Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 17/07/10


 

 

Mais mulheres

A tendência já era verificada em Rondônia, com o elevado numero de candidatas registradas nesta temporada. Conforme o IBGE, o numero de mulheres eleitas as Assembléias Legislativas e Câmaras dos Deputados deve aumentar em 30 a 40 por cento. A Câmara Federal em Rondônia, temos além de Marinha Raupp que sai a reeleição, nomes como Raquel Carvalho (Cacoal), Célia Pastório (São Miguel) e Val Ferreira (Rolim de Moura).

 

Maiores chances

Nestas bandas as maiores chances das mulheres ampliar a representatividade é na Assembléia Legislativa. As Sônias do PT (Ouro Preto e Jaru), Elaine da Emater (Vilhena), Ana da Oito (Nova Mamoré), Glaucioni Néri (Cacoal) as ex-prefeitas Sueli Aragão (Cacoal), Milene Mota (Rolim) e Lucia Tereza (Espigão), a vereadora Mariana Carvalho (Porto Velho), Claudir da Matta (Ji-Paraná) são nomes de projeção entre tantos.

 

Era previsível

Pelos mesmos motivos que Rondônia já perdeu pontes, teve problemas com viadutos e tantas obras de infra-estrutura nas últimas décadas, a população assiste a interrupção das obras de abastecimento de água na capital. O fim do repasse de verbas para saneamento ocorreu pela constatação de sobrepreços, ou seja, de maracutaia. Até quando  vamos pagar o pato pelos equívocos dos políticos?

 

Esfera estadual

Ficou esclarecido que o contrato para as obras pra ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho foi firmado entre o governo estadual (e não a prefeitura) com a empresa Andrade Guitierrez. O bloqueio dos recursos feito pelo Ministério das Cidades e pelo TCU continua e o sistema ficou pela metade.

 

Fora de controle

A rigor, a denuncia do deputado estadual Alexandre Brito (PSDB-Porto Velho) de que a situação dos apenados que cumprem pena fora do regime fechado está sem controle, não se constitui numa grande novidade. Na capital, por exemplo, este é um dos principais motivos da explosão da criminalidade. A novidade – e a coisa é de arrepiar - é o numero de presos soltos nas ruas no estado: são quase 10 mil.

 

Com toda razão

O deputado tucano tem toda razão. A situação é grave e o numero de presos no sistema aberto, semi-aberto se constitui numa verdadeira bomba para os rondonienses. É preciso que o governo estadual resolva este problema com urgência, pois combater a criminalidade como esta sendo feito, é enxugar gelo. Não há Operação Muralha que vá dar jeito na coisa.

 

Controle eletrônico

O controle eletrônico dos presos fora do regime fechado, que seria a melhor forma de tratar também da questão dos presos provisórios só será discutido em 2011. Desta forma seriam colocadas tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas nos presos, o que se diga, de passagem já é um dispositivo usado em vários estados. Porque não adotar esta medida em Rondônia?

 

Apoio informal

Embora o presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles (RJ) tenha anunciado apoio informal para a candidatura da presidenciável Dilma Roussef, a petista não poderá utilizar o espaço que o partido tem direito no horário eleitoral, porque os pepistas estão rachados. Nos principais estados o PP – como SP, MG, RS e PR – a sigla fechou com o tucano Jose Serra.

 

Os governadoraveis

O peemedebista Confúcio Moura chegou ontem à noite para o lançamento de sua campanha hoje na capital. Já, o tucano Expedito Junior trabalhou ontem no Vale do Jamari, base do peemedebista. O governador João Cahulla corre as exposições agropecuárias – ontem foi em Alto Alegre – o petista Eduardo Valverde toca a caravana dos fichas limpas na BR e  o vermelhinho Sussuarana tem reuniões na capital.

 

Do Cotidiano

A geladeira de bolso

A parceria entre universidade e empresa privada ainda não é uma das práticas mais corriqueiras no país, embora seja uma receita extraordinária de sucesso, a julgar pelas experiências já desenvolvidas. Uma delas poderá ter como resultado paralelo o fim dos pingüins de geladeira, com a introdução no mercado da chamada “geladeira de bolso”.

A história dessa inovação começou há um quarto de século, quando a Universidade Federal de Santa Catarina e a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco), de forma exemplar e pioneira, reuniram seus esforços para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Um dos mais promissores é o microcompressor, que promete aposentar a geladeira e substituí-la por gavetas e armários refrigerados.

Os antigos guarda-comidas passarão, nesse caso, a ter gavetas e compartimentos refrigerados, dos quais serão tirados os frios, os refrigerantes, as carnes. Cubos de gelo em determinado compartimento da cozinha, gaveta de vegetais em outro e a geladeira comum, pesada, barulhenta e gastadora de energia, não terá mais utilidade nas cozinhas.

Com a miniaturização dos compressores, que são a alma das geladeiras e dos demais refrigeradores, será possível ter “oásis” refrigerados pela casa toda. Esse projeto surgiu no interior de um conjunto de laboratórios instalados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o patrocínio da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).

Além de permitir aos decoradores e arquitetos se livrar o trambolho que a geladeira representa, podendo criar compartimentos refrigerados como parte de armários e prateleiras, o projeto vai para além das cozinhas: o microcompressor também será desenvolvido para reduzir o tamanho e aumentar a velocidade dos computadores portáteis. Atualmente, eles não são menores porque o risco de pegar fogo devido à proximidade dos componentes é muito alto. Com o minúsculo compressor será possível manter a baixa temperatura.

O primeiro passo para esse avanço já foi dado. No começo do ano, a principal conferência internacional sobre o tema, a Itherm, realizada em San Diego, na Califórnia, divulgou as primeiras informações sobre um microcompressor desenvolvido pela Embraco.

 

Via Direta

 *** A esposa do candidato ao governo Expedito Val Ferreira que postula à Câmara Federal também entrou na lista dos impugnados *** A invasão denominada Airton Sena, transformada em assentamento orientado, em Porto Velho, se transformou num populoso bairro em menos de um ano *** Impugnado, Carlão de Oliveira ficou com a opção de apoiar seu filho, o e vereador Jean a deputado estadual.

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)