Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 06h09
Mesa Diretora
Liderados pelo ex-governador Ivo Cassol, pelo ex-presidente da ALE-RO Carlão de Oliveira e pelo deputado federal Nilton Capixaba, o cassolismo está encaminhando a eleição da nova mesa diretora, que será eleita dia 1º de fevereiro. A coalizão anti-Confúcio contabiliza 16 deputados e quer emplacar o deputado Valter Araújo (PTB) a presidência do Parlamento, com Jean Oliveira na vice.
Dois senhores
Nos bastidores desta peleja já se sabe que alguns parlamentares da futura base governista que debandaram para apoiar o candidato à presidência da bandeira cassolista, Valter Araújo, vão servir a dois senhores. De um lado, na eleição da Mesa Diretora, ficarão com os cassolistas e de outro, passado esse episódio, entrarão na base de sustentação de Confúcio para garantir suas próprias emendas parlamentares.
Cargo recusado?
Lideranças nacionais disputaram - algumas ainda disputam - a dentadas os Ministérios da presidente eleita Dilma Roussef. Parecem até búfalos disputando o poder da manada a cabeçadas, onças demarcando território com esturros, jacarés-açus se devorando a dentadas. Ao meio disto tudo, o senador Valdir Raupp afirmou na semana passada que sua esposa, a deputada Marinha Raupp recusou um Ministério...
A credibilidade
Como se trata de um fato histórico o caso deste anuncio feito pelo barbudo queixada, a coisa poderia ser melhor detalhado a opinião pública desfazendo insinuações de que o senador peemedebista teria “sapecado”. Por isso seria bom divulgar que: 1)- A data em que a presidente Dilma Roussef fez o convite a Marinha 2 - O dia em que a parlamentar recusou o convite. Com isso as dúvidas dos incrédulos e bocudos poderiam ser dirimidas...
Batalha da AROM
Com a intromissão do ex-governador Ivo Cassol e vários deputados estaduais contra o atual presidente da Associação Rondoniense de Municípios -AROM Laerte Gomes, esperava-se até que o pleito realizado na semana passada, conduziria o prefeito de Urupá, Célio Lang ao comando da entidade. Ao final quem se deu bem, permanecendo no poleiro foi Laerte Gomes, bem articulado e com 75 por cento dos votos. Uma vitória maiúscula.
Rota do tráfico
Recente levantamento do portal G1 revela que a maioria das cidades apontadas como rota do tráfico – entre elas Guajará Mirim em Rondônia – estão fora do Plano Nacional de Segurança, portanto não receberão recursos para frear o contrabando de armas e o tráfico de entorpecentes no país. É o fim da picada: é assim que o governo brasileiro pretende reduzir a criminalidade no país?
Marechal Rondon
Na semana que vem, marcando sua despedida do governo do estado – foi uma gestão curta mas com, bons resultados diga-se de passagem – o governador João Cahulla distribuirá para amigos, autoridades e personagens regionais, a comenda Marechal Rondon. Entre tantos agraciados estará o jornalista Sérgio Pires que já foi secretário de imprensa do governo e atualmente comanda a comunicação da ALE-RO com o veterano Waldir Costa.
Do Cotidiano
Um pais medroso
O avanço da criminalidade e a espetacularização cinematográfica e televisiva de seu combate, tendo como tela e vitrine o Rio de Janeiro, recrudesceram na população um temor que já existia, especialmente na classe média.
Poderia até parecer exagero afirmar que 90% da população tem medo da insegurança, não fosse a respeitabilidade do organismo que chegou a esse dado: o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), ligado ao governo federal.
Além de temer os “bandidos”, como são chamados todos aqueles eventualmente perseguidos pelas polícias, a população também teme os órgãos de segurança pública: a Polícia Militar tem a desconfiança total ou parcial de 70,7% dos entrevistados e a Polícia Civil desperta desconfiança em 69,9% dos cidadãos. O atendimento das instituições são qualificados como lentos, ineficientes, desrespeitosos e preconceituosos por mais da metade dos entrevistados.
O medo também motivou uma pesquisa original promovida no âmbito da Universidade de São Paulo (USP). A intenção é tentar compreender os fundamentos das manifestações de medo e de ansiedade, tanto em relação ao processamento das informações sensoriais e à expressão comportamental, como no que diz respeito aos mecanismos neuroquímicos e moleculares que geram respostas defensivas associadas a esses estímulos.
Se a pesquisa do Ipea procurava saber do que o povo brasileiro tinha medo, a pesquisa da USP tenta entender como o medo se manifesta no ser humano para, dessa forma, buscar mecanismos para superá-lo. De acordo com Marcus Lira Brandão, professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Ribeirão Preto (SP) e coordenador do projeto temático “Psicobiologia do medo e da ansiedade”, o principal desafio consiste em aplicar uma abordagem integrada, capaz de relacionar sistemas neurais e comportamentos.
“Ao todo, as pesquisas envolvem nove grandes projetos com abordagens distintas, sejam elas comportamental, imuno-histoquímica, sensório-motora, eletrofisiológica e neuroquímica da reação de defesa”, diz Brandão.
As manifestações de medo e as de ansiedade têm origem em áreas distintas do sistema nervoso central.
Via Direta
*** Com tantos lançamentos imobiliários e tantas invasões de áreas por “sem-tetos”, Porto Velho encerra 2010 com a migração a pleno vapor *** Nos moldes do Rio de Janeiro está chegando á Rondônia o esquema de caça-níqueis *** É mais um pesadelo que veio no rastro da transferência das celebridades criminais...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,