Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 28/07/10


 

Segmento congestionado

Mais uma vez o segmento evangélico ficou congestionado de candidaturas. Uma carrada de pastores e candidatos evangélicos entrou na disputa nas eleições para a Assembléia Legislativa e Câmara Federal. E com isso ocorre uma baita fragmentação dos votos, prejudicando os candidatos de ponta deste segmento.

 

Apostas evangélicas

A maior preocupação dos evangélicos, por orientação de instâncias superiores, é reforçar a bancada federal de senadores e deputados federais. Em Rondônia o ex-deputado federal Agnaldo Muniz tem respaldo para o Senado e o ex-deputado federal Nilton Capixaba para Câmara Federal. Já, para Assembléia Legislativa são dezenas de nomes lançados.

 

Pesquisa Ibope

Já esta anunciada a divulgação da primeira pesquisa Ibope da temporada, para esta sexta-feira em Rondônia. O instituto tem equívocos históricos por aqui, mas também tem acertos históricos. Cito o caso de 2002 quando foi o primeiro instituto a auscultar a vitória de Ivo Cassol ao governo, que até então era um mero desconhecido no estado.

 

Tarefa difícil

Mesmo com um índice abaixo de 4 por cento de coleta de esgoto, a prefeitura de Porto Velho vai começar a multar os moradores da cidade por jogar água nas ruas. A coisa precisa ser moralizada mesmo, já que as águas inservíveis causam danos à pavimentação e a saúde pública. Mas será uma tarefa realmente difícil, até mesmo pela falta de alternativas a falta de uma rede de esgoto.

 

Sonhada reabilitação

Alvo de derrotas marcantes, mesmo com históricos produtivos, políticos tradicionais de Porto Velho buscam a sonhada reabilitação nas eleições de outubro. São os casos dos ex-prefeitos José Guedes (PMDB), Carlinhos Camurça (PP) e do ex-ministro da Previdência, que também já foi deputado constituinte e senador, Amir Lando (PMDB).



Muitas desistências

Entre as muitas desistências da disputa por uma cadeira à Assembléia Legislativa esta o ex-deputado estadual Paulo Moraes, que também foi secretario de estado de segurança pública. Moraes, por pressões de amigos e familiares, vai tratar a sua saúde, motivo pelo qual já anda afastado da lides políticas já fazem alguns anos. Que tenha uma pronta recuperação.

 

Mais consideração

O ex-senador Odacir Soares, presidente regional do PSL que tinha anunciado que seria candidato a vice-governador de João Cahulla por duas vezes ou candidato ao Senado em dobradinha com o ex-governador Ivo Cassol, acabou mesmo como candidato a suplente do suplente. Pela sua projeção nacional na Era Collor, pela sua competência, o raposão merecia mais projeção dos cassolistas.

 

Colegas da imprensa

Vários colegas de imprensa estão enfrentando a dura jornada pela disputa de vagas à Assembléia Legislativa e Câmara Federal. Na capital, Roberto Cuppê e Celso Gomes disputam cadeiras a Câmara dos Deputados, enquanto que Everaldo Fogaça, Euclides Maciel e Chico Pinheiro, entre outros, entram na peleja pela Assembléia Legislativa. Boa sorte a todos: terão uma jornada dura pela frente.

 

Reis da latinha

Tradicionalmente a Assembléia Legislativa emplaca comunicadores e isso é uma boa motivação para os jornalistas que vão disputar cargos eletivos na temporada.  Ao longo da história já ingressaram no parlamento estadual Mauricio Calixto, Dalton di Franco, Osmar Vilhena, Luiz Gonzaga, (Cacoal), Eliseu da Silva, Everton Leoni, Carlos Magno (Ouro Preto do Oeste) e mais recentemente Euclides Maciel (Ji-Paraná), entre outros.

 

 

Do Cotidiano

Cercado de mistério

Teria havido uma arquitetura globalizada na antiguidade? É coincidência ou há um fio de integração na existência de pirâmides em locais tão diferentes quanto o Egito e a América Central?

Elas ocorrem, sempre cercadas de mistérios, não só nos monumentos egípcios – as Pirâmides de Gizé são a única das Sete Maravilhas do mundo antigo que ainda permanece – nem nas escassamente conhecidas Pirâmides de Guímar, nas Ilhas Canárias, mas também no México, onde floresceu a civilização asteca, e entre os maias, que habitaram a Guatemala e países vizinhos. 

Igualmente misteriosos são os sinais de que a Amazônia também teve sua antiga civilização desaparecida e, com ela, suas próprias pirâmides. As suposições de que a Amazônia também foi “sucursal” ou parte da Atlântida reforçam as teorias fantasiosas ou “conspiratórias” de que essa arquitetura piramidal globalizada tenha origem na Atlântida, uma hipotética, remotíssima e evoluída civilização humana que, a exemplo de maias, astecas e incas, mais recentemente, teria sucumbido ao egoísmo e à imprevidência da humanidade em uma etapa decisiva de seu desenvolvimento.

As perguntas são formuladas a cada passo. De onde teriam se originado os elementos de contato da civilização inca, na América do Sul, com outras culturas, ao Leste? Vieram das bandas do Oceano Pacífico ou, como se acredita com mais convicção, seus ancestrais transitaram e viveram em toda a extensão da Amazônia, de Leste a Oeste, até se radicar nas regiões das lendas douradas em que seus remanescentes foram liquidados?

As atenções do mundo foram novamente atraídas pela Amazônia quando a prestigiosa revista científica Science, a rede inglesa BBC e a agência alemã Reuters deram eco a descobertas arqueológicas – aliás, contínuas – documentadas no Alto Xingu: um complexo de habitações antigas nas quais viveram cerca de 50 mil pessoas. Conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais, segundo os cientistas que analisaram as imagens da região tomadas por satélite. A moderníssima tecnologia lançando luzes sobre os mistérios do passado.

 

Via Direta

*** As obras do Terminal Hidroviário avançam na região do Cai N´Água *** O verão esta rigoroso e as queimadas já vão tomando conta do pedaço em Rondônia *** As voltas com a campanha de reeleição as atividades na Assembléia Legislativa serão reduzidas no segundo semestre *** Ocorre que a grande maioria dos deputados é oriunda do interior do estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026

O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)