Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 05h47
Baitas desafios
O pré-candidato do PT ao governo do estado, deputado federal Eduardo Valverde, tem vários desafios para enfrentar na jornada 2010. O primeiro deles é que candidato da capital não tem derrotado os do interior – nem em campeonatos de cuspe à distância – nas últimas duas décadas. Padece de isolamento político e vai enfrentar o bairrismo dos migrantes sulistas no populoso interior do estado.
Eleição em aberto
A favor de Valverde, no entanto, tem o fato dos petistas atingir quase 30 por cento dos votos no estado nos últimos pleitos estaduais e este é um percentual que pode lhe garantir pelo menos passagem ao segundo turno. O prestigio de Lula, o bom desempenho de Dilma que já bate Serra nas sondagens eleitorais recentes, são outros fatores considerados “benéficos” pela militância do partido da estrela vermelha.
Com surpresas
A maioria das convenções partidárias será realizada a partir deste final de semana em Rondônia. Teremos algumas surpresas e dependendo das consultas aos escritórios especializados em direito eleitoral, até desistências, por causa do Projeto Ficha Limpa. Tem candidato a deputado já escalando familiares para a peleja para evitar maiores desgastes.
Em revoada
Não é difícil constatar quem esta crescendo e quem esta desabando despenhadeiro abaixo na atual corrida sucessória. Existe uma revoada enorme pré-candidatos a deputado estadual e federal de outras alianças, em direção ao pré-candidato do PMDB, o ex-prefeito de Ariquemes Confúcio Moura. Ao mesmo tempo já tem pré-candidato ao governo desabando rapidamente nas pesquisas.
Definição do PSB
A menos de uma semana do encerramento das convenções partidárias que vão homologar os nomes daqueles que vão disputar cargos eletivos em todos os níveis, ainda existem indefinições importantes no quadro regional. O PSB de Mauro Nazif e Jesualdo Pires ainda não se decidiu entre o PSDB de Expedito e o PT de Eduardo Valverde.
Reforço importante
Outro reforço importante para ser conquistado é o dos Democratas do ex-governador José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná. Estão na disputa deste apoio desde o PSDB de Expedito até o PMDB de Confúcio Moura, que já tem apoio de um bom naco dos Democratas, inclusive do seu sucessor, o prefeito Márcio Raposo, de Ariquemes. Como sempre, Bianco deixa a definição para última hora.
Ônus e bônus
Outro reforço considerado importante nos meios políticos é do ex-prefeito Melki Donadon (PHS), chefe do clã político mais importante do Cone Sul. Ele tentou ser vice de Confúcio Moura e Eduardo Valverde, mas foi rejeitado. Nos bastidores já corre a noticia que teria fechado com o tucano Expedito Júnior, mas até agora nada foi anunciado. É um nome que tem ônus e bônus e essa conta vai ter que ser feita pelos interessados.
Sem trairagem?
Virou e mexeu e o Partido Verde –PV de Lindomar Garçon, que saltitava entre várias legendas, deverá optar pela fidelidade com o ex-governador Ivo Cassol, permanecendo no arco de alianças da base governista. Aliás, dependendo das conversações finais, caso Ivo não consiga convencer Carlinhos Camurça, para vice de João Cahulla, será dos verdinhos o vice a ser indicado. Antenor “Fiel” Clock já não disfarça a felicidade...
Com Cahulla?
A inclusão ou não de Expedito Junior na lista dos fichas sujas, e portanto, na eventualidade de ficar impedido de disputar o governo de Rondônia é o que mais se comenta nos círculos políticos atualmente, de Guajará Mirim à Vilhena. E na impossibilidade de disputar o Palácio Presidente Vargas, Junior apoiaria quem? O que ais se fala é que ficaria com João Cahulla, unificando a base governista...
Do Cotidiano
Cercado de mistério
Teria havido uma arquitetura globalizada na antiguidade? É coincidência ou há um fio de integração na existência de pirâmides em locais tão diferentes quanto o Egito e a América Central?
Elas ocorrem, sempre cercadas de mistérios, não só nos monumentos egípcios – as Pirâmides de Gizé são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda permanece – nem nas escassamente conhecidas Pirâmides de Guímar, nas Ilhas Canárias, mas também no México, onde floresceu a civilização asteca, e entre os maias, que habitaram a Guatemala e países vizinhos.
Igualmente misteriosos são os sinais de que a Amazônia também teve sua antiga civilização desaparecida e, com ela, suas próprias pirâmides. As suposições de que a Amazônia também foi “sucursal” ou parte da Atlântida reforçam as teorias fantasiosas ou “conspiratórias” de que essa arquitetura piramidal globalizada tenha origem na Atlântida, uma hipotética, remotíssima e evoluída civilização humana que, a exemplo de maias, astecas e incas, mais recentemente, teria sucumbido ao egoísmo e à imprevidência da humanidade em uma etapa decisiva de seu desenvolvimento.
As perguntas são formuladas a cada passo. De onde teriam se originado os elementos de contato da civilização inca, na América do Sul, com outras culturas, ao Leste? Vieram das bandas do Oceano Pacífico ou, como se acredita com mais convicção, seus ancestrais transitaram e viveram em toda a extensão da Amazônia, de Leste a Oeste, até se radicar nas regiões das lendas douradas em que seus remanescentes foram liquidados?
Antecedentes −As atenções do mundo foram novamente atraídas pela Amazônia quando a prestigiosa revista científica Science, a rede inglesa BBC e a agência alemã Reuters deram eco a descobertas arqueológicas – aliás, contínuas – documentadas no Alto Xingu: um complexo de habitações antigas nas quais viveram cerca de 50 mil pessoas. Conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais, segundo os cientistas que analisaram as imagens da região tomadas por satélite. A moderníssima tecnologia lançando luzes sobre os mistérios do passado.
Via Direta
*** A greve dos policiais civis esta fazendo a festa dos assaltantes e arrombadores em Porto Velho *** As obras do Terminal Hidroviário avançam na região do Cai N´Água *** O verão veio forte e as queimadas já vão tomando conta do pedaço em Rondônia *** Com a posse do ex-vereador Davi Chiquilito Erse em 1º julho a bancada parlamentar da capital será reforçada na Assembléia Legislativa.
Fonte: Carlos Sperança.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,