Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/01/11


 Uma coluna sem papas na língua 20/01/11 - Gente de Opinião

 

Contagem regressiva

Aberta a contagem regressiva para a eleição do novo presidente da Assembléia Legislativa e da próxima mesa diretora – faltam agora apenas 12 dias – as especulações aumentam, os jogos de cena se multiplicam, mas o quadro político carece ainda de algumas definições. Nem o ungido palaciano esta firme e, a busca de um candidato governista de consenso encontrava ainda ontem dificuldades.

 

Uma coluna sem papas na língua 20/01/11 - Gente de Opinião


Haja trairagem

O maior problema para identificar o favorito da peleja é a traíragem dos deputados votantes. Tem parlamentar que é citado nas contas de pelo menos dois candidatos a presidência do Poder Legislativo. Existe muito parlamentar volúvel e que consta em duas listas de apoio. Também apareceram blocos formados, mas com migrações a todo momento.

 

Saindo na frente

No entanto, um possível acordo entre os blocos de Valter Araújo (PTB) e Neodi Carlos (PSDC) teria dado ontem uma boa vantagem para o parlamentar trabalhista. Carimbando o passaporte para a presidência da casa, Valter Araújo será um virtual candidato a prefeito da capital no ano que vem. Será o grande predador na faixa de votos evangélicos e conservadores.

 

Ex-governadores

Dos ex-governadores de Rondônia, alem de Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná e Valdir Raupp e Ivo Cassol, senadores da República, apenas Ângelo Angelim voltou à ativa e esta trabalhando para o novo governo como secretário regional em Vilhena. Teixeirão já falecido, Jerônimo Santana, enfermo em Brasília e Oswaldo Piana Filho estão eqüidistantes da política.

 

Poder feminino

Dilma Roussef, presidente da República, Patrícia Amorim presidente do Flamengo. O poder feminino se alastra. Em Rondônia a deputada federal Marinha Raupp é a grande recordista de votos e de mandatos consecutivos na Câmara Federal. É a mulher que esta mais perto de um dia atingir o Palácio Presidente Vargas nos próximos anos. Ela vem ampliando sua votação a cada eleição.

 

Dívida pública

Proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal –LRF a renegociação das dívidas dos estados e municípios poderá ser retomada novamente graças a um projeto de lei complementar, de autoria da CPI da Dívida Pública. A proposta tem a autoria conjunta dos deputados Virgilio Guimarães (PT-MG) e Pedro Novais (PMDB-MA).

 

Grandes pressões

A grande verdade é que deputados e senadores recebem forte carga de pressão de prefeitos e governadores que estão com o caixa em baixa e com dificuldades de receber suas demandas. Ao mesmo tempo, os entes federados a cada ano – principalmente os municípios – têm assumido responsabilidades referentes à saúde e educação que na verdade deveriam ser da União, já que Brasília fica com a fatia do leão do bolo tributário.

 
 

Uma coluna sem papas na língua 20/01/11 - Gente de Opinião

Do Cotidiano

Monitoramento de enchentes

Enquanto cursava doutorado na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, onde esteve entre 2002 e 2006 pesquisador brasileiro Jó Ueyama tomou conhecimento da existência de um sensor de monitoramento de enchentes para rios britânicos desenvolvido pelo cientista inglês Daniel Hughes. “Na época, pensei na viabilidade de trazer essa ideia para o Brasil, que também sofre muito com enchentes”, diz Ueyama.

Desde então aprofunda a tese de que uma rede de sensores sem fio capaz de alertar autoridades sobre inundações iminentes poderá ser uma importante ferramenta de auxílio aos órgãos de defesa civil. Foi assim que chegou à elaboração de um equipamento de monitoramento que também é capaz de medir a poluição dos rios.

Jó Ueyama, cientista do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, conseguiu fazer com que a poluição seja avaliada por meio da condutividade elétrica da água. Quanto mais limpa estiver a água, menos eletricidade será capaz de conduzir. Ou seja, quanto maior a condutividade elétrica medida, maior será o grau de poluição.

A pesquisa para o desenvolvimento da rede de sensores foi promovida por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. Sob o título “Explorando o paralelismo e a reconfiguração dinâmica em redes de sensores”, o projeto de Ueyama recebeu uma aplicação prática depois de uma sugestão vinda de Daniel Hugues, seu ex-colega de doutorado.

 Para isso, o pesquisador brasileiro convidou Hughes, que atualmente é professor da Xi'an Jiaotong-Liverpool University (XJTLU), na China, para vir ao Brasil apresentar seu trabalho. O pesquisador britânico esteve em São Paulo em janeiro de 2010, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, em apoio à proposta era desenvolver uma rede de sensores de enchentes baseada na cidade de São Paulo.

“Utilizamos no Brasil outro sensor e outro software”, disse Ueyama, explicando que a detecção de poluição também foi uma adaptação que não havia no projeto original inglês.  

 

Via Direta

*** Com novos equipamentos e um tatuzão para desentupir entulhos das bocas de lobo, a prefeitura começa a melhorar a limpeza pública na capital *** A Assembléia Legislativa voltou aos trabalhos, mas apenas com expediente interno até o final do mês *** Na verdade, a casa de leis prepara a posse dos novos deputados dia 1º de fevereiro, quando será eleita a nova mesa diretora,.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)