Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 22/01/11


Uma coluna sem papas na língua 22/01/11 - Gente de Opinião

Interesses díspares

Com interesses dispares para as eleições municipais de 2012, o PMDB de Confúcio Moura e o PT de Eduardo Valverde deverão ter candidaturas próprias no ano que vem em vários municípios. Com isso, o racha – que já começou – será inevitável. Os petistas já farejaram o perigo iminente de perder a prefeitura de Porto Velho para os peemedebistas. Aliás, Emerson Castro, prefeito interino já corre trecho.

 

Era esperado

Com um tiquinho de petistas, um pedaço de pedetistas, uma porção de Democratas, um naco de tucanos e socialistas e com retalhos de comunistas, a coalizão liderada pelo PMDB foi uma aliança vitoriosa mas sujeita a turbulências. Por conseguinte, os rachas já eram esperados. A cabeça da coalizão (PMDB) esta brigando com o fígado (PT) num corpo estranho, um ser frankstênico, formado nas eleições de 2010. Juízo gente, Confúcio precisa de paz para governar.

 

Uma coluna sem papas na língua 22/01/11 - Gente de Opinião


Em desvantagem

Com a articulação do Palácio Presidente Vargas em dificuldades na dura peleja da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa o ungido do governador Confúcio Moura, deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) vai penar muito para tentar reverter a desvantagem do oponente Valter Araújo (PTB-Porto Velho). Pelo que se vê, nos primeiros lances do embate, poderá acontecer aí a primeira derrota palaciana no Poder Legislativo.

 

Jogo de interesses

Na disputa da Assembléia Legislativa, o ex-governador Ivo Cassol tem todo interesse de eleger Valter Araújo. Ivo planeja emplacar Caulla – ou ele próprio – na prefeitura da capital, e vai querer escalar o parlamentar trabalhista de vice no pleito de 2012, tentando com isto já reforçar as suas paliçadas para a grande revanche de 2016 com o atual governador. Por conseguinte, eleger um aliado no comando do parlamento estadual é primordial para o cassolismo.

 

Confisco de terras 

A menos de duas semanas do inicio da nova legislatura no Congresso Nacional, a Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo se mobiliza para aprovar Proposta de Emenda a Constituição que permite o confisco de terras nas propriedades em que houver trabalho escravo. Estados, como Pará, Mato Grosso e Rondônia estão no olho do furacão.

 

A mobilização geral

Conforme o senador José Nery (PSOL-PA), o movimento pela erradicação do trabalho escravo, fará realizar encontros estaduais e seminários de 28 de janeiro a 3 de fevereiro com o propósito de mobilizar e conscientizar a opinião pública a respeito deste chaga social que até hoje não foi curada no país. Ele acredita que o confisco de terras inibirá a volúpia dos fazendeiros inescrupulosos.
 

Uma coluna sem papas na língua 22/01/11 - Gente de Opinião


Delírios turísticos

Pela primeira vez na história deste estado nas últimas décadas o turismo do estado e do município estão se unindo para alavancar o setor. Meus parabéns para Julio Olivar (Setur) e Jaime Gazola (Semtur) pela iniciativa. A coisa tende a melhorar a partir de agora com esta atuação conjunta. Só acho que idéia da criação de uma Polícia Turística por aqui ainda é um delírio, né? Em Rondônia nem a patrulha escolar funciona direito.

 

Do Cotidiano

Quase invisíveis

Como se fosse um filme de mistério, algo não convencia no caso de um jovem enforcado no teto de uma cozinha em uma casa abandonada no Rio de Janeiro. Os vizinhos garantiam que estava morto há pelo menos quinze dias, mas os exames de praxe, que levam em consideração o estado de conservação, a temperatura e o grau de rigidez do corpo, induziram os peritos a calcular o tempo de morte em apenas uma semana.

Que fazer para tirar a dúvida? Chamar o FBI? A polícia chamou Janyra Oliveira da Costa, perita do Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro, especialista em uma área da ciência que se tornou bastante conhecida por causa dos seriados de TV norte-americanos nos quais de fato o FBI pontifica: a entomologia forense.

Na cena do crime, Janyra concentrou sua atenção não no corpo, mas nas larvas de moscas e besouros que o povoavam e também se espalhavam pelo chão. “A diversidade de insetos era grande, cenário que aponta para um período mais longo decorrido desde a morte”, conta Janyra. “Como o corpo permaneceu o tempo todo pendurado, preservou-se melhor do que se estivesse em outra posição”, explica.

As larvas de insetos que se alimentam da matéria orgânica em decomposição, em uma espécie de reciclagem natural de nutrientes, caíam no chão em vez de permanecer no corpo. A explicação de Janyra fortaleceu a versão dos vizinhos e a polícia ampliou a lista de suspeitos, que passou a incluir pessoas que haviam estado por ali nas duas semanas anteriores.

 Dessa forma, os “microdetetives” quase invisíveis começavam a auxiliar de forma decisiva em uma investigação que chegou a bom termo com o apoio de seus testemunhos eloquentes, embora silenciosos.

Trabalhando na identificação das espécies de insetos geralmente encontradas junto aos mortos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Janyra é uma das pesquisadoras que nos últimos anos vem ajudando a desenvolver no Brasil essa especialidade de acordo com a fauna e as características ecológicas daqui, bastante distintas das de outros países.

 

Via Direta

*** A Câmara dos Deputados aguarda 4 mil convidados para a posse em 1º de fevereiro *** Em Rondônia, o cerimonial da Assembléia Legislativa ultima os preparativos da solenidade da posse da nova legislatura prevista para acontecer no clube Talismã *** Só foi o PMDB retomar a Caerd que  boatos maldosos já circulam pelo estado afora contra a companhia. O jogo é bruto,   

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)