Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 26/06/10


Sinuca de bico

O PSB vai à convenção estadual na semana que vem para homologar suas chapas de candidatos a todos os níveis, numa baita sinuca de bico. Um naco do partido defende uma aliança com os tucanos de Expedito Júnior, uma outra metade da legenda sustenta a tese de que é mais importante uma coligação com os petistas de Eduardo Valverde.

 

Seguidas reuniões

Em busca de consenso, os socialistas têm realizado reuniões em Ji-Paraná e Porto Velho visando um acordo. No entanto, tudo caminha para ser disputado no voto, durante a convenção estadual. Nos bastidores se tem a informação que o deputado estadual Jesualdo Pires prefere se aliar ao PT enquanto o deputado federal Mauro Nazif tende a seguir os tucanos.

 

Pela estabilidade

Explicando sua declaração, de que o atual governador João Cahulla ganha a eleição ainda em primeiro turno, sem precisar do segundo, o ex-governador Ivo Cassol destacou pesquisas internas dando conta de que a população rondoniense vai optar pela estabilidade. No plano federal o raciocínio de se buscar a estabilidade esta correto, já que a candidata do presidente Lula, Dilma Roussef  passou o tucano José Serra.

 

Festa do PMDB

O PMDB, realiza amanhã, dia 27, no Ginásio do Sesi, em Porto Velho, sua convenção estadual, para homologar as candidaturas de Confúcio Moura ao governo do estado e Valdir Raupp ao Senado. Simultaneamente, o PDT vai confirmar Airton Gurgacz, como vice do postulante peemedebista e suas chapas à Assembléia Legislativa e Câmara Federal.

 

Com surpresas

Alguns caciques anunciam surpresas, na política de alianças, nesta reta final. Mas o que seria surpresa, no atual contexto? Tudo tem sido especulado. O PSB com Expedito, ou com Eduardo Valverde? Os Democratas com Confúcio Moura? Aparentemente só a eventual desistência de algum candidato de ponta poderá surpreender. Será? É, um “Frentão” esta a caminho...

 

Mistério, mistério...

Quem promete surpresas é o pré-candidato ao governo do PT Eduardo Valverde. Na entrevista concedida a este Diário, o petista afirma que o segundo voto ao Senado do partido não esta definido (mas então, Roberto Sobrinho não esta apoiando Raupp?) e que ele, Valverde, ainda mantém entendimentos com PDT, PC do B (mas eles não fecharam com Confúcio?) e outras legendas. Tem gato na tuba, dente de coelho...

 

Nos eixos operários

O governador João Cahulla, que segundo o ex-governador Ivo Cassol ganha a parada ainda em primeiro turno, concentra esforços neste momento nos dois grandes eixos operários da região metropolitana de Porto Velho. Além da pavimentação iniciada na Zona Leste, já esta abrindo grupos de trabalhos na região do Eldorado/Caladinho etc.

 

Com otimismo

O tucano Expedito Junior, que fecha junho ainda na ponta, nesta corrida sucessória, demonstra todo seu otimismo de galgar uma vaga ao segundo turno, anunciando uma convenção que reunirá pelo menos 10 partidos, alguns deles – como o PSDC – que eram do arco de alianças da Frente Progressista, que sustenta a postulação do governador João Cahulla (PPS).

 

Muitos predadores

O deputado estadual de Porto Velho que lograr a reeleição vai  merecer estátua, em plena Praça da Catedral, a João Nicoletti. Pegar Carlinhos Camurça, David Chiquilito (que já assume dia 1º), Zequinha Araújo e uma pá de vereadores- predadores, não será fácil. E, olhem, que Alexandre Brito, Valter Araújo e o petista Ribamar estão trabalhando duro pra não deixar a peteca cair. Teremos bons clássicos regionais.

 

 

Do Cotidiano

Guerra contra a ignorância

Na guerra contra a ignorância, o estímulo à leitura precisa ser a arma principal. Se esta afirmação é verdadeira e já consegue uma natural unanimidade, a maneira de levar analfabetos às letras e analfabetos funcionais a aprender mediante a correta interpretação da escrita suscita as mais diferentes propostas e recomendações.

Uma dessas propostas se baseia em que as pessoas só vão ler se a leitura lhes trouxer prazer ou vantagem. No momento em que perceberem estar usufruindo de uma delas ou das duas possibilidades, não precisarão ser forçadas a ler. Mas há outros pontos de vista, que defendem a obrigatoriedade da leitura através de normas impostas por lei. Espontaneamente ou na marra, o que vai funcionar melhor?

Obviamente, obrigar a criança e o jovem a ler não funciona. Em prejuízo das próprias crianças e jovens, as listas de leituras obrigatórias trazem obras que só deveriam ser consumidas pelos leitores em uma outra etapa de sua formação. A obrigação de ler e resumir livros antigos criou a indústria dos resumos comprados, hoje fáceis de obter na Internet.

A editora Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros e do Instituto Pró-Livro, acredita que o grande número de alunos que saem da escola sem ter adquirido o prazer ou o hábito de ler deve ser combatido com uma nova forma de obrigar os escolares a ler: “Na minha opinião, a escola deveria ter uma hora de biblioteca na grade curricular, como um momento de prazer num ambiente agradável”.

Três anos – A proposta da editora é combinar obrigação com prazer. De fato, talvez ler e interpretar na mesma aula textos escolhidos pelos próprios alunos funcione mais que a “tarefa de casa” de ler e resumir livros clássicos de José de Alencar ou Machado de Assis. Mesmo sendo uma aula obrigatória de leitura, a possibilidade de o aluno poder escolher o tema e o autor dos textos pode permitir, abaixo de certas regras, a busca do prazer e da utilidade que a leitura pode proporcionar.

Sônia Jardim é uma otimista. O Brasil completou a primeira edição trienal (2006/2009) do seu primeiro Plano Nacional do Livro e Leitura positivamente, segundo ela. “O lado positivo do Plano Nacional do Livro e a Leitura foi a articulação entre o Ministério da Educação, o Ministério da Cultura e a sociedade civil, identificando e estimulando iniciativas em favor do livro e leitura”.

 

Via Direta

***Alguns petistas desmentiram que tenham convidado Herbert “Cebolinha” Lins de Albuquerque para ser candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Valverde *** Os Democratas de Bianco e Silvernani chutaram suas convenções para o dia 30 em Porto Velho *** Estão emitindo sinais que ficam entre as candidaturas de João Cahulla (PPS) ou Expedito Junior (PSDB).

 Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)