Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 26/08/10


 

 

Abandono tucano

Como não bastassem as perdas decorrentes da candidatura indeferida - como a redução de doações de campanha e evasão de quadros pra os concorrentes – o candidato do PSDB ao governo de Rondônia, Expedito Junior deixa de contar com apoio mais efetivo do comando nacional. Com os adversários no retrovisor, não poderia ser pior noticia para a passarada rondoniense.

 

Colégios eleitorais

Ocorre que o Diretório Nacional do PSDB resolveu que vai centrar fogo apenas nos maiores colégios eleitorais e onde o partido conta  boas chances de ganhar os governos estaduais, casos dos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas – e também no Rio de Janeiro onde conta com o vice de José Serra, o deputado Índio, escalado pelos Democratas. Com isso, RO, AC e AM, onde Dilma nada de braçadas, serão deixados de lado.

 

Gestão compartilhada

O compromisso do candidato da “Aliança”, Confúcio Moura, em manter a gestão compartilhada da Caerd, caso seja eleito nas eleições de outubro, foi no mínimo salomônico. Foi graças a esta iniciativa, de parceria com os urbanitarios, ainda no governo Bianco, que a companhia se recuperou depois de anos no buraco. A gestão compartilhada prosseguiu com sucesso no governo Cassol.

 

Sapos pulando

Como diz aquele ditado popular: a necessidade faz o sapo pular. Diante das pressões e ameaças do Ministério Público em responsabilizar a prefeitura de Porto Velho, o governo de Rondônia e a União por omissão no caso das queimadas, as autoridades do meio ambiente destas esferas já estão se espichando.  O bicho vai pegar porque onde for constatada omissão, teremos punições.

 

Sobrinho se antecipa

O prefeito Roberto Sobrinho, que não é bobo e nem nada, nem esperou notificações em sua porta: desde o final de semana ele já se movimenta com a Defesa Civil, secretaria do meio ambiente visando desenvolver reuniões para dar o devido combate às queimadas no entorno da capital. Além disto, outras atividades já estão sendo programadas pelo Executivo Municipal.

 

Queixas e providências

Enquanto afirma que as denuncias contra ele são requentadas, o deputado federal Ernandes Amorim que teve sua candidatura a Assembléia Legislativa indeferida pelo projeto ficha limpa, prossegue sua campanha. Paralelamente também registrou o nome da sua filha Helga, também como postulante ao mesmo cargo. Esta, sim, com a ficha limpa, não terá dificuldades de participar da disputa.

 

Pacote de bondades

O governador João Cahulla, que foi muito bem recebido na zona ribeirinha de Porto Velho – lá já divide a ponteira – anunciou um pacote de bondades para Porto Velho, um colégio eleitoral estratégico para que ele passe ao segundo turno. Entre as obras anunciadas estão um moderno estádio de futebol, um bumbódromo, um pronto-socorro na Zona Leste e a pavimentação da estrada Porto Velho-São Carlos.

 

Cavalaria chegando

Não bastasse a vinda de Lula para afirmar a candidatura do petista Eduardo Valverde ao governo de Rondônia, agora os petistas anunciaram o apoio dos principais ministros do governo federal, que serão escalados para dar uma mãozinha. Tudo para que Valverde, que já cresce na capital, consiga melhorar sua performance no interior.

 

Em colapso

 

Além do caos do trânsito, o desastre das queimadas com a poluição, o colapso da segurança pública – e mais uma fuga de detentos – o rigor da estiagem secando os poços caseiros na periferia, agora Porto Velho tem a greve dos médicos para afundar de vez a saúde da capital rondoniense. E Rondônia vive seu “melhor momento”, segundo os políticos...

 

 

Do Cotidiano

Um modelo inovador

Costurar retalhos é fácil. Até a costura irregular combina com a desordem dos pedaços. No entanto, “colar” pedaços do sistema nervoso rompidos com lesões no sistema nervoso é uma reparação de alta complexidade. Há décadas os neurocirurgiões sonham com uma espécie de “cola-tudo” para facilitar uma tarefa das mais difíceis no rol das operações médicas.

Lidar com o que a natureza já fez complexo apresenta um elevado grau de dificuldade. Por isso, compreender o rearranjo dos circuitos neurais provocado por essas lesões é ser um passo fundamental para otimizar a sobrevivência e a capacidade regenerativa dos neurônios motores e restabelecer os movimentos do paciente.

A partir de investigações sobre esses mecanismos de rearranjo dos circuitos nervosos, um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo um modelo inovador que associa terapia celular ao reimplante das raízes nervosas. Para restabelecer a conexão entre o sistema nervoso periférico e o central, os pesquisadores utilizam células-tronco mononucleares de medula óssea e uma “cola” desenvolvida a partir do veneno de serpentes.

O projeto é coordenado por Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, professor do Departamento de Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia e Biofísica, e conta com apoio da Fapesp ) por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Equipe ampla – Participam também do projeto Roberta Barbizan, orientanda de doutorado de Oliveira no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Unicamp, Rui Seabra Ferreira Júnior, professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por imagem da Faculdade de Medicina (FMB) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu e Antônio de Castro Rodrigues, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP.

Coordenador do Laboratório de Regeneração Nervosa da Unicamp, Oliveira apresentou no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, em São Paulo, modelos utilizados por sua equipe para investigar os mecanismos de regeneração do sistema nervoso central e periférico.

Este ano, o grupo já publicou artigos sobre o tema nas revistas Neuropathology and Applied Neurobiology, Journal of Comparative Neurology e Journal of Neuroinflammation. Após lesão no sistema nervoso – periférico ou central –, ocorre um rearranjo considerável dos circuitos neurais e das sinapses.

 

Via Direta

*** Os petistas estão acusando o governador Cahulla de prometer mundos e fundos para se eleger ***Considerando-se que até agora ninguém tinha se preocupado com Cahulla, o governador pode festejar ***Afinal ninguém chuta cachorro morto, né? *** E Valverde finalmente começa a emparelhar a peleja com os adversários na capital...

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)