Terça-feira, 18 de maio de 2010 - 05h54
Opção pelo PT
Em vista do acordo nacional envolvendo o PSB e o PT celebrado no final de semana em Brasília, os diretórios regionais – inclusive o de Rondônia – começam a fechar as alianças nos estados. Em Rondônia, o PSB de Mauro Nazif e Jesualdo Pires poderá acertar com o PT recebendo em contrapartida o beneficio de celebrar coligações à Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Favas contadas
Os tucanos de Expedito Junior tinham como favas contadas um acordo com o PSB em Rondônia levando o deputado federal Mauro Nazif de vice numa coligação. No entanto, quem ameaça levar a melhor é o petista Eduardo Valverde, que começa a decolagem na capital, depois de dois encontros em Porto Velho neste final de semana e o surpreendente reforço dos socialistas.
Troca de legenda
Ainda de olho na vaga do deputado Miguel Sena (PSDB -Guajará Mirim), já cassado, mas que se mantém no cargo a custo de liminar, a representante trabalhista Ana Lúcia Dermani Aguiar, a Ana da Oito, eleita pelo PV, tem a esperança de chegar á Assembléia Legislativa. Se conseguir a vaga, ela perde a cadeira logo em seguida, por infidelidade partidária: ela trocou recentemente o PV pelo PT do B.
As movimentações
O final de semana foi intenso na capital rondoniense no plano político. De um lado, os petistas com mais um encontro municipal, de outro a Frente Progressista, se mobilizando para o lançamento das pré-candidaturas de Ivo Cassol e Tziu Jidaias ao Senado e ainda foi realizado encontro dos tucanos de Expedito Júnior e dos cristãos de Agnaldo Muniz, no centro de convenções da Assembléia de Deus.
No interior
Já, no interior do estado, o senador Assis Gurgcz, pré-candidato do PDT tocou mais uma britz, com filiações em Cacoal e reuniões na região do café. Já, o ex-prefeito Melki Donadon, pré-candidato ao governo do PHS, com o fiel escudeiro Herbert Lins Albuquerque, tinha encontro marcado em Nova Mamoré. Por sua vez a pré-candidata do PSOL Rosangela Cipriano não divulgou agenda.
Questão do vice
Para pacificar a base aliada o governador Ivo Cassol, o articulador da Frente Progressista, despachou a definição da escolha do vice do governador João Cahulla para as convenções no final de junho. São citados como candidatos ao posto Neodi Carlos – que não compareceu ao encontro de sábado – e Odacir Soares. Mas ainda tem o pastor evangélico Nelson Luchtenberg, sogro de Agnaldo Muniz na alça de mira dos progressistas.
Punhalada em Expedito?
A escolha do pastor Nelson Luchtenberg para vice de Cahulla teriam razões de ser, matando dois coelhos com uma só cajadada: na primeira cajadada a intenção seria atrair o eleitorado evangélico para Cahulla, na segunda cajadada provocar a desistência da candidatura ao Senado de Agnaldo Muniz, que então teria alojamento na Frente Progressista como postulante a uma vaga à Câmara Federal e não mais candidato ao Senado em dobradinha com Junior.
Cassolistas X petistas
Olha o PT buscando polarização com o cassolismo: Em nota oficial o partido alerta sua militância que a “briga” do ex-governador Ivo Cassol com o ex-senador Expedito Júnior é uma peça de teatro e que o único candidato da oposição é Valverde. Ora, no segundo quesito, os petistas sapecam: a oposição tem além de Valverde, Confúcio e Acir como postulantes da oposição, além de Rosângela Cipriano, do PSOL. Já, Expedito pilota uma candidatura híbrida sendo meio oposição, meio situação.
Do Cotidiano
A geladeira de bolso
A parceria entre universidade e empresa privada ainda não é uma das práticas mais corriqueiras no país, embora seja uma receita extraordinária de sucesso, a julgar pelas experiência já desenvolvidas. Uma delas poderá ter como resultado paralelo o fim dos pingüins de geladeira, com a introdução no mercado da chamada “geladeira de bolso”.
A história dessa inovação começou há um quarto de século, quando a Universidade Federal de Santa Catarina e a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco), de forma exemplar e pioneira, reuniram seus esforços para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Um dos mais promissores é o microcompressor, que promete aposentar a geladeira e substituí-la por gavetas e armários refrigerados.
Os antigos guarda-comidas passarão, nesse caso, a ter gavetas e compartimentos refrigerados, dos quais serão tirados os frios, os refrigerantes, as carnes. Cubos de gelo em determinado compartimento da cozinha, gaveta de vegetais em outro e a geladeira comum, pesada, barulhenta e gastadora de energia, não terá mais utilidade nas cozinhas.
Com a miniaturização dos compressores, que são a alma das geladeiras e dos demais refrigeradores, será possível ter “oásis” refrigerados pela casa toda. Esse projeto surgiu no interior de um conjunto de laboratórios instalados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o patrocínio da Empresa Brasileira de Compressores (Embraco).
Além de permitir aos decoradores e arquitetos se livrar o trambolho que a geladeira representa, podendo criar compartimentos refrigerados como parte de armários e prateleiras, o projeto vai para além das cozinhas: o microcompressor também será desenvolvido para reduzir o tamanho e aumentar a velocidade dos computadores portáteis. Atualmente, eles não são menores porque o risco de pegar fogo devido à proximidade dos componentes é muito alto. Com o minúsculo compressor será possível manter a baixa temperatura.
O primeiro passo para esse avanço já foi dado. No começo do ano, a principal conferência internacional sobre o tema, a Itherm 2006, realizada em San Diego, na Califórnia, divulgou as primeiras informações sobre um microcompressor desenvolvido pela Embraco. Para ter uma ideia do que isso representa para o setor, basta dizer que os equipamentos presentes em todas as geladeiras têm, em média, o tamanho de uma bola de vôlei − e o novo deve ser um pouco maior do que uma pilha pequena.
Via Direta
*** Chegando ao Senado, o que se vê é que o Projeto Ficha Limpa passará com folga *** A estimativa mais recente é que 50 dos 81 senadores aprovam a proposta de moralização, o que é motivo para comemoração *** A invasão denominada Airton Sena, em Porto Velho, se transformou num populoso bairro em menos de um ano *** O Mesmo acontece com o assentamento dos sem-teto Bom Sucesso, já em ritmo de regularização.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri