Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 20/05/10


 

 

Contagem regressiva

Começa a contagem regressiva para uma solução do conflito PMDB/PT em Rondônia, cujos partidos tem interesses dispares com relação à corrida sucessória estadual. O Diretório Nacional do PMDB estipulou um prazo – até 15 de junho – para acertar as arestas nos estados onde as relações entre os dois partidos continuam tumultuadas.

 

Ninguém arreda o pé

A questão é que ninguém arreda o pé para um acordo em Rondônia. O presidente regional do PMDB Valdir Raupp exige que a senadora Fátima Cleide seja vice na chapa do candidato do PMDB Confúcio Moura, enquanto que os petistas já declararam em alto e bom som: a chapa petista é Valverde ao governo e Fátima ao Senado e ponto final.

 

Ressabiados e escaldados

Ressabiados e escaldados com as confusões geradas na Frente Progressista pela indicação de um vice, o governador João Cahulla, o El Bigodón, e o ex-governador Ivo Cassol, o mandarim, resolveram chutar uma definição para o final de junho. Até lá esperam apaziguar a indiarada em pé de guerra. Uma decisão salomônica.

 

Soluções para saúde

Quando vejo o ex-prefeito Confúcio Moura pré-candidato ao governo do PMDB falando em resolver os problemas de saúde do estado – e criticando a atual gestão – eu me pergunto de outro lado: se ele que não conseguiu dar jeito na saúde de Ariquemes, poderá dar solução para a saúde do estado? Afinal o universo de Ariquemes é bem menor do que o do estado, onde a cosia é mais complexa.

 

Buraco mais em baixo

A questão de saúde em Rondônia é complexa e se complicou de vez com o surto migratório em Porto Velho. Em menos de três anos foram quase 100 mil pessoas – quase a população de uma Ji-Paraná inteira – chegando a capital rondoniense. Não discuto a competência de Confúcio – o melhor prefeito da década, mas para a saúde funcionar por aqui é preciso que a União, o estado e o município cumpram a sua parte. Não é o caso.

 

Marcha dos prefeitos

Em mais uma marcha cívica, os prefeitos brasileiros desembarcaram terça-feira em Brasília como gatinhos errantes na busca de um pires de leite. Desta vez eles vão tentar mais recursos através da redistribuição de royauties de petróleo, reforços no aporte de verbas para a saúde pública e melhorar o quinhão do rateio do Fundo de Participação dos Municípios-FPM.

 

Audiência pública

Por iniciativa do deputado estadual Alexandre Brito (PSDB-Porto Velho) a Assembléia Legislativa de Rondônia terá audiência pública em 22 de junho para discutir o sistema penitenciário. Como se sabe, a superlotação das penitenciárias continua pegando e ainda tem a falta de uma política de ressocialização. Poderiam investigar a chegada do PCC.

 

Homem-bomba

O deputado estadual Miguel Sena, o homem-bomba, começou a cumprir suas ameaças. Ontem, detonou a Agência de Publicidade que mantém contrato com a Assembléia Legislativa com gravações e revelações explosivas. Ele afirma ainda que tem nas mãos gravações contra o Judiciário e que pode estourar os petardos de uma hora para outra. Salve-se quem puder!

 

No Vale do Guaporé

Dando seqüência aos encontros estaduais, a coalizão de partidos da base de sustentação ao governo, se reunirá em São Miguel, no Vale do Guaporé, uma região onde o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) fez sua melhor votação nas eleições passadas. Por conseguinte, Cahulla e cia precisam minar o reduto do adversário.

 
 

Do Cotidiano

O satélite sino-brasileiro

Este ano e em 2013, haverá nos céus algo além dos aviões de carreira para se somar a uma crescente população de satélites: o modelo Cbers-3, que entra logo em operação, e o Cbers-4, dentro de três anos.

Nem em mandarim nem em português, Cbers é uma sigla formada pelo trivial inglês: China-Brazil Earth-Resources Satellite (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Trata-se de uma parceria iniciada em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. Os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador.

Essa parceria une os dois pólos dos chamados “BRICs”, os países emergentes fadados a ser não grandes, mas também ricas nações: Brasil, Rússia, Índia e China. O sucesso desse trabalho comum entre China e Brasil no campo tecnológico sinaliza para a possibilidade de desenvolver novos projetos futuramente.

O projeto está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), localizado em São José dos Campos (SP). Os testes do modelo mecânico dos satélites já foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, reunindo os técnicos brasileiros e uma equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Sua tarefa, no início de fevereiro, foi simular, com ensaios vibratórios e acústicos, as condições que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento.

Os Cbers -3 e 4 receberam no módulo Carga Útil quatro câmeras (câmera PanMux, câmera multi espectral, imageador por varredura de média resolução e câmera imageadora de amplo campo de visada) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que das versão anteriores.

Os satélites se destinam à monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.

 

Via Direta

*** A justiça pegou pesado na organização da cavalgada Expovel 2010 *** Além de mudar o trajeto e proibir carreatas, carregou nas multas *** Pois é, só faltou exigir fraudões para os cavalos *** Trocando de saco para mala:  Tem pesquisas registradas no TRE mostrando nova queda de Expedito *** Mas ainda ele tem gordura para queimar durante toda a Copa do Mundo...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)