Terça-feira, 21 de maio de 2013 - 18h33
A corrida de recuperação
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSDB) queimou a largada – foi um dos piores inícios de administração desde 1985 quando a capital começou eleger prefeitos pelo voto direto – mas já começa uma corrida de recuperação para chegar ao final do primeiro semestre, em junho, em melhores condições.
Suas principais bandeiras de campanha, como a quebra do monopólio do sistema de transportes coletivos, tampouco o enquadramento da empresa Marquise, da coleta de lixo, não foram possíveis de levar a frente. Descobriu, a dura penas, que tinha outro grande abacaxi para descascar, que é a questão dos sem teto, das invasões, da regularização fundiária.
A batalha contra a buraqueira da cidade já começou e será seu menor desafio, diante da herança dos viadutos e de outras obras inacabadas ou apenas iniciadas como a nova rodoviária.
Festeja-se – até agora, né? - é o fato de Nazif ter se transformado no primeiro prefeito a não pular cirandinha com as empresas de ônibus. Inclusive é o primeiro a arrochar a fiscalização. Mais de 30 apreendidos. Mais do que todos os seus antecessores juntos.
O impeachment
Os vereadores eleitos com a influência do ex-prefeito Roberto Sobrinho já falam em aplicar impeachment no atual prefeito Mauro Nazif por incompatibilidade com o cargo. Em oito anos de ladroagem do petista, no entanto, eles jamais cogitaram a menor punição para o alcaide, que acabou afastado e preso.
Virou rotina
Virou uma amarga rotina para Rondônia as operações da Polícia Federal prendendo ex-prefeitos, presidentes da Assembléia Legislativa etc. A diferença agora, é que as ações estão sendo interiorizadas, como ocorreu em Guajará Mirim no final de semana com a prisão do ex-prefeito Atalibio Pegorim.
Coisa de Louco!
Hermínio deve estar se sentindo muito poderoso. Encaminhou Roberto Sobrinho para cadeia, derrubou as irmãs do governador Confúcio, do Palácio Presidente Vargas e agora detonou uma candidata ao Senado que já estava em campanha pelo estado. Quem será sua próxima vitima?
Nas paradas
Com uma biografia limpa, o ex-deputado estadual Daniel Pereira, atualmente a frente do maior sindicato rondoniense, deve vitaminar a chapa de candidatos à Câmara dos Deputados do PSB. No funcionalismo público, Pereirinha deve herdar o apoio que tinha do segmento do atual prefeito Mauro Nazif.
A retomada
Nos bastidores políticos os comentários dão conta que o ex-deputado federal Chagas Neto retornou ao PMDB para disputar uma cadeira á Assembléia Legislativa ou a Câmara Federal. Já em plena atividade, Chagas se multiplica seus braços, como um polvo, atendendo o Sinduscom e uma entidade cultural.
As estratégias
Confúcio esta juntando estratégias bem sucedidas de Ivo Cassol, na reeleição ao governo, e de Roberto Sobrinho na reeleição a prefeitura da capital. Tudo seria perfeito se não estivesse também cometendo as mesmas deficiências em saúde e segurança pública.
A inspiração
Além de utilizar o que deu certo em Rondônia para se reeleger e melhorando a imagem do PMDB acostumado a atrasar o pagamento do funcionalismo quando no poder, Confúcio também usa programas que deram certos em Minas Gerais, Goiás, Paraná, etc.
Via Direta
*** A regulamentação do projeto que cria os novos municípios voltou à pauta da Câmara dos Deputados ontem *** Para burlar a justiça, os políticos fichas sujas de todo país estão escalando parentes para as eleições 2014*** Muitos já estão em campanha.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri