Sábado, 29 de novembro de 2008 - 06h30
As turbulências
Mais um final de ano de turbulências em Rondônia. Além da cassação do governador Ivo Cassol, temos um sério confronto entre os poderes, ameaça de divulgação de fitas comprometedoras contra juízes e desembargadores e acusações pesadas contra o Judiciário na construção da sua nova sede.
Vários Caminhões
Como não bastasse toda essa confusão que está tornando Rondônia, uma casa de Irene, ainda existem boatos sobre uma nova operação da Polícia Federal para prender mais uma penca de corruptos na aldeia. Se a operação for levada a sério vai precisar de um comboio de caminhões lotados. Temos falcatruas de todas as formas, cores e tamanhos rolando na praça.
Penca de cassados
Existe uma verdadeira penca de políticos cassados, sob ameaça de degola, cujos processos tramitam no Tribunal Superior Eleitoral- TSE. São sete governadores, quatro senadores e 25 deputados federais. Entre eles tem governador cassado, que voltou ao poleiro, caso do paraibano Cássio Cunha Lima. Tem cassados, que ainda não deixaram o poleiro, como nosso governador Ivo Cassol.
Ex-raivosas
Os políticos corruptos penam nas mãos das ex-mulheres ainda raivosas. Mas nem um tanto, como ocorre com o foragido ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Sua ex-esposa, Nicéia Camargo para desmoralizar ainda mais seu ex-marido está oferecendo uma recompensa para quem der informações sobre o “fora-da-lei”. Pitta deve R$ 100 mil de pensões para a sua ex-esposa.
Fatiota pronta
O ex-prefeito de Urupá Edson Martins (PP) esteve em visita ontem a Assembléia Legislativa. Ele é a bola da vez para assumir uma cadeira no Parlamento estadual e já foi apresentado para alguns futuros colegas pelo peemedebista Chico Paraíba (Presidente Médici) que deve assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado – TCE-RO.
Reforma tributária
A reforma tributária não prospera no Congresso Nacional. Agora, uma briga entre governadores trava a coisa. Os governadores do Nordeste são contra a proposta do colega paulista José Serra da cobrança de 4 por cento do ICMS na origem. Os nordestinos pleiteiam que esta alíquota seja reduzida para dois por cento na origem.
Fundo de desenvolvimento
Já, quanto à criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional para compensar os estados prejudicados com as novas regras propostas da reforma tributária os mandarins do Nordeste, o projeto tem apoio. Mas todos desconfiam quanto ao repasse desses recursos lembrando que na época da lei Kandir, teve estado que não recebeu nadica de nada.
Inquisidor nega
O deputado Tiziu Malaquias (PMDB-Ariquemes) nega que a Comissão Fiscalizadora da Assembléia Legislativa seja para promover retaliações contra os demais poderes e que a origem tenha sido o Palácio Presidente Vargas. Tiziu como se sabe é um parlamentares mais chegados ao atual governador Ivo Cassol, em conflito com a justiça eleitoral depois da sua cassação.
Registros cassados
Também em Manaus o bicho esta pegando com a cassação dos registros das candidaturas do prefeito eleito Amazonino Mendes (PTB) e do vice, deputado federal Carlos Souza (PP). Ambos foram julgados pela compra de sufrágios por conta da distribuição aleatória de vale - combustível.
Do Cotidiano
Gastos com a segurança
É bem provável que no futuro o ex-governador paulista, Paulo Maluf, venha a se tornar mais conhecido pela frase “estupre, mas não mate”, dirigida aos bandidos, do que por suas obras invariavelmente suspeitas de superfaturamento. Mas a florescente indústria da segurança particular, que se beneficia da incompetência da máquina pública e da troca de time de policiais que se vendem ao bilionário negócio do crime organizado, entendeu o recado: atacar, mas sem matar.
O negócio da segurança particular está abrindo um novo e forte veio na economia nacional. O medo é seu principal insumo. Sem contar a procura por armas, que é a pior maneira de se proteger, um estudo sobre quanto custa para um cidadão garantir a própria segurança no Brasil de hoje apontou gastos que podem ser feitos apenas uma vez ou constantemente.
Gastos mensais, por exemplo, como pagar um guarda de rua em cotização com os vizinhos ou pagar mais caro pelo condomínio cujo prédio instale um sistema eletrônico de segurança. E gastos freqüentes, como pagar flanelinhas ou estacionamento toda vez que sai de casa, ou estruturais, como aumentar muros e botar grades nas janelas de casa, colocar sistema de alarme monitorado em casa ou apartamento, película protetora nos vidros do carro ou optar pela compra de um carro blindado, que no mínimo é o dobro do normal.
Dentre os produtos de segurança privada mais requisitados no momento, além de todo um vasto arsenal de gadgets, está a Taser, uma arma que permitiu a redução do número de indenizações nos Estados Unidos em milhões de dólares. Não sendo letal e de uso permitido no Brasil, as empresas prestadoras de segurança privada no País começam a protocolar autorizações para importar o equipamento junto aos órgãos do governo americano.
A Taser, já vista em muitos filmes policiais, paralisa a pessoa abordada por 5 segundos através de uma descarga elétrica, tempo suficiente para algemá-la. Nos EUA, esse tipo de arma diminuiu o número de indenizações pagas pelo governo às pessoas que eram alvejadas pela polícia. No Brasil, alguns organismos públicos já contam com a Taser, que passou a ser usada pelas polícias americanas a partir de 2000. A pistola também está em outros 45 países, incluindo o Brasil.
A Taser não substitui armas de fogo, mas cria uma etapa intermediaria nas ações policiais. Em algumas cidades americanas o número de tiroteios entre a polícia e suspeitos se reduziu a zero. Nos locais onde a Taser foi implantada a redução do emprego de armas de fogo é em média de 80%. Tem tudo para ser uma nova moda. Infelizmente, também pode ser operada por bandidos, que vão nos derrubar com o choque mas, pelo menos, nos deixarão vivos.
Via Direta
*** O PMDB de Ariquemes realiza reunião hoje, às 10 horas, sob a presidência do dirigente Custódio dos Santos *** Aumenta o conflito entre os poderes em Rondônia e a batalha promete novos rounds na semana que vem *** Fala-se de muita roupa suja a ser lavada neste final de ano *** Trocando de saco para mala: o envolvimento de políticos no tráfico de drogas corre Rondônia afora *** É coisa de louco!
Fonte: Carlos Sperança/Gentedeopinião
csperanca@enter-net.com.br
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri