Sexta-feira, 24 de abril de 2009 - 06h28
Espaço político
Aumenta a disputa por espaço político dentro da administração estadual em vista das eleições de 2010. O maior enguiço ocorre na peleja de vagas à Câmara Federal, com o ex-senador Odacir Soares (atual chefe da Casa Civil), o ex-deputado federal Nilton Capixaba (subchefe da Casa Civil), ex-deputado estadual Carlos Magno (secretário da Agricultura), entre outros.
Mais pretendentes
Com seu possível ingresso no PP, em vista de acordos políticos, o governador Ivo Cassol poderá ceder uma secretaria para o partido, mais precisamente para o ex-deputado federal Agnaldo Muniz, atual presidente regional da agremiação. Também visando acomodações, um outro pretendente à Câmara Federal poderá desembarcar no primeiro escalão: o tucano Euclides Maciel.
Firme no poleiro
Com o respaldo de amigos como o senador Arthur Virgílio e do deputado federal José Aníbal, o ex-deputado federal Hamilton Casara acabou permanecendo no poleiro tucano. É provável que depois de sete tentativas fracassadas os insurrectos aliados aos cassolboys desistam de tomar o comando da legenda, já que os vexames foram enormes.
Políticas públicas
Por iniciativa do deputado estadual Neri Firigolo (PT), a Assembléia Legislativa de Rondônia realiza na próxima terça-feira, dia 28, seminário sobre políticas públicas para a juventude. No inicio do mês, audiência pública tratando sobre a discriminação das mulheres (de autoria petista) foi sabotada pelos deputados da base aliada do governo. Só compareceram petistas...
Suplentes alvoroçados
Com a possibilidade de alguns deputados estaduais da base aliada do Palácio Presidente Vargas assumir a titularidade de algumas pastas estaduais, como forma de acomodação política, os suplentes dos deputados Euclides Maciel (PSDB), Luis Cláudio (PTN) e Luizinho Goebel (PV) andam fazendo as contas. Ivo, entretanto, não definiu ainda alterações no primeiro escalão.
Dirigentes cooperativistas
Recebi e aproveito para agradecer o convite formulado pelo sistema OCB/SESCOOP para o I Encontro dos Dirigentes Cooperativistas de Rondônia, que acontecerá no próximo dia 25 de abril, sábado, nas dependências da Casa do Cooperativismo. Durante o evento haverá palestras sobre os desafios e perspectivas do cooperativismo no estado.
Partidos em ascensão
Dois partidos, um da base aliada do governador Ivo Cassol, o Partido Verde, outro de esquerda, o PC do B, exibem bons índices de crescimento neste inicio do ano. O PV, com dois deputados estaduais atuando em quase todo o estrado, Miguel Sena e Luizinho Goebel e um federal, Lindomar Garçon, tem recebido dezenas de novos filiados.
Boa performance
Já, o PC do B demonstra melhores indicativos de ascensão em Porto Velho, com David Chiquilito Erse, que disputou a prefeitura na capital no ano passado e conta com uma bancada atuante na Câmara Municipal. Os vereadores vermelhinhos tem se destacado na atual legislatura na fiscalização do Poder Executivo.
Prévias petistas
O PT esta abrindo os preparativos para realizar prévias a partir de agosto para definir quem será seu candidato ao governo. Só participarão das prévias a Senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde, já que o prefeito Roberto Sobrinho confirmou ao Diretório Regional que seu propósito é de permanecer os quatro anos no cargo.
Do Cotidiano
Retalhado pela crise
Polêmico livro de respeitado economista põe o Brasil frente a uma escolha: ou se fortalece como nação ou acabará dividido em republiquetas. Não prometem nada de bom o agravamento das tensões na fronteira entre a Colômbia e o Equador. Se a América Latina não se fortalecer, nem conseguirá ser um contraponto à América do Norte nem ajudará no equilíbrio de forças entre os dois hemisférios, no mundo multipolar que a devastadora crise americana passa a concretizar no planeta.
Essas tensões fronteiriças e a ameaça de uma desgastante pendenga internacional entre Brasil e Paraguai por conta do pagamento da energia de Itaipu acendem um sinal vermelho para o Mercosul e para o projeto bolivariano de unidade latino-americana.
No plano nacional interno, a nordestinização da Mesa do Senado, com o fortalecimento dos ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor, a crescente insatisfação no Sudeste e a proposta de emancipação dos estados sulinos jogam contra a unidade nacional, além de fragilizar, em consequência, os esforços pela unidade continental.
Se essas condições não forem resolvidas pelo exercício de uma forma superior de política, no plano interno, e pela diplomacia, nas questões externas, os inimigos do Brasil e da unidade latino-americana, localizados no hemisfério Norte, mas como muitos agentes infiltrados em ongs e participando de processos eleitorais em todo o mundo, no financiamento de candidaturas, conseguirão jogar estados contra estados, países contra países e concretizar aquilo que.
Direito ou torto – No Sul, atribuída a setores da extrema-direita, existem movimentos separatistas que sempre tentam retomar o fio da Revolução Farroupilha, interrompido por um acordo entre o comando republicano e as oligarquias gaúchas. A proposta de criar a República do Pampa tem como sustentáculo a falsa noção de que “o Sul sustenta o resto do Brasil”.
No exterior, há interesses jogando no sentido de que um Nordeste dócil a Sarney e a Collor possa se tornar um País livre da insatisfação das regiões Sudeste e Sul: os estados nordestinos mais a Amazônia seriam uma nação supostamente riquíssima, com um enorme potencial. Esse novo país tiraria riqueza dos novos produtos que a Amazônia está disponibilizando, com descobertas diárias inclusive de venenos de serpentes que custam milhares de dólares o grama.
Na sociedade gaúcha, onde há uma espécie de orgulho sulino muito próximo do racismo, que se opõe a uma República hoje supostamente dominada por políticos nordestinos, o movimento “o Sul é o meu País” conquista cada vez mais adeptos.
Via Direta
*** Dirigentes de legendas nanicas de aluguel já se prepararam para negociar apoio com governadoraveis *** Uma verdadeira penca de agremiações começou o assédio *** Com a estiagem chegando, o maquinário da prefeitura da capital esta chegando às ruas *** Roberto Sobrinho também trabalha forte na regularização fundiária.
Fonte: Carlos Sperança / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri