Sábado, 17 de julho de 2010 - 07h38
Mais mulheres
A tendência já era verificada em Rondônia, com o elevado numero de candidatas registradas nesta temporada. Conforme o IBGE, o numero de mulheres eleitas as Assembléias Legislativas e Câmaras dos Deputados deve aumentar em 30 a 40 por cento. A Câmara Federal em Rondônia, temos além de Marinha Raupp que sai a reeleição, nomes como Raquel Carvalho (Cacoal), Célia Pastório (São Miguel) e Val Ferreira (Rolim de Moura).
Maiores chances
Nestas bandas as maiores chances das mulheres ampliar a representatividade é na Assembléia Legislativa. As Sônias do PT (Ouro Preto e Jaru), Elaine da Emater (Vilhena), Ana da Oito (Nova Mamoré), Glaucioni Néri (Cacoal) as ex-prefeitas Sueli Aragão (Cacoal), Milene Mota (Rolim) e Lucia Tereza (Espigão), a vereadora Mariana Carvalho (Porto Velho), Claudir da Matta (Ji-Paraná) são nomes de projeção entre tantos.
Era previsível
Pelos mesmos motivos que Rondônia já perdeu pontes, teve problemas com viadutos e tantas obras de infra-estrutura nas últimas décadas, a população assiste a interrupção das obras de abastecimento de água na capital. O fim do repasse de verbas para saneamento ocorreu pela constatação de sobrepreços, ou seja, de maracutaia. Até quando vamos pagar o pato pelos equívocos dos políticos?
Esfera estadual
Ficou esclarecido que o contrato para as obras pra ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho foi firmado entre o governo estadual (e não a prefeitura) com a empresa Andrade Guitierrez. O bloqueio dos recursos feito pelo Ministério das Cidades e pelo TCU continua e o sistema ficou pela metade.
Fora de controle
A rigor, a denuncia do deputado estadual Alexandre Brito (PSDB-Porto Velho) de que a situação dos apenados que cumprem pena fora do regime fechado está sem controle, não se constitui numa grande novidade. Na capital, por exemplo, este é um dos principais motivos da explosão da criminalidade. A novidade – e a coisa é de arrepiar - é o numero de presos soltos nas ruas no estado: são quase 10 mil.
Com toda razão
O deputado tucano tem toda razão. A situação é grave e o numero de presos no sistema aberto, semi-aberto se constitui numa verdadeira bomba para os rondonienses. É preciso que o governo estadual resolva este problema com urgência, pois combater a criminalidade como esta sendo feito, é enxugar gelo. Não há Operação Muralha que vá dar jeito na coisa.
Controle eletrônico
O controle eletrônico dos presos fora do regime fechado, que seria a melhor forma de tratar também da questão dos presos provisórios só será discutido em 2011. Desta forma seriam colocadas tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas nos presos, o que se diga, de passagem já é um dispositivo usado em vários estados. Porque não adotar esta medida em Rondônia?
Apoio informal
Embora o presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ) tenha anunciado apoio informal para a candidatura da presidenciável Dilma Roussef, a petista não poderá utilizar o espaço que o partido tem direito no horário eleitoral, porque os pepistas estão rachados. Nos principais estados o PP – como SP, MG, RS e PR – a sigla fechou com o tucano Jose Serra.
Os governadoraveis
O peemedebista Confúcio Moura chegou ontem à noite para o lançamento de sua campanha hoje na capital. Já, o tucano Expedito Junior trabalhou ontem no Vale do Jamari, base do peemedebista. O governador João Cahulla corre as exposições agropecuárias – ontem foi em Alto Alegre – o petista Eduardo Valverde toca a caravana dos fichas limpas na BR e o vermelhinho Sussuarana tem reuniões na capital.
Do Cotidiano
A geladeira de bolso
A parceria entre universidade e empresa privada ainda não é uma das práticas mais corriqueiras no país, embora seja uma receita extraordinária de sucesso, a julgar pelas experiências já desenvolvidas. Uma delas poderá ter como resultado paralelo o fim dos pingüins de geladeira, com a introdução no mercado da chamada “geladeira de bolso”.
A história dessa inovação começou há um quarto de século, quando a Universidade Federal de Santa Catarina e a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco), de forma exemplar e pioneira, reuniram seus esforços para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Um dos mais promissores é o microcompressor, que promete aposentar a geladeira e substituí-la por gavetas e armários refrigerados.
Os antigos guarda-comidas passarão, nesse caso, a ter gavetas e compartimentos refrigerados, dos quais serão tirados os frios, os refrigerantes, as carnes. Cubos de gelo em determinado compartimento da cozinha, gaveta de vegetais em outro e a geladeira comum, pesada, barulhenta e gastadora de energia, não terá mais utilidade nas cozinhas.
Com a miniaturização dos compressores, que são a alma das geladeiras e dos demais refrigeradores, será possível ter “oásis” refrigerados pela casa toda. Esse projeto surgiu no interior de um conjunto de laboratórios instalados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o patrocínio da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).
Além de permitir aos decoradores e arquitetos se livrar o trambolho que a geladeira representa, podendo criar compartimentos refrigerados como parte de armários e prateleiras, o projeto vai para além das cozinhas: o microcompressor também será desenvolvido para reduzir o tamanho e aumentar a velocidade dos computadores portáteis. Atualmente, eles não são menores porque o risco de pegar fogo devido à proximidade dos componentes é muito alto. Com o minúsculo compressor será possível manter a baixa temperatura.
O primeiro passo para esse avanço já foi dado. No começo do ano, a principal conferência internacional sobre o tema, a Itherm, realizada em San Diego, na Califórnia, divulgou as primeiras informações sobre um microcompressor desenvolvido pela Embraco.
Via Direta
*** A esposa do candidato ao governo Expedito Val Ferreira que postula à Câmara Federal também entrou na lista dos impugnados *** A invasão denominada Airton Sena, transformada em assentamento orientado, em Porto Velho, se transformou num populoso bairro em menos de um ano *** Impugnado, Carlão de Oliveira ficou com a opção de apoiar seu filho, o e vereador Jean a deputado estadual.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro
Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026
Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par