Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 05h46
Todas as instâncias
Perplexos ainda com as barbaridades que aconteceram nos canteiros de obras de Jirau, os vereadores de Porto Velho, os deputados estaduais e nossos representantes na Câmara Federal e Senado resolveram investigar com rigor. Comissões Especiais estão sendo formadas para acompanhamento das obras de Jirau e também de Santo Antônio.
Jogo de estratégia
Com vistas ao crescimento do partido, o Diretório Nacional do PMDB deliberou que a legenda terá candidaturas próprias as prefeituras nos municípios com mais de 200 mil eleitores, no caso onde haverá segundo turno. Em Rondônia apenas Porto Velho será atingida com esta obrigatoriedade. Então, rusgas a vista entre petistas e peemedebistas...
Grandes obras
Se é que se pode acreditar no Ministério dos Transportes, a restauração da BR- 364 e a construção da Ponte do Abunã estão garantidas. Em sendo verdade, será uma grande conquista da bancada federal, e Rondônia não será tão sacrificada com os cortes do orçamento da União. Mesmo porque já se sabe que a ponte internacional em Guajará foi para as cucuias.
Reforma política
A OAB intensifica sua cobrança perante o Congresso Nacional exigindo a reforma política. A entidade defende no bojo da mudança, entre outras coisas, o fim do voto de legenda, cujo mecanismo eleitoral permitiu a eleição de parlamentares na Câmara federal com poucos votos nas eleições do ano passado na esteira da votação do palhaço Tiririca.
Comando tucano
O atual presidente do Diretório Municipal do PSDB, empresário Lindomar “Sandubas” Carreiro foi confirmado no comando do partido e caberá a ele discutir o processo de alianças tucanas para as eleições municipais do ano que vem. Carreiro, ao mesmo tempo em que era festejado pela recondução, chorava o falecimento do amigo de tantos anos Lima Filho, ocorrida no domingo.
Ciclo de palestras
Em parceria com a Confederação Nacional de Municípios-CNM, a Associação Rondoniense - ARON realiza ciclo de palestras no final do mês em Porto Velho. A presença do presidente nacional Paulo Ziukoski foi confirmada e junto com o presidente da ARON Laerte Gomes, será tratado a realização da I Marcha Estadual de Prefeitos em Rondônia prevista para acontecer no meio do ano.
Duas décadas
As lideranças do distrito de Tarilândia se mobilizam mais uma vez na tentativa de sacramentar a emancipação político-administrativa perante o município de Jaru. É uma luta de mais de 20 anos, cujo primeiro projeto ocorreu na mesma época de Extrema que já realizou plebiscito e aguarda a nomeação de prefeito tampão e as primeiras eleições municipais no ano que vem.
Pela autonomia
Assim como Extrema, que já esta com seu processo consolidado e Tarilândia, que reúne todas as condições sócio -econômicas exigidas para se emancipar, outras localidades começam a iniciar os trabalhos neste sentido, como Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, com quase 20 mil habitantes. Já é maior do que pelo menos 22 municípios rondonienses.
Do Cotidiano
Ainda, os descalabros
A reforma eleitoral, em pauta para discussões no Congresso Nacional, a partir de agora, ressuscita temas polêmicos e ao mesmo tempo indigestos para os políticos com cargos eletivos. Um deles, defendido no Senado, esta voltado a punir com maiores rigores os políticos já condenados pela justiça e que usam de artifícios jurídicos para se manter nos cargos, como ocorre com o vice-presidente estadual do PMDB, Natan Donadon em Rondônia - e tantos outros políticos pelo país afora.
Focalizando o assunto, em discurso no Congresso Nacional, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembra que um simples deslize cometido por um funcionário público é suficiente para afastá-lo do cargo até a apuração final. Ele entende, assim como muitos deputados e senadores, que idêntico procedimento deveria ser adotado em relação aos ocupantes de cargos eletivos, de vereador a presidente da Republica.
No caso do estado de Roraima, base do parlamentar trabalhista, ele enfatiza que o atual governador do estado Anchieta Junior (PSDB) que se mantém no cargo por força de liminar mesmo depois de cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Anchieta responde a mais de 30 processos, sabe que perderá o mandato e aproveita para fazer falcatruas em todas as áreas administrativas.
Lá em Roraima, como em Rondônia, em tempos recentes, a Policia Federal investigou e chegou a prender políticos envolvidos em desvio de recursos da saúde publica e outras áreas.
Por tudo o que tem ocorrido nos estados e no próprio Congresso Nacional, é que Mozarildo apelou ao Ministério Público e a justiça eleitoral para que dêem prioridade a processos desta natureza.
Rondônia já viu este filme antes com processos travados na justiça contra prefeitos, governadores e senadores, se prolongando indefinidamente nos tribunais. Ao sabor de decisões judiciais contraditórias tantos políticos rondonienses se mantiveram no cargo até o final de seus mandatos - e ainda reeleitos. A reforma política será uma boa oportunidade para dar um basta nestes descalabros.
Via Direta
*** Com o ex-deputado federal e ex-vice-governador Orestes Muniz no comando estadual, o PMDB de Rondônia abre os preparativos para as eleições municipais de 2012 *** Parte da malha de estradas vicinais de Rondônia foi seriamente danificada neste inverno amazônico *** O DER e as prefeituras vão ter muito trabalho no verão para recuperar os estragos.