Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - 05h28
Contagem regressiva
Já corre a contagem regressiva para a posse do governador eleito Confúcio Aires de Moura (PMDB) e do seu vice Airton Gurgacz, que acontecerá no próximo dia 1º de janeiro, um domingo. O clima já é de grande expectativa para uma administração criativa e inovadora, que já começa na era dos blogs, num contato direto do futuro governador com o eleitorado.
Equipe concentrada
Como um diligente técnico de futebol, Confúcio já escalou seu time e mandou toda a delegação que entrará em campo no Palácio Presidente Vargas, para a concentração. Serão dois dias, num retiro político, que começa neste final de semana. Ao final, espera-se que os “atletas”, digo os secretários, estejam preparados para um jogo duro que se prolongará durante quatro anos.
Voduzando Confúcio
Embora se mostre bonzinho nas aparições pela mídia, o ex-governador Ivo Cassol (PP) futuro líder da oposição, já esta voduzando a próxima gestão. Depende de derrapagens da atual coalizão liderada pelo PMDB, para voltar ao pódio em 2014. Lembrando que Confúcio não esta acostumado a dar mole: foi reeleito prefeito de Ariquemes com mais de 72 por cento dos votos válidos. Vai precisar muito vodu para que caia do cavalo...
![]() |
Pulando cirandinha
Por falar em Ivo, ele nega, antes que o galo cante três ou mais vezes que esteja ao lado do ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira no jogo de estratégia para emplacar a nova mesa diretora cassolista no parlamento estadual. É só fazer as contas: Valter Araújo (seu fiel escudeiro) é o candidato a presidente e Jean de Oliveira, o vice. Embora negue, Ivo esta pulando cirandinha com o ex-desafeto. Mais a frente, vamos ver quem é que esta “pinoquiando”. Eu, que não! Clique AQUI e assista trecho da entrevista do senador eleito Ivo Cassol.
Comando Nacional
Com a grande vitória ao Senado nas eleições de outubro e assumindo a presidência do Diretório Nacional do PMDB em janeiro, Valdir Raupp vai se convertendo no grande astro da política rondoniense. Depois de Amir Lando, que tinha chegado a ministro, nenhum político local conseguiu tanta projeção.
Recesso legislativo
Com a aprovação de um pacote de projetos de interesse do Poder Executivo, a Assembléia Legislativa encerrou na quarta-feira os trabalhos da atual legislatura e entrou em recesso. O expediente normal volta dia 17 de janeiro, mas é bem possível que o governador eleito Confúcio Moura já convoque sessões extraordinárias ainda nos primeiros dias do seu governo.
Trégua petista
Os últimos acontecimentos – e a própria morte de Odair Cordeiro – serviram, para uma trégua entre os petistas. É importante que o partido se entenda porque caso contrário, a legenda que já perdeu cadeiras á Câmara Federal e ao Senado em Rondônia nas eleições de outubro pavimentará mais uma derrota em 2012 a prefeitura da capital.
Do Cotidiano
Boas alternativas
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Com a prosperidade chegando ao campo, os agrobandidos se multiplicam pelo interior assaltando chácaras e fazendas *** Os últimos dias tem sido movimentados em Guajará-Mirim, para as compras natalinas no lado Boliviano *** Bem humorado, Confúcio afirma em seu blog que é melhor ser montado pelas netas, do que por marmanjos que querem usar bridão e espora.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l
Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026
Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro