Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

Crítica à Justiça


Por Jéssica Frocel

Estudante secundarista em Porto Velho/Rondônia.

São inaceitáveis (ou inacreditáveis) as ações da juíza que determinou a suspensão do WhatsApp, fazendo questionar o mérito da formação jurídica no país. Suas ações foram de uma "birra" lamentável.

Feriu-se o direito comum por uma situação específica e, por isso, talvez lhe falte a maturidade para o cargo. Afinal, bloquear o Whatsapp não muda o fato de que é um sistema criptografado.

Conciliar pena e delito, culpado e inocente deveria ser uma competência básica para qualquer juiz em favor da liberdade: o direito máximo e individual. Nas palavras de Montesquieu: “Triunfa a liberdade quando as leis criminais determinam as penas a partir da natureza particular do crime” (2010, p. 200). Infelizmente, não é o observado na justiça brasileira, ao passo em que a universidade pode preparar para não dilatar ações conscientes.

Apesar da evolução do sistema, é fato que há a necessidade de se estabelecer determinados aspectos quando dizem respeito às punições. Quem sabe seja preciso retornar, ou ainda, reconsiderar a discussão proposta por Foucault:

“No ponto de partida, podemos então colocar o projeto político de classificar exatamente as ilegalidades, de generalizar a função punitiva, e de delimitar, para controlá-lo, o poder de punir.

(Foucault, 2012, p, 97).

E, ainda em suas palavras, questionar-se “quanto aos fins” de cumprir adequadamente a função punitiva:

“Como ligar de maneira absoluta no espírito dos homens a ideia do crime e a do castigo, se a realidade do castigo não acompanha, em todos os casos, a realidade do delito?”

(Foucault, 2012, p, 93).


Vide aí o fato de que o cidadão de bem não pode ver-se como personagem principal do “julgamento de Sócrates”, oprimido pelo sistema jurídico; mas, deveria sim ser apoiado por ele.

O direito não pode, como varinha de condão, mudar a realidade. O direito pode limitar a tecnologia, em face da Ética ou da mera censura prévia, mas não mudará um sistema computacional.

Bibliografia

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir, 2012.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. Do Espírito das Leis, 2010.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)