Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 06h09
![]() |
Mesa Diretora
Liderados pelo ex-governador Ivo Cassol, pelo ex-presidente da ALE-RO Carlão de Oliveira e pelo deputado federal Nilton Capixaba, o cassolismo está encaminhando a eleição da nova mesa diretora, que será eleita dia 1º de fevereiro. A coalizão anti-Confúcio contabiliza 16 deputados e quer emplacar o deputado Valter Araújo (PTB) a presidência do Parlamento, com Jean Oliveira na vice.
Dois senhores
Nos bastidores desta peleja já se sabe que alguns parlamentares da futura base governista que debandaram para apoiar o candidato à presidência da bandeira cassolista, Valter Araújo, vão servir a dois senhores. De um lado, na eleição da Mesa Diretora, ficarão com os cassolistas e de outro, passado esse episódio, entrarão na base de sustentação de Confúcio para garantir suas próprias emendas parlamentares.
Cargo recusado?
Lideranças nacionais disputaram - algumas ainda disputam - a dentadas os Ministérios da presidente eleita Dilma Roussef. Parecem até búfalos disputando o poder da manada a cabeçadas, onças demarcando território com esturros, jacarés-açus se devorando a dentadas. Ao meio disto tudo, o senador Valdir Raupp afirmou na semana passada que sua esposa, a deputada Marinha Raupp recusou um Ministério...
A credibilidade
Como se trata de um fato histórico o caso deste anuncio feito pelo barbudo queixada, a coisa poderia ser melhor detalhado a opinião pública desfazendo insinuações de que o senador peemedebista teria “sapecado”. Por isso seria bom divulgar que: 1)- A data em que a presidente Dilma Roussef fez o convite a Marinha 2 - O dia em que a parlamentar recusou o convite. Com isso as dúvidas dos incrédulos e bocudos poderiam ser dirimidas...
Batalha da AROM
Com a intromissão do ex-governador Ivo Cassol e vários deputados estaduais contra o atual presidente da Associação Rondoniense de Municípios -AROM Laerte Gomes, esperava-se até que o pleito realizado na semana passada, conduziria o prefeito de Urupá, Célio Lang ao comando da entidade. Ao final quem se deu bem, permanecendo no poleiro foi Laerte Gomes, bem articulado e com 75 por cento dos votos. Uma vitória maiúscula.
Rota do tráfico
Recente levantamento do portal G1 revela que a maioria das cidades apontadas como rota do tráfico – entre elas Guajará Mirim em Rondônia – estão fora do Plano Nacional de Segurança, portanto não receberão recursos para frear o contrabando de armas e o tráfico de entorpecentes no país. É o fim da picada: é assim que o governo brasileiro pretende reduzir a criminalidade no país?
Marechal Rondon
Na semana que vem, marcando sua despedida do governo do estado – foi uma gestão curta mas com, bons resultados diga-se de passagem – o governador João Cahulla distribuirá para amigos, autoridades e personagens regionais, a comenda Marechal Rondon. Entre tantos agraciados estará o jornalista Sérgio Pires que já foi secretário de imprensa do governo e atualmente comanda a comunicação da ALE-RO com o veterano Waldir Costa.
Do Cotidiano
Um pais medroso
O avanço da criminalidade e a espetacularização cinematográfica e televisiva de seu combate, tendo como tela e vitrine o Rio de Janeiro, recrudesceram na população um temor que já existia, especialmente na classe média.
Poderia até parecer exagero afirmar que 90% da população tem medo da insegurança, não fosse a respeitabilidade do organismo que chegou a esse dado: o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), ligado ao governo federal.
Além de temer os “bandidos”, como são chamados todos aqueles eventualmente perseguidos pelas polícias, a população também teme os órgãos de segurança pública: a Polícia Militar tem a desconfiança total ou parcial de 70,7% dos entrevistados e a Polícia Civil desperta desconfiança em 69,9% dos cidadãos. O atendimento das instituições são qualificados como lentos, ineficientes, desrespeitosos e preconceituosos por mais da metade dos entrevistados.
O medo também motivou uma pesquisa original promovida no âmbito da Universidade de São Paulo (USP). A intenção é tentar compreender os fundamentos das manifestações de medo e de ansiedade, tanto em relação ao processamento das informações sensoriais e à expressão comportamental, como no que diz respeito aos mecanismos neuroquímicos e moleculares que geram respostas defensivas associadas a esses estímulos.
Se a pesquisa do Ipea procurava saber do que o povo brasileiro tinha medo, a pesquisa da USP tenta entender como o medo se manifesta no ser humano para, dessa forma, buscar mecanismos para superá-lo. De acordo com Marcus Lira Brandão, professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Ribeirão Preto (SP) e coordenador do projeto temático “Psicobiologia do medo e da ansiedade”, o principal desafio consiste em aplicar uma abordagem integrada, capaz de relacionar sistemas neurais e comportamentos.
“Ao todo, as pesquisas envolvem nove grandes projetos com abordagens distintas, sejam elas comportamental, imuno-histoquímica, sensório-motora, eletrofisiológica e neuroquímica da reação de defesa”, diz Brandão.
As manifestações de medo e as de ansiedade têm origem em áreas distintas do sistema nervoso central.
Via Direta
*** Com tantos lançamentos imobiliários e tantas invasões de áreas por “sem-tetos”, Porto Velho encerra 2010 com a migração a pleno vapor *** Nos moldes do Rio de Janeiro está chegando á Rondônia o esquema de caça-níqueis *** É mais um pesadelo que veio no rastro da transferência das celebridades criminais...
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro