Segunda-feira, 5 de setembro de 2016 - 15h51
Embora a sociedade tenha se modernizado consideravelmente, ainda traz elementos arcaicos como a violência de gênero. Não se trata hoje de um preconceito meramente gerado ao longo de anos por conceitos machistas que vem desde a antiguidade.
Para Aristóteles, filósofo da antiga Grécia, a mulher era equivalente a um escravo, não possuía a capacidade de pensamento de um homem.
Os locais em que a violência eleva-se são predominantemente pobres, onde há baixa escolaridade e a cultura é fundamentada na dominação, e mesmo que existam adventos tecnológicos nestas regiões.
Desse modo, não é apenas o dinheiro o determinante, como também não é somente a educação; mas sim um conjunto de fatores que levam o ser humano a agir brutalmente em relação a outro.
Em muitos casos é possível observar um senso de propriedade privada sobre as mulheres, acentuado ou tomando eco no período de governo de Jânio Quadros que chegou a proibir certas vestimentas femininas.
Sendo o Brasil um país apegado a antigas políticas, com a instrução familiar a seguir ciclicamente, os filhos daquele período passaram sua “bagagem” adiante.
É muito provável que tenha havido um retrocesso social, liberdades ganhas com Vargas foram perdidas com Jânio.
Quanto mais passionais os motivos das agressões, mais graves elas se tornam, é preciso que existam leis mais firmes, com menos brechas, mas também educação de qualidade.
O governo deveria investir em publicidade para incentivar as denúncias e implementar delegacias 24 horas, especializadas nas “questões de gênero”, como propostas de apaziguar a situação.
Contudo, infelizmente, a resolução deste problema também depende da vontade do povo. Valendo-se de Einstein, físico e um dos grandes gênios do século XX, é possível ter uma visão deste desafio: “é mais fácil desintegrar um átomo a um preconceito.”
Por Jéssica Frocel
Estudante secundarista em Porto Velho/Rondônia.
A ética e influência intergeracional.
A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas
Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo
Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob
Parabéns e Outras Felicitações
Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.
Breves considerações sobre a pena e sua aplicação
1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q