Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 21/10/10



Uma coluna sem papas na língua 21/10/10 - Gente de Opinião 

 
Clonagens de sites

No primeiro turno o candidato ao governo Eduardo Valverde (PT) teve seu site vitima de clonagem. Na oportunidade, foi publicada uma pesquisa dando conta que ele venceria a eleição em primeiro turno. Mais recentemente a vitima foi Confúcio Moura (PMDB) com seu site invadido, caluniando que ele teria feito consultas eleitorais a bruxos e videntes. As apelações se sucedem.

 

Uma coluna sem papas na língua 21/10/10 - Gente de OpiniãoAgenda carregada

O governador João Cahulla (PPS) e o senador eleito Ivo Cassol (PP) têm agenda carregada, visando uma virada sobre o candidato das oposições. Até sexta-feira eles terão visitado, realizando reuniões com lideranças regionais e tocando carreatas em cerca de vinte municípios. O município de Ji-Paraná é o mais visado, pois é ponto de honra para os governistas virar no quintal de Bianco (DEM) e Acir (PDT).

 

Uma coluna sem papas na língua 21/10/10 - Gente de OpiniãoBola de neve

Enquanto Cahulla busca a virada, o candidato da oposição Confúcio Moura vê sua campanha crescer como uma bola de neve. Com posições consolidadas nos maiores colégios eleitorais do estado, o PMDB vai ampliando sua vantagem, consolidando  também mais uma vitória em Rolim de Moura, o quintal do ex-governador Ivo Cassol e do atual governador João Cahulla.

 

Uma coluna sem papas na língua 21/10/10 - Gente de OpiniãoA guerra já começou

Nos corredores da Assembléia Legislativa os comentários são em torno da eleição da nova mesa diretora em janeiro. Entre os novos possíveis postulantes  - que já tem os governistas Valter Araújo e Neodi Carlos atual presidente – já se especulam também os nomes de Adelino Follador (DEM-Ariquemes), Saulo da Renascer (PDT-Ariquemes), José Hermínio (PT- Porto Velho) e Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho).

 

Uma coluna sem papas na língua 21/10/10 - Gente de OpiniãoNovos redutos

Mais votado na região do médio Guaporé, os municípios encravados entre Presidente Médici e Costa Marques, o deputado estadual reeleito Lebrão (PTN-São Francisco) comemorou a ampliação dos seus redutos nas eleições deste ano. Na atual temporada ele espichou sua votação até Guajará Mirim, onde teve encrenca com os padres no ano retrasado. Reconciliado com a igreja, tudo acabou em pizza.

 

Visitas virtuais

Os detentos das penitenciárias federais de Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) já recebem desde maio visitas virtuais através da aparelhagem de videoconferência, onde as autoridades judiciais já podem fazer seus interrogatórios sem a necessidade de deslocamentos. O sistema foi avaliado ontem pelo Departamento Penitenciário  Nacional –DEPEM.

 

Primeiras ações

A deputada estadual eleita Ana da Oito (PT do B-Nova Mamoré) já desenvolve suas primeiras ações em favor de suas bases eleitorais, que são o Vale do Guaporé e a região da Ponta do Abunã. Preocupada com a falta de abastecimento de água no Distrito de Nova Califórnia, a nova parlamentar esta realizando um levantamento da situação e já cobrando da Caerd providências neste sentido.

 

Bairro Nacional

A população do Bairro Nacional, em Porto Velho, esta acompanhando com toda atenção os trabalhos finais para o asfaltamento do trecho da avenida Farquhar, ligando daquela vila ao Centro Cívico. Por isso o prefeito Roberto Sobrinho (PT) já esta sendo tratado a pão de ló em vista da supervalorização dos imóveis naquela região. Ruas secundárias do Jardim São Sebastião e proximidades, também já foram asfaltadas.

 

 
 

Do Cotidiano

 

As grandes pelejas

Mais uma vez dois políticos do interior rondoniense chegam ao segundo turno disputando o governo estadual. Desde a criação do estado e nas primeiras eleições gerais que a capital e o interior de Rondônia medem forças no campo político. Além da predominância interiorana, na eleição de mais governadores, ela se dá também, na eleição de mais senadores (com as eleições de 2010 teremos três, dois de Rolim e um de Ji-Paraná) deputados estaduais e até de presidentes da Assembléia Legislativa.

Competentes, os políticos caipiras, além de se manterem fortes em suas bases, acabam com o tempo firmando redutos também na capital, como foram os casos de Bianco, Raupp, Cassol, Acir, Confúcio, Cahulla, Expedito etc.

Com a força da maioria dos eleitores, o interior tem emplacado a maioria dos presidentes da Assembléia Legislativa. A rigor, apenas Oswaldo Piana e Amizael Silva, conseguiram a proeza de faturar o cobiçado cargo no parlamento estadual. Sidney Guerra (Jaru), Marcos Donadon (Vilhena), Silvernani Santos (Jaru), Natanael Silva (Ariquemes), Carlão de Oliveira (Alta Floresta), e atualmente Neodi Carlos (Machadinho do Oeste) representam o poderio na roça.

A maioria dos senadores eleitos, desde 82, galga Brasília através do interior. Claudionor Roriz, Galvão Modesto, Ronaldo Aragão, José Bianco, Ernandes Amorim, Expedito Junior, Valdir Raupp e Acir Gurgcz e agora Ivo Narciso Cassol

Na Assembléia Legislativa a disparidade é enorme. Mesmo com seus quase 280 mil eleitores, a capital conta com apenas cinco representantes, sendo os 19 restantes, todos com bases interioranas. O que chama atenção municípios pequenos garantindo representatividade nos últimos pleitos, casos de Ministro Andreazza, Cerejeiras, Presidente Médici, Alta Floresta, mais recentemente Machadinho do Oeste, Montenegro, Urupá e São Miguel do Guaporé.   

A capital tem raras vitórias contra o interior. Numa delas, aconteceu na grande “Batalha do Rio Madeira”: Nos idos 80 o governador Jerônimo Santana, queria se transformar num JK amazônico e mudar a capital de Porto Velho e construir uma nova capital do interior. Graças às articulações de Amizael Silva, com o apoio de Silvernani Santos, que a coisa não vingou. No mais, os políticos da capital não têm derrotado os interioranos nem em campeonatos de cuspe a distância há duas décadas...
 

 

Via Direta
 

*** Se alastra a crise de saúde em Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia ***. As queixas de falta de atendimentos se multiplicam *** Os sem-teto buscam a regularização dos lotes do bairro Renascer, na Zona Leste de Porto Velho*** O bairro surgiu na região do assentamento orientado Airton Sena II *** Ontem a mobilização destas lideranças era grande nos órgãos públicos.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)