem de R$ 50 bilhões no orçamento da União, mais a redução drástica das emendas parlamentares dos deputados federais e senadores serão temas abordados durante a I Marcha Municipalista, prevista para acontecer no meio do ano em Rondônia. Os cortes podem ocasionar um colapso em mais de 70 por cento dos 52 municípios rondonienses. Ocorre que em Rondônia, 90 por cento das obras dos pequenos e médios municípios dependem de recursos da União e das emendas parlamentares.
A expectativa dos prefeitos de Rondônia é que a bancada federal consiga reverter à situação dos cortes de recursos em negociações com o governo Dilma Roussef. No entanto, só um movimento mais forte de todo o Congresso Nacional poderá modificar a tendência do anuncio feito pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento).
Sobre a situação dos municípios de Rondônia, o que se sabe é que apenas seis ou sete estão com as contas equilibradas, os demais dependem de recursos do governo federal para tocar suas obras através de convênios.
O presidente da ARON Laerte Gomes que anunciou a realização da I Marcha dos Prefeitos para o mês de junho, se disse satisfeito com a atenção do governador Confúcio Moura com relação ao transporte escolar – com a distribuição dos ônibus aos municípios sem distinção de credos políticos – e citou que a maior preocupação dos municípios nesta estação chuvosa, ou seja, o inverno amazônico ocorre com a situação das malhas vicinais seriamente atingidas pelas fortes. Em Alvorada do oeste, por exemplo, é desenvolvido um programa emergencial de recuperação de pontes.
Sobre os pequenos e médios municípios, o presidente da entidade que congrega o municipalismo mostra sua preocupação com a falta de projetos de desenvolvimento. Em Rondônia, segundo Laerte, meia dúzia de municípios, pólos regionais está num grande momento econômico, enquanto que a maioria padece com a falta de emprego e geração de renda.
No que tange ao quadro partidário, Laerte Gomes que pertence ao PR, pretende mudar de legenda, mas espera a reforma política até outubro para que surja uma janela onde troque de legenda sem perder o mandato.
Via Direta
*** O prefeito José Bianco (DEM) retoma a pavimentação em Ji-Paraná em abril com apoio de verbas estaduais, fruto de emendas parlamentares *** Para desafogar a saúde em Porto Velho o governador Confúcio Moura esta reforçando unidades de saúde regionais no Vale do Guaporé e na Ponta do Abunã *** A coisa começa a funcionar...