Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - 05h28
Contagem regressiva
Já corre a contagem regressiva para a posse do governador eleito Confúcio Aires de Moura (PMDB) e do seu vice Airton Gurgacz, que acontecerá no próximo dia 1º de janeiro, um domingo. O clima já é de grande expectativa para uma administração criativa e inovadora, que já começa na era dos blogs, num contato direto do futuro governador com o eleitorado.
Equipe concentrada
Como um diligente técnico de futebol, Confúcio já escalou seu time e mandou toda a delegação que entrará em campo no Palácio Presidente Vargas, para a concentração. Serão dois dias, num retiro político, que começa neste final de semana. Ao final, espera-se que os “atletas”, digo os secretários, estejam preparados para um jogo duro que se prolongará durante quatro anos.
Voduzando Confúcio
Embora se mostre bonzinho nas aparições pela mídia, o ex-governador Ivo Cassol (PP) futuro líder da oposição, já esta voduzando a próxima gestão. Depende de derrapagens da atual coalizão liderada pelo PMDB, para voltar ao pódio em 2014. Lembrando que Confúcio não esta acostumado a dar mole: foi reeleito prefeito de Ariquemes com mais de 72 por cento dos votos válidos. Vai precisar muito vodu para que caia do cavalo...
Pulando cirandinha
Por falar em Ivo, ele nega, antes que o galo cante três ou mais vezes que esteja ao lado do ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira no jogo de estratégia para emplacar a nova mesa diretora cassolista no parlamento estadual. É só fazer as contas: Valter Araújo (seu fiel escudeiro) é o candidato a presidente e Jean de Oliveira, o vice. Embora negue, Ivo esta pulando cirandinha com o ex-desafeto. Mais a frente, vamos ver quem é que esta “pinoquiando”. Eu, que não! Clique AQUI e assista trecho da entrevista do senador eleito Ivo Cassol.
Comando Nacional
Com a grande vitória ao Senado nas eleições de outubro e assumindo a presidência do Diretório Nacional do PMDB em janeiro, Valdir Raupp vai se convertendo no grande astro da política rondoniense. Depois de Amir Lando, que tinha chegado a ministro, nenhum político local conseguiu tanta projeção.
Recesso legislativo
Com a aprovação de um pacote de projetos de interesse do Poder Executivo, a Assembléia Legislativa encerrou na quarta-feira os trabalhos da atual legislatura e entrou em recesso. O expediente normal volta dia 17 de janeiro, mas é bem possível que o governador eleito Confúcio Moura já convoque sessões extraordinárias ainda nos primeiros dias do seu governo.
Trégua petista
Os últimos acontecimentos – e a própria morte de Odair Cordeiro – serviram, para uma trégua entre os petistas. É importante que o partido se entenda porque caso contrário, a legenda que já perdeu cadeiras á Câmara Federal e ao Senado em Rondônia nas eleições de outubro pavimentará mais uma derrota em 2012 a prefeitura da capital.
Do Cotidiano
Boas alternativas
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Com a prosperidade chegando ao campo, os agrobandidos se multiplicam pelo interior assaltando chácaras e fazendas *** Os últimos dias tem sido movimentados em Guajará-Mirim, para as compras natalinas no lado Boliviano *** Bem humorado, Confúcio afirma em seu blog que é melhor ser montado pelas netas, do que por marmanjos que querem usar bridão e espora.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri