Quinta-feira, 27 de agosto de 2009 - 05h20
Festa para Marina
O Partido Verde anuncia uma grande festa em São Paulo, neste dia 30, para receber a filiação da senadora Marina Silva, egressa das fileiras do PT, para ser a candidata a presidência da Republica dos verdinhos. Será que o presidente regional Antenor da Sithati e os deputados Miguel Sena e Lindomar Garçon, ligados ao governador Ivo Cassol, inimigo declarado de Marina, se farão presentes?
Bicadas no ninho
Os tucanos voltaram a trocar bicadas no ninho. O deputado estadual Maurinho, no programa radiofônico a Voz do Povo, largou o porrete no presidente regional Hamilton Casara, que se mantém no poleiro a muito custo, depois de duas derrotas eleitorais consecutivas. Maurinho atribui ao clã Casara os últimos fracassos da legenda.
Rivalidades tribais
As rivalidades tribais entre petistas e cassolistas estão esquentando. Embora no mesmo palanque pela presidenciável Dilma Roussef, os dois agrupamentos continuam se estranhando feito cão e gato. No recente encontro estadual dos petistas, realizado em Rolim de Moura (lá na toca do leão...), os petistas desceram a lenha no governador Ivo Cassol e cia.
Pau nas estradas
As estradas, um orgulho do governador, foram detonadas pelos petistas que afirmam que o Palácio Presidente Vargas faz propaganda enganosa a respeito. Citaram como exemplo as RO-383, 399 e a O10, como casos de rodovias esburacadas e mal sinalizadas. E como sempre, afirmam que a culpa pelo colapso na saúde na capital é do governo estadual, que os petistas ganham eleições limpas e que Ivo é um comprador de votos e por aí vai.
A vez de Cassol
No dia 28, por ocasião da grande festa do PP, com a presença de dirigentes nacionais e com um carrada de reforços, será a vez do governador Ivo Cassol, descontar as maledicências do “inimigo”. Eu sei, mais ou menos decorado a coisa: 1 – Que os petistas são farsantes e responsáveis pelo caos na saúde da capital 2 – E que os petistas fazem propaganda enganosa com respeito ao programa de saneamento básico no estado.
Pesquisa do PMDB
Coube ao instituto Phoenix efetuar a pesquisa interna do PMDB para a definição da candidatura ao governo do partido. A consulta contou com os nomes do atual prefeito de Ariquemes Confúcio Moura e da ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão. Moura levou vantagem e caso o partido tenha candidatura própria ao Palácio Presidente Vargas, terá o referendo do Diretório Regional.
No Cone Sul
A disputa para a Assembléia Legislativa no Cone Sul rondoniense pode apresentar algumas surpresas nas eleições do ano que vem. São predadores dos favoritos Marcos Donadon (PMDB), Luizinho Goebel (PV), e Ezequiel Neiva (PPS), lideranças ascendentes como Eliane da Emater (PV), Edinho da FM, e Júlio Olívar (PC do B). E em Cacoal, Zezinho do Leilão já é a grande liderança emergente.
Navegação fluvial
Embora com cerca de um milhão de embarcações navegando pelos rios da Amazônia, apenas 68 mil estão registradas nas capitanias dos portos da região. Com uma frota combalida, os acidentes se sucedem na região amazônica em grandes proporções. Para reverter esta situação, o Congresso Nacional acaba de instalar a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento Fluvial da Amazônia.
Do Cotidiano
A Amazônia no cinema
Quem ousa entrar numa floresta misteriosa, desconhecida e ameaçadora já parte com a pinta de herói. Um ato de coragem sempre ilustra uma biografia com letras douradas. O autor da façanha, o feito heroico e as condições em que tudo acontece vêm fornecendo sistematicamente ricos subsídios à literatura e ao cinema.
Novos feitos heroicos, hoje, estão ligados, sobretudo à esfera científica, pois invadir a mata e trucidar índios, como nos faroestes de John Wayne, não é considerado heroísmo, mas genocídio. Não é de graça que Indiana Jones, um dos mais cultuados heróis cinematográficos, seja um cientista. Como se fossem novíssimos Indianas Jones, um grupo de cientistas veio se credenciar recentemente a estrelar uma próxima superprodução ao do cinema, ao encontrar não apenas uma cidade perdida, como ocorreu há pouco na Itália ou costuma acontecer nos filmes do gênero, mas uma rede de cidades perdidas na Amazônia.
Para esses novos heróis das descobertas, uma vasta região da floresta amazônica situada dentro das fronteiras brasileiras abrigou um complexo de habitações antigas nas quais moravam cerca de 50 mil pessoas por volta do século XIII.
Trata-se de um conjunto de pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas idênticas, sempre apontando do Nordeste para o Sudoeste (em harmonia com o solstício de verão), e conectadas por uma praça central. Os pesquisadores também encontraram vestígios de represas e reservatórios de água artificiais.
As cidades enfocadas – duas principais e 13 menores –cobrem com suas interligações uma área total de mais de 20 mil quilômetros quadrados. Os pesquisadores estimam que a população de cada cidade era de 250 a 2.500 habitantes.
Neste momento, segue em curso na Amazônia um trabalho que cumpre todo o ciclo da pesquisa: vai desde a escavação até o estudo do material coletado pelos mais modernos meios científicos, em busca de respostas para os mistérios antigos e soluções para problemas atuais.
Talvez o cinema não mostre, mas os heróis científicos, que com seu trabalho constroem uma biografia capaz de futuramente figurar em filmes sobre a realidade das novas descobertas foram auxiliados em suas pesquisas pelos nativos Kuikuro, membros de uma tribo de índios da Amazônia que descendem dos moradores daquelas construções.
Até a tribo dos Kuikuro fazer a revelação, os vestígios dessas cidades desaparecidas eram praticamente invisíveis.
Via Direta
*** O deputado Professor Dantas festeja a aprovação do seu projeto que cria o Programa Ronda escolar nas escolas estaduais de Rondônia *** A medida visa coibir a violência contra alunos e professores e coibir a entrada de drogas nos estabelecimentos de ensino *** Os convencionais petistas estão deixando claro: não vão deixar o prefeito Roberto Sobrinho entregar a prefeitura para o PMDB *** Sendo assim, adeus candidatura ao governo...
|
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri