Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 17/02/11


 Uma coluna sem papas na língua 17/02/11  - Gente de Opinião

 
Tomando posição

Finalmente o Diretório Municipal do PT se posicionou sobre o imbróglio envolvendo o deputado estadual José Hermínio e o prefeito Roberto Sobrinho no tocante ao reajuste da tarifa do sistema de transportes coletivos em Porto Velho. O presidente Tácito Pereira ficou do lado do prefeito, defendendo o reajuste, como uma necessidade para a modernização do sistema.

 

Buscando consenso

O dirigente petista também informou que o partido vai buscar um candidato de consenso para a sucessão do atual alcaide. Os nomes cogitados e que deverão ser analisados pelos convencionais petistas são os seguintes: 1 – Ex-deputado federal Eduardo Valverde 2 – Vereador Cláudio Carvalho 3 –Deputado estadual José Hermínio 4- Deputada estadual Epifânia Barbosa 5- Deputado estadual Ribamar Araújo.

 

Bons resultados

O governo itinerante de Confúcio Moura promete bons resultados para Guajará-Mirim nesta temporada. Entre tantas obras acenadas pela gestão estadual estão: a revitalização de praças públicas, do bumbódromo, de quadras esportivas e até a instalação de um shopping do cidadão. Em tempo: seria importante também lembrar da saúde lá na fronteira, que também esta em colapso.

 

Cachimbo da paz

Depois de uma acirrada disputa pela presidência da Assembléia Legislativa os caciques Valter Araújo (PTB- Porto Velho) e Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) fumaram o cachimbo da paz e já estão pulando cirandinha juntos “para o bom andamento dos trabalhos no Legislativo”. Um comportamento maduro, afinal de contas eram adversários numa disputa, não inimigos pessoais.

 

A regionalização

O governador Confúcio Moura aposta na regionalização da saúde para vencer o grande desafio da sua gestão. Por conseguinte, a implantação de hospitais regionais terá prioridade. Em recente visita a Ariquemes anunciou a construção de uma  unidade para atender a toda região do Vale do Jamari, que conta com 12 municípios, entre eles Buritis e Machadinho do 0este.

 

Mãe Joana

Com um crescimento desordenado, a localidade de Jacy-Paraná se transformou numa baita casa da mãe Joana. As autoridades municipais e os comerciantes finalmente começam a falar a mesma língua na busca de soluções exequiveis para problemas como as drogas, violência, a prostituição e pedofilia, problemas que se alastram como mato em tempo de chuva. É uma situação de colapso: da saúde ao abastecimento de água.

 

Porta da frente

O deputado estadual Adelino Follador (DEM -Cacaulândia) é um dos únicos parlamentares da nova legislatura que entra pela porta da frente da Assembléia Legislativa.  A impressão que dá é que boa parte dos parlamentares evita o povão e os funcionários como se tivessem receio de serem alvo de pedidos, que às vezes vão desde  dentadura até uma indicação para cargos mais polpudos.

 
 

Do Cotidiano

A pão e água

As voltas com os cortes no orçamento da União para o exercício de 2011, a brutal redução dos recursos oriundos das emendas parlamentares de deputados federais e senadores e a previsível queda no rateio do Fundo de Participação dos Municípios -FPM, os prefeitos rondonienses – a grande maioria de pires na mão – ouviram a triste realidade do governador Confúcio Moura: serão tratados a pão e água até consiga colocar as finanças do estado em ordem e erguer os doentes do chão.

Como o próprio Confúcio já foi tratado a pão e água – por Ivo Cassol e João Cahulla – ele deve saber o quanto custa a um prefeito administrar um município sem recursos da União e sem apoio da esfera estadual. Os próximos meses serão difíceis para a maioria dos municípios do estado, mas os prefeitos entendem a necessidade dos ajustes e a situação emergencial que o novo governo encontrou nas esferas de saúde e segurança pública, ambos em colapso.

Mas para entender a situação econômica de Rondônia, o cara-pálida leitor, precisa saber que a grande maioria dos municípios do estado não vivencia o boom de Porto Velho, o surpreendente crescimento Vilhena e  a boa situação de cidades solidamente instaladas como Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. A realidade da maioria dos municípios é até amarga: a economia gira em torno dos pequenos produtores de leite – são mais de 100 mil no estado – e com o preço do produto em baixa, o comércio padece, o êxodo rural aumenta e os jovens deixam as pequenas comunidades em busca de alternativas nos pólos regionais.

Como afirmou o prefeito de Alvorada do Oeste Laerte Gomes, que acumula a função de presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM ao site Rondonoticias, grande parte dos municípios no estado estão estagnados e carecem de alternativas de desenvolvimento econômico.

O impacto da escassez de recursos vai penalizar principalmente a esfera de saúde nos pequenos municípios. Daí, o apoio maciço dos prefeitos para que o governador tenha condições de colocar seu plano de interiorização desta área o mais rapidamente possível. Mesmo porque a medida representará uma grande economia para os cofres públicos, já que a cada transferencia de paciente do interior para a capital, por de ambulâncias, se gasta uma fortuna.

 

Via Direta

*** Com programa na TV, o prefeito Roberto Sobrinho está se transformando em mais um político comunicador *** Beneficiados pelo respaldo da justiça, os fichas sujas vão voltando ao cenário, sendo Rondônia o estado bem contemplado pelo segmento *** Natan Donadon na Câmara Federal, Marco Antonio de volta á Assembléia Legislativa.  

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)