Quarta-feira, 27 de março de 2013 - 11h44
Frase do Dia:
"O novo Papa gosta de andar de ônibus. Ainda bem que o Vaticano não é aqui.” – Jorge Alexandre Lencini, telespectador do Tempo Real, morador de Porto Velho.
I-Aula de física na ALE
A ALE acaba de dar uma aula de física ao provar que o princípio da impenetrabilidade da matéria é um substrato de nadica de nada se a imaginação criadora se foca para mandá-lo devidamente pulverizado para a casa do crica ou seus derredores. Não me dei ao trabalho de contar quantos foram os premiados que galgaram o calvário prévio perdendo “la boquita” ou seu arremedo, mas quem conhece o prédio da ALE, corredores, salas, auditório, plenário, copa, cozinha, estacionamento, sabe que lá não cabe tanta gente contrariando o princípio da física do ano de 1646: “dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço”. .
II-Se apertar cabe mais um...
Se alguém quiser saber por que a ALE é chamada de “a casa do povo”, uma rápida olhada no Diário Oficial que traz a exoneração dos comissionados pode ajudar. É muita gente – explico: gente e não povo – atrás de parte do que há no depósito. Explico: na ALE são depositadas as expectativas do eleitor além da verba para manutenção, construção, ampliação, etc. Grana. O orçamento da Casa em tese serve para suprir despesas, mas pode ser socializado com um “checão” para o Executivo, um repasse ao Judiciário e/ou, – por que não – a distribuição entre convivas. E mesmo com tantos, se apertar cabe mais um. É a redistribuição de renda.
III-Trabalho não presencial
A “Rádio Corredor” da ALE informa que a atual “degola” é só para inglês ver e que passado o martírio do calvário, como de praxe ocorre na semana santa uma “new resurrection” trará de volta os CDS’s e no Quartel d’Abrantes, tudo ficará como dantes. Não creio e nem descreio, muito pelo contrário. O único óbice, que não chega a ser desconforto ou constrangimento, é que não há espaço físico – mesa, cadeira, telefone, etc. para a mesma hora e no mesmo dia. Se a rádio estiver certa volta o “TNP-Trampo Não Presencial”, teoria extraída de Macunaíma, e que continuará na ALE gerando emprego, renda e felicidade geral para todos e todas.
IV-Transposição na bica
Com a aprovação ontem no plenário do Senado do relatório do Senador Valdir Raupp ao PLC que trata da transposição de servidores, o último pingo que estava na bica para cair desceu e agora já que o projeto é originário do Executivo, não há mais quaisquer impedimentos para que a novela rode o seu capítulo final. Não me arvoro a falar de datas ou de quem faz parte do grupo de novos federais. Espero para ver. Essa luta que começou com a senadora Fátima Cleide foi e ainda é uma colcha de retalhos difícil de fazer. Agora parece que acaba mesmo.
V-Existe algo no ar
Esperei que o “papôco” fosse ocorrer na sexta feira passada, mas com o olho pregado no céu não vi o avião que traz a os ninjas da PF passar sobre minha casa. Deixei o assunto de lado até porque as preocupações familiares me empurraram para outro ponto. Ontem o antenado Robson Oliveira antes de cair na estrada voltou a carga e deixou um aviso aos navegantes: “Mas que vem aí barulho isto é pule de dez”, disse. Como não tenho barco, nem sou marujo, só posso dizer que a coisa é mais comprida e mais feia que dia de fome. E eu não to nem aí.
VI-Violência em Tempo Real
O programa Tempo Real da Record inovou ao receber convidados para um debate público com o secretário Marcelo Bessa da Sesdec. Dentre os convidados os pais das jovens Naiara e Raíssa duas garotas que foram assassinadas em Porto Velho, os amigos das duas famílias e acadêmicos do curso de jornalismo formulando questões diretamente ao secretário, além do volume recorde de participações do telespectador. “Tempo Real” é a opção no horário nobre da TV para o público que vem migrando das novelas e buscando a realidade fora do folhetim. Tempo Real vai ao ar de segunda a sexta, às 20:30 horas, logo após o Jornal da Record.
VII-Bumbo extremo
Vai chegando 2014. Hora de pegar as velhas bandeiras de causas populares com cheiro de mofo guardadas no baú e sair balangando por aí. Uma dessas é a emancipação do distrito de Extrema uma reivindicação que é encampada por todos como já se viu num referendo tocado a todo vapor para atender pressões dos interessados. Ocorre que a Emenda Constitucional nº15 de 1996 que alterou o art. 18, § 4º da Constituição Federal determina que a criação de novos municípios somente seja possível após promulgação de Lei Complementar Federal, ou seja: está travado no Congresso e não será destravado apenas com o agito de bandeiras.
VIII-E o Detran, “ó ni nóis”
O deputado (Vídeo AQUI) Hermínio Coelho montou um projeto de lei para pedir a revogação da Lei 2.948, que concedeu reajuste de 25% nas taxas de todos os serviços oferecidos pelo DETRAN (Vídeo AQUI). Com o seu jeito peculiar, Hermínio Coelho disse que os deputados e o povo foram enganados pelo projeto oriundo do Poder Executivo e que na ânsia de atender os interesses do Estado, os parlamentares votaram e aprovaram com urgência, como pedia a matéria sem perceberem a “pegadinha”. Minha carapuça eu vesti faz tempo: votei errado. Para Zé de Nana, “chapéu de otário é marreta.” Insatisfeito com o inevitável, relaxo sem fruir, se é que me fiz entender.
IX-O tinhoso é esperto
Zé de Nana costuma dizer que “o diabo anda solto na quaresma” ou que “o diabo engana a todos convencendo que ele não existe. Não acreditava nisso, mas depois do que Luzinácio falou no seminário do “Valor Econômico”, fiquei cabreiro. No julgamento do mensalão, o PT dizia que o mensalão era caixa dois. O STF mandou às favas a cantilena do PT e ao xadrez os mensaleiros. Justo na semana santa o Luzinácio me sai com uma patasquada para registro, gargalhada e medo, já ninguém não sabe o que o tinhoso quer e mais ainda se está solto: “A gente deveria não só aprovar o financiamento público de campanha, como tornar crime inafiançável o financiamento privado.” Rachei o bico de rir. O diabo, que nem existe, tá solto!
X-Papo com Zé de Nana
X1-Fechando 3 meses de novo prefeito, as empresas de ônibus ainda são as mesmas.
X2-Fechando 3 meses de novo prefeito e a Marquise continua firme(?) na coleta de lixo.
X2-Fechando 3 meses e tudo está igualzinho no trânsito, nos viadutos, nas ruas... E aí?
Avanço importante em prol da liberdade de expressão
Pulamos algumas casas para avançarmos ao futuro. O CEO da Meta, empresa que é dona das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads acabou
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro com o filme Ainda estou aqui, história que nos remete à ditadura de 1964, superando caras produções e artista
A nova rodoviária: deu a lógica, o bom senso e a justiça
O TJ-RO pelo Desembargador Daniel Ribeiro Lagos autorizou e o ainda prefeito Hildon Chaves inaugurou ou se preferem, entregou a nova rodoviária de P
Pre$ente de natal brazuka – O fundo do poço
Entenda de uma vez por todas: não é o dólar, euro, ou qualquer outra moeda que sobe. É O REAL QUE DESCE de forma vertiginosa. Agora com calma, vamos