Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 19/08/10


Uma coluna sem papas na língua 19/08/10 - Gente de OpiniãoMissas encomendadas

As primeiras missas encomendadas na atual campanha são direcionadas ao candidato da aliança Confúcio Moura. Em Rondônia, como se recorda, a campanha só começa quando as primeiras baixarias aparecem, como é tradição. E os ataques são feitos contra os candidatos de ponta, já que em política, ninguém chuta cachorro morto, tampouco se acende vela para defunto ruim.

 
 

 Gente de OpiniãoÍndios aumentam

Se forem lembradas campanhas anteriores ao governo estadual, sempre os candidatos mais atacados acabaram eleitos. Foi assim em 94 com Valdir Raupp, em 98 com José Bianco e em 2002 com Ivo Cassol. De Cassol, na época, foi fabricado e jogado na mídia até que ele trairia Rondônia, criaria um outro estado a partir de Cacoal, unindo as regiões do Café, Zona da Mata e Cone Sul. Coisa de louco!

 
 

Gente de OpiniãoEscada Magirus

O governador João Cahulla concedeu uma entrevista descontraída ao programa Rede de Opinião, da Rede TV, na terça-feira à noite. Desenvolto, El Bigodon queria ficar até mais um pouco. E anunciou para a apresentadora Alisângela, que a escada Magirus, importada da Alemanha esta chegando nos próximos dias e que em seu programa de governo, consta a pavimentação da estrada Porto Velho-São Carlos, além de um pronto-socorro municipal  na Zona Leste da capital.

 
 

Gente de OpiniãoApelo da Ex-cicciolina

No primeiro dia de horário gratuito fiquei comovido com o apelo da ex-cicciolina da Amazônia, Léia Leandro, candidata a Câmara Federal pelo PMDB. Ela lembrou que já disputou 11 eleições em Porto Velho e pede ao eleitor uma oportunidade de representar nosso estado em Brasília. Tadinha! Pelo que se vê, a cicciolina aposentada quer se eleger pelo critério de insistência, ganhar no cansaço.

 
 

Gente de OpiniãoVereadores X deputados

Deve se acirrar ainda mais a peleja entre os vereadores de Porto Velho contra os deputados estaduais pelas cadeiras a Assembléia Legislativa. Recentemente o vereador José Hermínio (PT), desceu a lenha na atual legislatura, asseverando que os parlamentares estaduais não têm propostas e apelam para projetos demagógicos. No interior a toada é a mesma.
 

 

Gente de OpiniãoVotos em trânsito

Com tantos migrantes perambulando por Porto Velho, não deu outra. A capital rondoniense será uma das cidades com um dos índices mais elevados de votos em trânsito nas eleições de outubro. Foram cadastrados 2.284 eleitores, quase o mesmo numero da capital gaúcha, Porto Alegre, que tem uma população pelo menos quatro vezes maior.    

 
 

 Avanço da dengue

É de ficar de cabelos em pé, com as barbas de molho. Em pleno inverno (deles, do sul maravilha, onde se faz muito frio), municípios do Sul e Sudeste constatam o avanço de casos da dengue. Que as autoridades sanitárias de Rondônia, AROM, prefeitos e a população se benzam: a temporada de dengue, cuja incidência dispara, no nosso inverno (chuvas...) promete ser de arrepiar nas nossas aldeias.
 

 

Gente de OpiniãoEm dobradinhas

As dobradinhas para a disputa da Assembléia Legislativa e Câmara Federal se sucedem. Amir Lando/Zequinha Araújo; Israel Xavier com Epifânia Bsrbosa; Mauro Nazif/Jesualdo Pires; Gilson Borges/ Valdecir das Farmácias e assim por diante. Já, Marinha Raupp (PMDB) e Carlos Magno (PP) têm várias dobradinhas formadas, quase uma por cidade.

 

Bem embalados

Já nos primeiros programas dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) deu para perceber: os marqueteiros embalaram bem seus candidatos com emoção e populismo. Tentam vende-los, como produtos de griffe. O contraponto tem sido o PSOL, criativo e contestador. Plínio Arruda Sampaio pode virar um Enéas da esquerda: saca rápido e é demolidor...

 

Do Cotidiano

Mistérios do passado

Teria havido uma arquitetura globalizada na antiguidade? É coincidência ou há um fio de integração na existência de pirâmides em locais tão diferentes quanto o Egito e a América Central?

Elas ocorrem, sempre cercadas de mistérios, não só nos monumentos egípcios – as Pirâmides de Gizé são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda permanece – nem nas escassamente conhecidas Pirâmides de Guímar, nas Ilhas Canárias, mas também no México, onde floresceu a civilização asteca, e entre os maias, que habitaram a Guatemala e países vizinhos. 

Igualmente misteriosos são os sinais de que a Amazônia também teve sua antiga civilização desaparecida e, com ela, suas próprias pirâmides. As suposições de que a Amazônia também foi “sucursal” ou parte da Atlântida reforçam as teorias fantasiosas ou “conspiratórias” de que essa arquitetura piramidal globalizada tenha origem na Atlântida, uma hipotética, remotíssima e evoluída civilização humana que, a exemplo de maias, astecas e incas, mais recentemente, teria sucumbido ao egoísmo e à imprevidência da humanidade em uma etapa decisiva de seu desenvolvimento.

As perguntas são formuladas a cada passo. De onde teriam se originado os elementos de contato da civilização inca, na América do Sul, com outras culturas, ao Leste? Vieram das bandas do Oceano Pacífico ou, como se acredita com mais convicção, seus ancestrais transitaram e viveram em toda a extensão da Amazônia, de Leste a Oeste, até se radicar nas regiões das lendas douradas em que seus remanescentes foram liquidados?

Antecedentes −As atenções do mundo foram novamente atraídas pela Amazônia quando a prestigiosa revista científica Science, a rede inglesa BBC e a agência alemã Reuters deram eco a descobertas arqueológicas – aliás, contínuas – documentadas no Alto Xingu: um complexo de habitações antigas nas quais viveram cerca de 50 mil pessoas. Conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais, segundo os cientistas que analisaram as imagens da região tomadas por satélite. A moderníssima tecnologia lançando luzes sobre os mistérios do passado.

 

Gente de OpiniãoVia Direta

*** Os petistas se animaram com a candidatura de Eduardo Valverde e sua performance nos debates *** Já, os indeferidos rondonienses conseguiram garantir participação no horário gratuito, reduzindo os prejuízos decorrentesdas decisões tomadas pelo TRE ***Aumentou consideravelmente o numero de candidatas a Câmara Federal em Rondônia nesta temporada *** A mulherada quer aumentar a representatividade em Brasília em todos os níveis.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)