Segunda-feira, 7 de agosto de 2017 - 21h34
Família: Era da Velocidade
Temáticas Sociais
Das sociedades familiares à família como hoje é reconhecida foram necessŕios anos de ‘evolução, reajuste e modernização’ - para sair do TOTEM/TABU e chegar até a humanização da mesma, como conceito, virtu e realidade o homem caminhou por longa distância e anos.
Está organização é mais do que primal, chega até a primordialidade, se constituindo como a primeira instituição social e adquirindo os maisdispersos aspectos, da importãncia e poder ou mesmo falta destes.
Ao longo da história reinos e impérios foram erguidos e desfeitos por laços de parentesco, sanguíneos ou não, levando a uma noção mais precisa de sua importância , consequentemente, de seu estudo e definição.
Na era da Velocidade, em que tudo é líquido (como teoriza Bauman), está instituição mutou-se positivamente para além do considerado comum, convencional. No século XXI excluem-se muitos tabus de aliança (casamento) e gênero (homosexualida dentre outros) para que surja a humanização familiar (dar-se mais atenção as relações emocionais em si).
Claramente, neste contexto de novos totens (surgem com o novo momento), se faz necessário um empenho coletivo, dos indivíduos na aceitação, das própria famílias no ensino da tolerância aos jovens, e do governo com a conscientização (a exemplo de cartilhas distribuídas pelo MEC – de conteúdo leve e condizente com série e idade) e punição dos crimes contra a liberdade dessas novas formas familiares.
A saber:
Zygmunt Bauman: Sociologo polonês considerado um grande teórico sobre a modernidade, seu estudo é ‘realidade humana como ente líquido’, chegando até mesmo a tratar o amor sob este prisma.
TOTEM: Símbolo sagrado de um povo que define uma hierarquia aplicada sobre todas as coisas, inclusive o sagrado e o profano.
TABU: Proibição instituída por um TOTEM
e
Sigmund Freud: Neurologista, pai da Psicanálise. Como teórico do subconsciente ele fez uso das sociedades toteistas (que utilizam-se do TOTEM/TABU) para comprovar a sua tese.
BIBLIOGRAFIA
FREUD, S. (1913). Totem e Tabu. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 13. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
A ética e influência intergeracional.
A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas
Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo
Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob
Parabéns e Outras Felicitações
Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.
Breves considerações sobre a pena e sua aplicação
1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q