Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 25/08/10



 

Uma coluna sem papas na língua 25/08/10 - Gente de OpiniãoRenovação dos quadros

Já na contagem regressiva das eleições de três de outubro se pode constatar perante o eleitorado a forte tendência de renovação dos quadros políticos, principalmente nas pelejas á Assembléia Legislativa e a Câmara Federal. Nossos deputados estaduais e federais estão com a pulga atrás da orelha e trabalham duro nas suas bases para contrariar as previsões negativas.

 

Não ao plebiscito

A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB negou apoio ao plebiscito, que acontecerá no país  em setembro, para saber se o brasileiro é a favor de limitar á posse de terras. Nota da entidade católica desmentiu a informação do presidenciável do PSOL Plínio Arruda Sampaio dando conta do envolvimento da CNBB na consulta popular.

 

Gente de OpiniãoA paternidade...

Os dois senadores que pleiteiam ferozmente a reeleição em Rondônia, Fátima Cleide (PT) e Valdir Raupp (PMDB) usam o mesmo mote de campanha no horário gratuito. Ambos mantêm depoimento gravado do presidente Luis Inácio Lula da Silva confirmando apoio e pedindo voto, além de reivindicarem para si a autoria de obras de infra-estrutura, como as pontes sobre o Rio Madeira etc e tal.

 

Gente de Opinião...Ou maternidade?

Ainda sobre a disputa dos senadores: Quanto a usar o depoimento de Lula, tudo bem, mesmo porque é o cara. Mas quanto às pontes o que se vê é um adiamento atrás do outro, pelo Tribunal de Contas da União -TCU, por causa de sobrepreço. Não se pode fazer campanha em cima de brisa e não fica bem brigar, caro senadores, por paternidade ou maternidade de um trabalho, que na verdade é de toda bancada federal rondoniense.

 

Gente de OpiniãoCoisa de louco!

Olha que já vi de tudo em eleições em Rondônia, até promessa de Trem Bala ligando o bairro Tancredo Neves a Esplanada das Secretarias, uma cicciolina disputando eleição de peitos de fora, etc. Mas político milionário, como o deputado federal Moreira Mendes, uma das maiores fortunas de Porto Velho, pedindo doações financeiras pela internet, é a primeira vez.   É o fim dos tempos...

 

Uma coluna sem papas na língua 25/08/10 - Gente de Opinião

Penico dos cariocas

Rondônia continua, como nos anos 80, funcionando de penico para as tensões sociais brasileiras, sem que a classe política de nosso estado reaja vigorosamente. Na última década nossos presídios têm sido abarrotados por detentos perigosos de outros estados, impostos pelo Ministério da Justiça. A última leva vem do Rio de Janeiro, justamente aqueles bandidos que atacaram o hotel Intercontinental, em São Conrado.

 

A criminalidade

No rastro dos criminosos remetidos á Rondônia, procedentes das penitenciárias centrais do Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Rio de Janeiro etc vem os comparsas, se formando uma verdadeira rede do crime organizado, na capital rondoniense. Com esta importação de indesejáveis, veio de brinde um braço do Comando Vermelho e aumento considerável de assaltos e homicídios nestas bandas.

 

Os prejuízos eleitorais

 Dos 15 candidatos aos governos estaduais que enfrentam recursos no TRE, três deles lideram as pesquisas em seus respectivos estados e já sofrem incontáveis prejuízos com a demora dos julgamentos. São eles Joaquim Roriz, do Distrito Federal, Ronaldo Lessa, de Alagoas e Expedito Júnior, de Rondônia. Ocorre que a cada dia que passa vão se afastando investidores e aliados. O risco de caírem no despenhadeiro esta cada vez maior.

 
 

Do Cotidiano

O desastre que a seca anuncia

O verão europeu caiu como uma espécie de apocalipse em cima da agricultura. A situação na Rússia se agravou com a devastação causada pelo fogo, aumentando o número de vítimas da pior seca dos últimos 130 anos. Curiosamente, além de impactar seriamente a agricultura russa, a seca fez o papel de “espiã” estrangeira, denunciando em Sarov, na Rússia central, um centro secreto de pesquisa nuclear.

Há registros de mortandade de pássaros: os animais sofrem com a falta de oxigênio no ar e com os gases tóxicos liberados pelo fogo. Um cenário que se repete em todos os lugares atingidos por uma seca rigorosa que a crendice popular atribuiu a castigos divinos e os cientistas tendem a atribuir ao descuido humano com o meio ambiente. Um “autocastigo”, portanto.

O trigo sofreu um impacto violento. A pior onda de calor em mais em um século pôs abaixo as culturas de grãos, além da Rússia, na Ucrânia e no Cazaquistão. Isso, por si só, tornaria o mercado altista em um mundo que vai apresentando elevação no número de famintos, abaixo da implacável lei da oferta da procura.

A grande elevação dos preços fará com que os consumidores dos países produtores se vejam pagando ainda mais caro por pães, biscoitos e outros produtos feitos com trigo. Mais até do que os consumidores dos países assolados pela seca. Pois, submetidos a condições de emergência, haverá nesses países uma aquisição subsidiada, exigência de pressão popular, enquanto nos países produtores, com salários arrochados, as leis do mercado funcionarão até que os governos intervenham e façam a necessária regulação para não prejudicar demais o mercado interno.

Além de derrubar a produção, portanto, a “Generala Seca” fez com o neoliberalismo e sua proposta de “Estado mínimo” o que o General Inverno fez com as tropas de Hitler e Napoleão quando pretenderam invadir a própria Rússia. Uma derrota irreversível.

Paladar animal – Os agricultores brasileiros veem boas perspectivas para nosso milho, pois o trigo na Europa é muito utilizado em rações para animais. O milho se apresenta como um bom substituto, nesse caso. Bicho não tem paladar tão apurado e exigente quanto o ser humano.  

Mas o grande problema da seca é a velha história de que estamos no mesmo barco: se a violenta seca lá no hemisfério Norte é causada pelo acúmulo de práticas incorretas da atual conjuntura da produção mundial, um dia ela também vai bater aqui, no hemisfério Sul, com toda sua carga de violência destrutiva.

 

Via Direta

Gente de Opinião*** O PT vai jogar bruto para eleger Valverde e reeleger Fátima Cleide. Os principais ministros de Lula foram escalados para ajudar*** Os indeferidos e fichas sujas só têm levado bomba: de Natan Donadon a Jair Miotto, ninguém conseguiu se garantir para a disputa *** Mas Ivo Cassol, que disputa o Senado, foi uma exceção: conseguiu o registro definitivo perante o TSE: esta com a ficha limpa.
 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)