Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Verdadeira gangorra, a corrida sucessória em Porto Velho


Verdadeira gangorra, a corrida sucessória em Porto Velho - Gente de OpiniãoNa campanha

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou ontem que entra em licença do cargo em julho para participar da campanha eleitoral, apoiando os candidatos do seu partido e aliados em Rondônia. Desta forma, o líder do PDT, atende as bases do socialismo moreno, que solicitaram sua presença nos municípios.

 

Verdadeira gangorra, a corrida sucessória em Porto Velho - Gente de OpiniãoJusta homenagem

Com a licença parlamentar, quem assumirá sua vaga é o pioneiro Assis Gurgacz. Recentemente o patriarca da família Gurgacz foi homenageado pelo Congresso e agora assumirá a titularidade no Senado, numa justa homenagem, já que ele é um dos principais colonizadores de Rondônia.

 


 

Verdadeira gangorra, a corrida sucessória em Porto Velho - Gente de Opinião

A    g a n g o r r a

Numa verdadeira gangorra, a corrida sucessória municipal em Porto Velho promete para os próximos dias cenários de reviravoltas, de punhaladas e traições políticas, de choro e ranger de dentes. Não, que o caro leitor, deva estranhar tantas, emoções, elas são típicas na temporada.
 

 

 


 

Verdadeira gangorra, a corrida sucessória em Porto Velho - Gente de OpiniãoCoisa de louco!

Tudo pode acontecer na capital. Não viram Fátima Cleide, na convenção do PSB, de Mauro Nazif, no domingo? Pois é, até esta possibilidade existe, as conversações também estão andando, embora muita gente acredite que esta união seja possível.

 

Gente de OpiniãoDuas semanas

A grande verdade é que estamos há menos de duas semanas do prazo final das convenções e até candidaturas de ponta não estão definidas. Nem no Frentão, onde despontam três pré-candidatos – Hermínio Coelho (PSD), Lindomar Garçom (PV) e Mariana Carvalho PSDB as coisas estão resolvidas.

 

Gente de OpiniãoMistério no PMDB

No PMDB, onde já foram tantas reviravoltas, mais uma está a caminho. Raupão faz o partido de gato e sapato e muda o candidato da legenda a seu bel prazer. Eram Abelardo Castro ou Davi Chiquilito, depois virou José Augusto, agora é Davi Chiquilito de novo, etc, etc.

 

Gente de OpiniãoAliança com PT

Além de tantas indefinições no PMDB, ainda tem a perspectiva do partido firmar aliança com o PT de Fátima Cleide e o partido indicar o fiel escudeiro do clã Raupp, o agregado Dirceu Fernandes, atual presidente do Diretório Municipal, que já fritou vários pré-candidatos em seu benefício.

 

Gente de OpiniãoA desconfiança

A desconfiança de que o PMDB e até o PDT possam estar tramando aliança com o PT aumentou muito depois que todas as siglas marcaram convenções para o mesmo dia dos petistas. Quando a banda toca neste ritmo, geralmente é porque todo mundo esta pulando cirandinha.

 

Gente de OpiniãoOvo de dinossauro

E na Frente Popular onde o ex-governador Ivo “Átila” Cassol já fritou tantos nomes – e continua fritando – eclodiu um ovo de um dinossauro. Trata-se do empresário Mário Português, do PPS, que pode pilotar a coalizão, tendo como vice Ivan Rocha, o poluidor.

 

 
 

Do Cotidiano

Um governo Fenix

Acredito que dificilmente o governador Confúcio Moura vai recuperar sua popularidade a tempo de influenciar positivamente os candidatos a prefeito da sua heterogênea base aliada na capital. No interior, serão outros quinhentos, principalmente porque  existe eficiência no quesito das estradas em pequenos e médios municípios, a parceria com o municipalismo, além dos cuidados com a saúde do rebanho bovino, que rendem bons dividendos eleitorais.

Mas, se de um lado a missão de quem ergue a bandeira governista em Porto Velho é uma tarefa argua, de outro a gestão Cooperação começa sair das cinzas na capital.  Na saúde, por exemplo, o calcanhar de Aquiles da atual gestão, com várias inaugurações em seqüência – não contando os anexos que já aumentaram a capacidade de atendimento no Hospital de Base – já se vê o equacionamento dos problemas caminhando.

Reforçando as paliçadas da saúde na Ponta do Abunã e lá no Médio Guaporé, com unidades hospitalares equipadas, Confúcio começa a reduzir o corredor de ambulâncias na BR 364. Também vão contribuir para diminuir o volume de pacientes em Porto Velho, os esforços empreendidos em pólos regionais, como Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.

É uma gestão Fênix, onde o Plano Futuro e a bolsa família macaxeira estadual devem apresentar bons resultados, ao lado do Projeto Estradão, aliviando as costas do governador, tão açoitadas nestes primeiros dezoito meses de administração. E Lúcio Mosquini, das estradas, tem se revelado o grande astro, seja pelas ações, ou pelo jogo de cintura neste governo. É o secretário que melhor atende as reivindicações de vereadores e deputados estaduais.

Mas ao meio das coisas que avançam a atual gestão ainda apanha na articulação política. Como se trata de um governo de coalizão, com tantos partidos, volta e meio adjuntos querem derrubar secretários aqui e acolá. Neste particular, haverá pouco a fazer, porque em cada pasta da atual gestão existe secretário de um partido, adjunto de outro, o mesmo ocorrendo nos cargos de diretor de divisão. Neste contexto, rola um verdadeiro serpentário, um mar de intrigas diário.

Enfim, no campo político, justamente por ter formado uma aliança tão heterogênea, Confúcio pode se transformar num descendente de Sísifo, aquele personagem da mitologia grega, condenado para sempre a subir e descer com uma enorme pedra nas costas...

 

Via Direta

Gente de Opinião*** No final de semana o PSOL homologa seu candidato a prefeito em Porto Velho Aluizio Vidal *** A aliança anti-Jesualdo não prosperou em Ji-Paraná *** E Cassol não manda mais nem no seu partido: tem vários insurgentes na Frente Popular... 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)