Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma corrida maluca


Uma corrida maluca

Uma corrida maluca - Gente de Opinião

A eleição ao governo do estado se transformou numa verdadeira corrida maluca. Em cada agrupamento formado, existe uma pendenga para ser resolvida. No chapão liderado pelo PMDB, o governador Confúcio Moura só vai conseguir resolver sua aliança quando se acertar com o casal Raupp – um senador e uma deputada federal – que manda no partido e não aprova aliança com o petebista Nilton Capixaba e o Democrata José Bianco nem pintados de ouro.

Na coalizão montada pelo tucano Expedito Junior, conhecida como “Frentão”, ele como pré-candidato ao governo e Moreira Mendes (PSD) aspirante ao Senado, precisam do OK da justiça eleitoral, já que ainda são considerados fichas sujas. E no PSD tem insurreição correndo solta para melar tudo.

Mas a maior casa da Mãe Joana está ocorrendo na coligação construída pelo ex-governador e atual senador Ivo Cassol. Nesta coalizão, liderada pelo PP/PR/PPS, instalou-se uma verdadeira rebelião com uma ala apoiando o nome de Maurao de Carvalho, outra a postulação do ex-senador Odacir Soares (ambos do PP),  uma terceira via defendendo o lançamento da irmã de Ivo, Jaqueline Cassol (PR) e Ivo defendendo acordo com o PT

Não bastasse tantas situações para serem resolvidas, existem políticos – como é o caso do dirigente Luizinho Goebel do Partido Verde – se instalando em vários palanques ao mesmo tempo. Luizinho dorme com Expedito, acorda com Cassol e ainda arruma tempo para piscar para Confúcio. Arre!


 

Uma corrida maluca - Gente de OpiniãoAfinar o discurso

Com o partido rachado entre os seguidores do ex-prefeito Roberto Sobrinho e adeptos da ex-senadora Fátima Cleide, o PT realiza sua pré-convenção neste final de semana na capital para decidir qual caminho tomar. Se depender das esferas nacionais, o partido fecha em Rondônia com o PMDB indicando Fátima Cleide de vice; se depender de Roberto Sobrinho e Padre Tom, formaliza aliança com o PP de Ivo Cassol, tendo Ivone ao Senado.

Gente de OpiniãoFragmentação

Com tantos pré-candidatos a Assembléia Legislativa, Pimenta Bueno deve ser penalizada com a fragmentação de votos nas eleições de outubro. Já se sabe que entram na peleja Brito do Incra (PSD), Dona Madalena (PEN), Cleiton Roque (PSB), Marlene Parra (PDT), Augusto Placa (PMDB) e Zé Irineu (PT). E tem ainda Só na Bença, de Primavera, que pega uns votinhos na Princesinha da BR.

Uma corrida maluca - Gente de OpiniãoSob pressão

As voltas com boatos que seria alvo de operação policial, o prefeito de Outro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) voltou ao Paço Municipal depois de uma longa licença e já sobre pressão, devido a uma verdadeira crise na segurança pública. A criminalidade disparou nos últimos meses em toda bacia Leiteira e Textoni buscou socorro na Secretaria de Segurança Pública

Gente de OpiniãoCoisa de louco !

Ao todo são 34 invasões na capital, algumas com mais de três anos e todas juntas com um eleitorado de quase 30 mil eleitores, somando a Cristolândia  que eclodiu na BR 319. Só uma delas, a do Monte Sinai, na Zona Sul, tem mais eleitores que vários pequenos municípios do estado. Todas clamam por energia elétrica confiável e regularização fundiária, além das reclamações rotineiras das ruas alagadas, etc.

Gente de OpiniãoBombeiros agindo

Alguns bombeiros tentam apagar o fogaréu criado no PSD, depois que o presidente regional decidiu barrar a candidatura do deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa ao governo. Hermínio recebeu apoio de alguns diretórios e insurgiu-se contra o comando central. Se o fogo não for debelado teremos confusão nas convenções de junho.

Via Direta

Gente de Opinião*** O ex-senador Ernandes Amorim, cacique político do Vale do Jamari, teria fechado apoio a chapa Expedito/Neodi para as eleições de outubro *** O PSB de Daniel Pereira espera fechar acordo com o blocão do PMDB para Câmara dos Deputados *** Porto Velho vive um clima mais ameno em pleno verão. Já estamos no meio de maio e nada de queimadas para atazanar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)